Recall Peugeot Expert – Problema no Cinto de Segurança





Chamado atinge veículos fabricados entre 2017 e 2019.

Se você tem um carro novo, nem deve pensar em levar seu veículo para uma oficina mecânica. Não é mesmo? Afinal, um carro novo, com motor novo e peças novas, deve ficar longe de apresentar problemas e muito menos de comprometer a segurança de seus ocupantes. Mas não é de hoje que temos ouvido falar do famoso "recall". O nome é bastante interessante, mas o seu significado nem tanto. E vamos combinar uma coisa, nunca se ouviu tanto o anúncio de recalls e isso envolve muitas marcas de veículos.

Pois bem, a Peugeot acaba de anunciar mais um recall. Dessa vez, o modelo contemplado é o Peugeot Expert, que deve ter o total de 30.181 unidades reparadas. Dessa forma, se você possui um desses é importante saber o ano de fabricação. Uma vez que a convocação do momento é para carros cuja fabricação aconteceu entre os anos de 2017 e 2019.

Veja também:  Ford Ranger 2020 - Preço, Mudanças e Novidades



Coincidência ou não, o motivo que levou a fabricante a realizar esta convocação é o mesmo que ocorre com a Citroen, que também acaba de fazer uma convocação. Sendo que nos dois recalls o problema a ser reparado está no cinto de segurança do passageiro da lateral, que pode acontecer de ser liberado assim sem a vontade de seu ocupante, de forma involuntária mesmo. No mês de maio deste ano de 2019 a marca já havia anunciado um recall para este mesmo modelo, porém, o defeito estava na suspensão do veículo.

Segundo as informações liberadas pela fabricante, o problema desta vez pode acontecer somente caso o banco do meio esteja ocupado. Quando o banco central fica ocupado, o corpo da fivela de seu cinto pode encostar no corpo da fivela do cinto do banco lateral e o contato entre eles pode levar ao acionamento do botão que abre o cinto.


Diante desta possibilidade, a fabricante optou por susbtituir o corpo da fivela do cinto central, aumentando seu tamanho e assim acabando com esse contato.

Veja também:  Chevrolet Trailblazer 2020 - Especificações, Lançamento

Assim, quem for proprietário de um veículo com os dados acima deve procurar uma concessionária da marca, ou autorizada e assim fazer um agendamento para que o carro possa ser levado para reparo. O tempo previsto de reparo é de cerca de 60 minutos.

Dessa forma, se você possui um Peugeot Expert cuja data de fabricação seja de 06/09-2017 até 31/7/2019 e Chassis de número que vai de JA000004 a LA001594, não deixe de fazer o agendamento. O reparo é rápido e promove uma maior segurança para seu passageiro.

Muitas pessoas pensam que o serviço de reparo desse tipo de convocação tem que ser pago pelo proprietário do veículo, o que é um engano, pois já é previsto por lei que as concessionárias e fabricantes de carro não podem cobrar nenhum valor pelos serviços prestados em casos como este. Também é proibido que sejam impostas datas para o término do recall. De acordo com o que está previsto na lei, o recall só deve terminar quando a últma unidade for reparada, não importando em quanto tempo isto ocorra.

Veja também:  Sistema Start/Stop economiza Combustível? Verdade ou Mentira?

De acordo com o que foi anunciado pela Peugeot, este recall é de caráter preventido, uma vez que não há registros de acidentes cuja causa seja o defeito do cinto de segurança. Por isso, o interessante é realizar o recall o quanto antes possível para que as chances de acidentes diminuam ainda mais.

Um fato muito interessante em relação aos recalls realizados no Brasil se dá em relação a apresentação de veículos para reparos, o que é muito pequena. Segundo pesquisas realizadas recentemente, do total de carros convocados em recalls, somente cerca de 30% se apresentam, o que é um número muito pequeno.

Não deixe seu veículo de fora, garanta a segurança de seus ocupantes.

Sirlene



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.