Citroen C3-XR 2020 – Registro e Lançamento no Brasil



Modelo já foi registrado e pode vir ao Brasil.

A Citroën é uma fábrica de carros francesa e, atualmente, uma das marcas de carro mais vendidas aqui no Brasil. E a história da fábrica remonta há muitos anos atrás. No começo, a indústria fabricava armamentos para a França, durante a Primeira Guerra Mundial. Depois da Grande Guerra não existia mais a necessidade de fabricar armamentos em grande escala, por isso trocou de ramo e começou a fabricar automóveis ainda em 1919.

O símbolo da fábrica Citroën foi criado ainda nos primeiros anos da fábrica e é utilizada até hoje, os dois V investidos, que são conhecidos na França como Double Chevron, faz uma referência direta ao trabalho anterior da indústria, com as engrenagens ou hélices helicoidais.



A marca é conhecida por trazer muitas novidades para o Brasil. Na Europa a fábrica Citroën já ganhou três vezes o prêmio de Carro do Ano. Não é atoa que a marca está presente em quase todo o globo, exceto Canadá, Estados Unidos, México e parte da Ásia.

Veja também:  Novo Kia Cerato 2020 - Novidades, Versões e Preços

E com tantas novidades, não foi à toa que a marca gerou um grande movimentação nas redes apenas por criar um novo registro de patente dentro do Brasil.



SUV compacto registrado no Brasil

A Citroën apareceu com mais um novidade para as terras brasileiras. Foi registrado um novo modelo SUV compacto chinês, o C3-XR. Alguns apontam que esse novo modelo poderá ser uma nova alternativa mais econômica em relação ao Citroën C3 Aircross, para substituir a atual versão brasileira do Aircross. Mas tudo ainda cerca em torno de uma especulação. A marca não confirmou nem negou as informações sobre o novo modelo e sua atual condição.

O Grupo francês PSA, fabricante de automóveis, registrou mais um modelo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Além do Opel Zafira Life, uma espécie de modelo de furgão, Citroën Jumpy e agora o mais novo registro é do C3-XR

Como a marca não se posicionou sobre esse novo registro, a especulação é sobre se o modelo está realmente para vir para o Brasil, ou é apenas um registro para garantir a patente da marca, o que é muito comum de acontecer com as fabricantes de veículos.

Veja também:  Fluido da Direção Hidráulica - Quando Trocar

Foram várias peças catalogadas dentro do registro, entre para choques, grade superior, faróis, para-lamas, capô e também o retrovisor do veículo.

Ainda que não exista uma confirmação oficial da marca, alguns afirmam que esse modelo faria parte da nova estratégia ofensiva dos SUVs do Grupo PSA. Dentro desta mesma linha já estão destacados os modelos da Citroën, C4 Cactus, e ainda em um futuro próximo o C5 Aircross. E também os modelos da marca Peugeot, 5008, 3008 e 2008.

Algumas especulações sobre esse registro apontam a possibilidade de que esse novo modelo chinês represente uma substituição do modelo atual do Aircross que já roda no Brasil, que é um derivado de outros modelos da marca, o C3 Picasso, uma minivan que já teve a sua linha totalmente parada no Brasil e também na Europa.

Veja também:  Kia Cerato 2020 - Ficha Técnica, Especificações

Para sustentar essa especulação, está o fato de que não existem planos atuais para novos modelos do C3 brasileiro, que também não apresentou nenhuma mudança de fato desde a criação de sua nova geração, ainda em 2012. Ou seja, pode ser que o C3-XR Chinês venha realmente para substituir o Citroën C3.

O modelo C3 vem sendo produzido desde o ano de 2002 e fez parte de uma estratégia de substituição do antigo Citroën Saxo. O C3 ainda apresenta diferenciações de modelo, com três motores a gasolina, com 1.1, 1.4 e 1.6 de potência, e também dois motores movidos a diesel, com 1.4 e 1.6 HDI.

O grupo PSA já deixou claro que o C3 usava um mesmo chassi que o modelo Peugeot 1007 e muitos de seus equipamentos eram partilhados com o Peugeot 206. O C3 ainda era considerado um dos carros mais espaçosos do segmento.

Mas devido a sua falta de atualizações, não seria surpresa se realmente fosse substituído pelo novo C3-XR Chinês.

Stephanie Caroline Meyer de Quadros

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.