Recall Amarok – Problema nos Bancos Dianteiros





Problema atinge modelos fabricados entre 2016 e 2018.

A Volkswagen é uma das montadoras de veículos mais famosas de todo o mundo. A empresa alemã começou a sua história no ano de 1930, quando começou o projeto de um carro que ficaria extremamente famoso no Brasil, o Fusca.

Já no Brasil a história da montadora de veículos começou no ano de 1953. Foi nesse ano que a Volkswagen comprou um velho armazém no bairro Ipiranga, na cidade de São Paulo. Foi lá que começaram a sair as primeiras unidades do fusca para território brasileiro. Todas as peças vinham diretamente da Alemanha e na época havia apenas doze funcionários trabalhando no antigo armazém.




Nos primeiros anos de fábrica de armazém, entre 1953 e 1957, foram montados quase três mil veículos, sendo 2 mil Volkswagen Sedan e quinhentas Kombis.

E dentro dessa história tão antiga, a Volkswagen conseguiu gerar muitos outros sucessos de vendas como os hatch, Gol e Up! As SUVs como o Fox e o EcoSport. Os sedan como Jetta e Voyage. E picapes como a Amarok.

Veja também:  Chevrolet Montana 2020 - Novidades e Preço

Por falar em Amarok, esse veículo da categoria pick-up, com cabine dupla, tamanho médio e quatro portas, é um dos modelos de maior sucesso da marca. Inclusive já foi anunciado que será lançado um novo modelo simples, com apenas duas portas.

É fácil perceber por que a picape faz parte da equipe líder de vendas da Volkswagen, seu design é diferenciado e um tanto quanto robusto, inspirado por outros modelos fortes da marca. Além disso, o veículo também possui o maior espaço interno entre veículos da categoria – considerando também outras marcas.

A sua primeira apresentação ao público aconteceu em 2005 e começou a ser vendida no Brasil apenas cinco anos mais tarde, em 2010. Mas sem dúvida é um dos modelos de picapes mais queridos em terras brasileiras.

Recall Amarok

Apesar do seu sucesso de vendas e público fiel, a Volkswagen anunciou um recall para os últimos três mil e seiscentos compradores da Amarok. Todas as produções do veículos entre setembro de 2016 e abril de 2018 devem comparecer a uma loja oficial da marca.

Veja também:  Fim do Toyota Etios - Modelo deve Sair de Linha

Segundo a própria Volkswagen, os veículos que estão sinalizados para o recall podem apresentar um falha na fixação de chicotes elétricos nos dois bancos da frente. Aparentemente essa falha pode gerar uma movimentação não voluntária dos bancos, aumentando um risco para acidentes.

Para solucionar o caso, a marca propôs aos donos da picape para fazer uma inspeção geral nos chicotes elétricos dos bancos dianteiros dos veículos. Fazendo também o reparo, se for constada a necessidade, além de fazer também a instalação de certos elementos para a fixação dos bancos, voltados diretamente para melhorar a fixação dos chicotes elétricos.

Para marcar o recall basta ligar no número oficial da marca e agendar na concessionária mais próxima. A marca afirma que a vistoria pode durar por volta de uma hora e pode ser marcada a partir do dia 05 de agosto.

Lembramos que os modelos Amarok envolvidos no recall foram fabricados entre 15 de setembro de 2016 e 26 de abril de 2018, com o modelo ano 2017. A marca dos chassis envolvidos se encontra entre os códigos de HA003452 até HA041564. Já os veículos produzidos entre 15 de setembro de 2017 e 26 de abril de 2018, com o modelo ano especificado 2018, conta com uma marca de chassis de JA000117 até JA042914.

Veja também:  Qual a Tolerância do Radar de Velocidade?

E não foi só no Brasil que as picapes Amaroks apresentaram defeitos e a possibilidade de recall para modelos já vendidos. No país vizinho, Argentina, foi publicado também por meio de nota oficial da Volkswagen um recall semelhante, ainda no dia 30 de julho deste ano. A diferença é que os modelos argentinos estão apresentando um defeito um pouco mais grave. A marca afirmou que alguns modelos, chamados para o recall, podem apresentar ricos de incêndio.

Porém, segundo a própria fabricante, os modelos brasileiros não apresentam esse risco.

Stephanie Caroline Meyer de Quadros



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.