DER lança Novo Aplicativo de Celular para Consulta de Multas





Novo aplicativo permite consulta de multas pelo celular.

Um novo aplicativo do DER indica a situação de multas do condutor e permite que posssam ser consultadas pelo celular.

É isso mesmo! A decisão surgiu do órgão de trânsito, com o intuito de diminuir a burocracia que os condutores enfrentam para consultar as situações das multas. Por isso, os serviço online vem para facilitar cada vez mais a vida dos motoristas.




Na última segunda-feira, dia 12 de agosto, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) lançou um novo aplicativo a fim de trazer maior facilidade aos motoristas que foram autuados nas rodovias paulistas. Desse modo, por meio do aplicativo, é possível realizar a indicação do condutor responsável por cometer a infração ou fazer a consulta das multas recebidas.

Para quem não sabe, o aplicativo é gratuito e foi desenvolvido para serem compatíveis com tanto para iOs quanto para Android. Desse modo, o maior objetivo do DER é não causar mais burocracia ao condutor, oferecendo maior comodidade, pois assim é possível que os procedimentos como conferir multas e indicar o infrator possam ser feitos em qualquer horário e, dessa forma, não há a necessidade de depender do horário de funcionamento dos departamentos de trânsito e assim, por consequência, fica mais fácil para quem está fora da lei, conseguir normalizar a situação o mais depressa possível.

Veja também:  Novo Renault Sandero 2020 - Novidades e Fotos

Desse modo, reunimos algumas dicas de como fazer o uso do aplicativo. Para começar, fazer a indicação de pessoa física é muito fácil! Primeiramente, é necessário baixar o aplicativo no seu Android ou iOS de forma gratuita. Em seguida, é preciso entrar no serviço ''Indicação do Condutor'' que está no app. Posterior a isso, é preciso digitar a placa do veículo, bem como o número do Auto de Infração de Trânsito, o AIT. A partir disso, é necessário preencher e assinar o formulário de indicação de pessoa física e enviá-lo junto com um documento com foto, com o intuito de validar a assinatura feita. Esse documento pode ser tanto a CNH quanto o RG (Carteira Nacional de Habilitação e Registro Geral).

Veja também:  Recall Amarok - Problema nos Bancos Dianteiros

É possível realizar a consulta de multas por meio do número do Renavam do veículo, CPF ou CNP. Além disso, um outro recurso que o aplicativo oferece ao motorista é a possibilidade de acompanhar a defesa de autuações, bem como os recursos administrativos que foram enviados ao órgão.

Há outra novidade que visa facilitar a vida do condutor e libertá-los das burocracias, antes exigidas. Isto é, a partir de agora, ao acessar o site do Departamento de Estradas de Rodagem, o DER, cujo endereço eletrônico é o seguinte: www.der.sp.gov.br, torna-se possível, em caso de infrações médias e leves, pleitear a penalidade de adivertência por escrito, a PEA.

Dessa maneira, assim que recebe a primeira muta, é possível que o condutor entre com um recurso, antes que infração complete um ano.

Veja também:  Jeep Renegade WSL 2020 - Nova Série Especial do Mundial de Surfe

O DER está trabalhando para que essa função esteja disponível em breve no aplicativo.

Sendo assim, pode-se perceber que o aplicativo traz inúmeros benefícios aos condutores, uma vez que antes havia muita burocracia para que as infrações de trânsito fossem resolvidas. Com isso, os processos levavam muito tempo para serem resolvidos, talvez anos, e a situação do motorista ficava pessíma, pois como já foi dito anteriormente, ele estava a margem da lei.

No entanto, o aplicativo é um modo inteligente de fazer com que pessoas que estão mal resolvidas com o DER possam regularizar a sua situação o mais rápido possível, de um jeito fácil. Dessa forma, há uma vantagem mútua, uma vez que é mais fácil ao condutor ficar com o seu nome limpo no DER, assim como a própria instituição desengaveta vários processos que antes estavam em pendência.

Ana Paula Oliveira Coimbra



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.