Novo Peugeot 208 – Resultado do Teste de Colisão Euro NCAP



Modelo recebe 4 estrelas nos Testes do Euro NCAP.

Uma das maiores companhias automotivas, em todo o mundo, quase chegou ao nível absoluto de eficiência, não fosse por um detalhe.

Deste modo, o new Peugeot 208, modelo francês de alta categoria, recebeu quatro das cinco estrelas no famoso e necessário teste de colisão.



Este é um dos mais novos modelos que estão confirmados para lançamento e comércio na América Latina, para o início do ano de 2020. Este new Peugeot 208 já está sendo comercializado por todo o continente europeu.

Portanto, o Peugeot 208 passou pelo chamado Euro NCAP, que consiste na bateria de testes que averiguam a capacidade de segurança que o veículo apresenta. Este é o novo modelo compacto, que foi rigorosamente examinado via Crash-Test, recebendo quatro de um total de cinco estrelas.



Mas, o que deu errado, nesse ponto?

De acordo com os gestores desta organização, o novo 208 aproximou-se muito de atingir o escore máximo de eficiência e segurança, mas não chegou a tanto por apenas um detalhe: o desempenho foi baixo em apenas um dos testes perpetrados, negativando um dos pontos de segurança e mantendo a sua nota em 90 de 100 pontos.

Veja também:  Novo Nissan Sentra 2020 - Novidades

Qual foi o detalhe que reprovou no teste?

De acordo com os gestores da organização Euro NCAP, o new Peugeot 208, sendo um automóvel muito eficiente em todos os sentidos, quase perfeito, por assim dizer, ainda assim não está completo no seu aparato de segurança, embora isso se dê em apenas um item. Segundo o representante da dita organização, esse não é o veículo recomendável para o consumidor que deseje ou pretenda conduzir o carro com pessoas adultas acomodadas no banco traseiro. Mas, qual a razão disso? De acordo com os resultados apresentados no citado teste, esse típico modelo Hatch, na colisão de teste foi produzido repetidas vezes o chamado “efeito chicote no banco traseiro”, tornando a sua dinâmica e estrutura um tanto limitadas em garantir maior segurança.

Veja também:  Chery Arrizo 5e - Novo Carro Elétrico chega ao Brasil

Assim, dado esse desempenho, o mesmo veículo obteve uma nota “fraca” (apenas nesse quesito), embora a mesma nota tenha piorado devido ao fato de o assento central traseiro não estar munido de encosto para cabeça, entre algumas de suas versões.

Entretanto, ainda que exista essa limitação, a mesma organização avaliou como 90% positiva a capacidade de segurança, reconhecendo esse novo modelo Peugeot 208 como um automóvel que avançou, com folga, a anterior geração.

No ano de 2012, por incrível que pareça, essa linha recebeu a nota máxima de eficiência, no mesmo quesito, mas é necessário levar em conta que de 2012 para 2019 o sistema de avaliação em segurança foi rigorosamente aperfeiçoado. Não se pode empreender um teste para apresentar resultados mais representativos do que concretamente eficientes.

Veja também:  Toyota Hilux GR V6 2020 - Novidades e Preço

A organização Euro NCAP, segundo os seus representantes e conforme está registrado, emitiu nota de reconhecimento sobre os demais itens de segurança desse novo modelo, abrangendo as ferramentas de segurança da linha, incluindo o sistema de frenagem autônoma em situações de emergência.

Depois dessa responsável avaliação, os consumidores brasileiros poderão esperar por um modelo mais eficiente e sabendo o que vão adquirir. O new Peugeot 208 chegará em território brasileiro em 2020. Em realidade, 2020 será o ano de lançamento desse automóvel em diversos países da América Latina, incluindo o Uruguai e a Argentina, sendo que o prazo máximo será para setembro. Alguns especialistas cogitam, também, a possibilidade de haver um mesmo modelo 208 de tipo elétrico.

Esse modelo poderá ser um dos mais bem sucedidos no Brasil.

Paulo Henrique dos Santos

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.