Manutenção dos Freios do Carro – Dicas e Cuidados



Confira aqui as principais dicas de manutenção dos freios do carro.

Os freios de um carro precisam de manutenção constante. Essa é uma peça muito importante em qualquer carro e por isso deve estar funcionando 100%. Todo carro possui um manual, onde é afirmado que o carro precisa de reparos de tempos em tempos. E uma das peças que devem ser observadas com muita cautela é o freio. Geralmente esse reparo deve acontecer a cada 10 mil quilômetros rodados. Esse é o termômetro para indicar que o seu freio pode estar precisando de reparos. Veja agora as 7 dicas de reparos dos freios do carro.

1-Troque as pastilhas

Uma dica muito importante sobre o bom funcionamento dos freios são as pastilhas. Elas devem ser observadas com atenção. E é preciso trocar essa peça dentro do prazo estipulado. Caso tenha alguma dúvida sobre seu funcionamento, o ideal é ir até um mecânico de sua confiança e peça para que ele verifique se já é o momento ideal de fazer a troca, caso a resposta for sim, já peça para o mesmo realizar esse serviço.

Veja também:  DER lança Novo Aplicativo de Celular para Consulta de Multas


2-Não altere as características dessa peça

Um erro muito comum entre a maioria dos usuários de carros é alterar os freios de alguma forma. Por mais que muitas pessoas afirmem que isso não implica em nada no funcionamento do carro, é melhor não arriscar. Respeitar o funcionamento de cada peça é o mínimo que devemos fazer. Principalmente se desejarmos manter a segurança do carro em dia.

3-Faça a manutenção dos freios em lojas credenciadas

Uma das formas mais confiáveis de fazer a manutenção dos freios do carro é indo a uma loja credenciada. Lá os profissionais são altamente competentes para realizar esse trabalho. E o cliente tem total garantia que seu carro vai ser avaliado e cuidado por uma pessoa que sabe o que faz e que tem total permissão para isso. Evite levar o carro em qualquer loja. Muitas das vezes, o bom preço pode sair muito caro lá na frente. O melhor é escolher um local que tenham a credencial.

Veja também:  Toyota Prius 2019 - Novidades e Preço


4-Faça a verificação do fluído do freio a cada 30 dias

Uma das formas de saber se o freio do carro precisa ou não de alguma manutenção, é observar o seu fluído. O ideal é que essa verificação seja feita a cada 30 dias. Por isso é bom ter algum papel que sinalize essa necessidade.

5-Não mude a configuração do freio do seu carro

Alguns usuários de carros teimam em fazer mudanças dentro da configuração dos freios do carro. Além de ser uma atitude errada demais, ela pode afetar grandemente o desempenho do freio do carro. Tornando o mesmo um veículo sem segurança e ainda colocando a vida de outras pessoas em risco. Por mais que esse tipo de atitude seja tentadora, vale sempre lembrar que ela não é indicada. E quem opta por realizar esse tipo de mudança, deve saber que a cobrança da responsabilidade é alta, principalmente em casos de acidente ligado ao mau funcionamento do freio.

Veja também:  Novo Kia Cerato 2020 - Novidades, Versões e Preços

6-Não deixe de trocar o fluído do freio

Todo carro deve fazer a manutenção do freio a cada 10 mil quilômetros rodados e o máximo de espera para essa manutenção é 12 mil quilômetros. O fluído precisa ser trocado, e dessa forma essa peça importante não vai oferecer nenhum tipo de problema.

7-Use peças de qualidade na manutenção do freio

Caso precise mudar alguma peça no freio do carro, sempre escolha peças de qualidade e com selo de garantia. Hoje em dia existem muitas lojas vendendo peças baratas e que não mostram a sua real procedência. Lembre-se que a sua segurança e de todos os ocupantes do seu carro é a coisa mais importante. Não coloque sua vida em risco para economizar.

Siga essas 7 dicas e mantenha o freio do carro em dia!

Escrito por Cristiane Amaral

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.