Comprar Carro Seminovo de Locadora – Dicas e Cuidados



Saiba aqui se vale a pena comprar carro seminovo de locadora.

Se você está pensando em adquirir um veículo saiba que carros seminovos de locadoras podem ser uma ótima opção de compra. Isso porque esses veículos costumam ter um preço mais em conta e as locadoras costumam dar condições especiais para pagamento.

“Mas o que faz o valor de seminovos de locadoras ser menor?”. Você pode se perguntar e é por um motivo bem simples: Locadoras de veículos precisam renovar toda a frota com bastante frequência, geralmente todos os anos, porque as pessoas que utilizam esse tipo de serviço não querem pagar por um carro velho e que tem maior chance de dar problemas, por esse motivo ganham bons descontos das locadoras.



Esse desconto, aliado com o fato de que elas possuem isenção fiscal nas vendas, fazem com que o preço final para o comprador do veículo seja menor do que se o carro fosse comprado de um usuário direto ou através de uma concessionária.

Além do mais, por conta dessa renovação frequente da frota, os carros de locadoras costumam ter menos quilômetros rodados, em média 30 ou 40 mil km e alguns com ainda menos, uma vez que carros antigos são mais suscetíveis à problemas e esse é um gasto adicional que as locadoras não desejam ter, por isso os vendem quando atingem essa faixa.

Veja também:  IPVA 2020 - Pagamento, Valor


Outro motivo que faz com que comprar os seminovos vendidos por locadoras seja um bom negócio é que os carros costumam vir completos. Isso mesmo, como são comprados para serem alugados e com um grande desconto, esses veículos precisam suprir as necessidades de todos os usuários, portanto costumam vir equipados com vidros elétricos, som, ar-condicionado, airbags e freios ABS, sem que isso gere um custo adicional para o comprador.

Mas nem tudo são flores e a principal desvantagem desse tipo de compra é que os veículos à venda podem não estar em ótimas condições, já que passam por vários motoristas, que nem sempre são cuidadosos, além de circularem por todo tipo de terreno, que prejudica a vida útil dele. Por esse motivo é importante analisar bem o estado do carro antes de fechar qualquer compra.

Um outro ponto a se levar em consideração é que seminovos de locadora nem sempre vem com a garantia de fábrica, já que as empresas optam, muitas vezes, por fazer as manutenções em oficinas parceiras para diminuir os gastos. No entanto, muitas revendedoras oferecem uma garantia extendida, que pode ser tão boa quanto para o comprador.

Veja também:  Mustang Black Shadow 2020 - Edição Especial de 55 Anos

Se você quiser um modelo menos comum vai ter que procurar bastante, isso porque as locadoras brasileiras trabalham quase sempre com os modelos mais clássicos, que são mais baratos e costumam agradar a maioria dos clientes que procuram esse tipo de serviço. As cores também seguem esse mesmo padrão, então se quiser um carro com uma cor diferente vai ter que pagar isso por fora.

Quem gosta de pechinchar em pagamentos à vista também pode ver desvantagem nesse tipo de compra, porque como os preços já são baixos, as locadoras não costumam dar descontos, mesmo que sejam em pagamentos à vista.

Dicas para não errar na compra

Se você pensou bem nos prós e contras e resolveu apostar nos seminovos de locadora, sempre procure referências para averiguar a reputação da vendedora. É essencial também fazer uma avaliação do estado do veículo, preferencialmente acompanhado por um profissional para fazer uma vistoria completa, para ver se existe algum dano permanente ou se o carro já sofreu um acidente, para prevenir dores de cabeça posteriores.

Veja também:  Black Friday Ford 2019 - Principais Ofertas

Além disso, verifique por si próprio a aparência da carroceria e a quilometragem, para não acabar adquirindo um carro com muitos quilômetros rodados e com avarias que vão diminuir o valor caso queira fazer uma revenda futuramente. Por fim, uma dica adicional é de avaliar bem o custo-benefício em comprar o carro nesse meio e suas necessidades.

Onde comprar?

Atualmente existem várias opções para quem pensa em adquirir um carro de locadora. Dois exemplos são a Unidas Seminovos e a Localiza Seminovos, duas empresas com lojas por todo o Brasil e que dão várias facilidades para os clientes.

Só para exemplificar, a Localiza oferece financiamento em até 60 vezes e com a entrada parcelada em até 10 vezes nos cartões de crédito. Além de prometer veículos com baixa quilometragem, variedade e garantia de procedência.

Já a Unidas, oferece além das vantagens acima, as despesas com o primeiro IPVA, emplacamento e o licenciamento, que são pagos pela revendedora.

Texto de Tailane Paulino

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.