Motor Turbo – Como Cuidar e Dicas de Manutenção



Saiba aqui como cuidar do motor turbo do seu carro.

Nos últimos, os motores a turbo ganharam espaço no mercado, estando presente principalmente nos automóveis mais modernos e sofisticados. Contudo, a tendência é que se torne uma característica padrão até mesmo nos carros mais populares. O que todo mundo sabe é que esse tipo de motor aumenta a potência do veículo, porém, nem todos os proprietários sabem como cuidar corretamente deste item.

Geralmente, o rotor de um turbocompressor gira até 200.000 rpm, podendo atingir uma temperatura de 1000ºC em automóveis que apresentam alto desempenho. Apesar de parecerem informações chocantes, os turbos e suas respectivas peças são projetados, preparados e testados para resistir a isso.



Mas, para aproveitar todos os benefícios de um motor turbo e garantir o seu bom funcionamento é necessário fazer uma manutenção periódica e tomar alguns cuidados para não danificá-lo. Quer saber mais? Confira, a seguir, algumas das melhores dicas para cuidar de carros com motor turbo!

Veja também:  Ford Escape Hybrid 2020 - Lançamento, Especificações

Preste atenção no óleo

A primeira coisa a se fazer é acompanhar o nível de óleo do motor. Os fabricantes costumam dizer que é normal quando o motor consome até 1 litro de óleo por 1000 km rodados. Ainda que isso pareça exagerado, podemos perceber que o nível de óleo baixa mais rápido em motores turbo comparado aos que são aspirados.



É necessário ficar atento para saber quando é a hora certa de trocar o óleo. Afinal, como o turbo recebe óleo do motor, o líquido velho pode acabar obstruindo os dutos, deixando de esfriar o turbo, o que gera desgastes precocemente.

Aguarde o motor esquentar

Não coloque o motor para funcionar em um alto regime de rotação se ainda estiver alcançado a temperatura ideal. O mais recomendado é não passar de 2.500 rpm até que esquente.

O interessante é que os motores mais recentes contam com um gerenciamento térmico extremamente eficiente, em que ele mesmo acelera o aquecimento do bloco para obter a temperatura ideal.

Veja também:  Chevrolet Cruze 2020 - Novidades e Preço

É importante dizer que um turbocompressor que esteja excessivamente quente também pode prejudicar o desempenho do motor. A vantagem do turbo é elevar a admissão de ar frio da peça, de modo a potencializar o seu rendimento. Mas, se o turbo estiver quente demais, o desempenho do motor será inferior ao esperado.

Deixe o motor ligado para esfriar

Você passou horas viajando com o seu veículo turbo? Então mantenha o motor ligado por alguns minutos, já parado, para que o líquido de arrefecimento continue circulando, o que impede que o óleo que roda no turbo fique demasiadamente quente.

Todavia, essa dica não é tão válida para os motores mais modernos, haja vista que possuem sistemas de arrefecimento que continuam trabalho mesmo depois que o motor é desligado, como o modelo THP.

O gerenciamento eletrônico dos equipamentos turbocompressores também é muito útil neste quesito, pois não deixa o turbo trabalhar em altos regimes quando não há necessidade.

Veja também:  Carros para quem acabou de tirar a CNH - Opções e Dicas

Não deixe o motor em baixas rotações

Essa dica é mais valiosa para quem tem carro manual ou usar a versão automática no modo manual. Os motores turbo que têm injeção direta levam todo o torque rapidamente, o que pode fazer com que o motorista faça as trocas de óleo antecipadamente, além de deixa-los com rotações baixas, de maneira a vibrar como se estivesse andando na marcha errada.

Assim, o motor pode ter força para trabalhar, mas acaba consumindo uma quantidade menor de combustível, reduzindo a durabilidade dos seus componentes.

E aí, gostou das nossas dicas? Com essas recomendações você pode preservar o bom funcionamento de um carro com motor turbo, evitando desgastes que poderiam causar sérios problemas no veículo. Portanto, você pode dirigir por aí com mais tranquilidade!

Simone de Paula Leal

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.