Modelos fabricados nos anos de 2015, 2018 e 2019 podem ter problemas nas molas da suspensão traseira.
A Volkswagen é uma empresa tradicional alemã, atualmente a segunda maior fabricante de veículos em todo o mundo, com sede localizada na cidade de Wolfsburg, na Baixa Saxônia. Além da marca própria, o grupo Volkswagen também é dono e proprietário das marcas Audi, Porsche, Lamborghini, Seat, Scania, Bentley, Ducati, Bugatti, além dos modelos Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Como grande marca de veículos, a Volkswagen também patrocina diversos eventos esportivos, como por exemplo, o Rali Dakar, a academia de David Beckham, as seleções de futebol da Argentina, Nova Zelândia e Rússia.
A origem da marca remonta ao ano de 1930, quando começou a fabricação, na Alemanha, de um carro que ficaria extremamente conhecido, no Brasil principalmente, o Fusca. Em outros países o carrinho doméstico ganhou outros nomes, por exemplo, em Portugal ficou conhecido com Carocha, e na própria Alemanha era chamado de Käfer. Já em inglês, no Reino Unido e Estados Unidos era conhecido como Beetle.
A fábrica ganhou o nome que ecoaria por gerações e ficaria extremamente conhecido no mundo automobilístico, quando o engenheiro alemão Josef Ganz, que estava batalhando para modernizar a indústria de fabricação de veículos na Alemanha, começou a ter ideias e se publicado. Seu feitos incluem a introdução de suspensões independentes com semieixos oscilantes e ainda também um baixo centro de gravidade, além de um novo chassi contando com um tubo central dentro de um veículo popular, contando que conseguisse que o custo fosse igual ao de comprar uma motocicleta da época.
Depois de toda uma história de sucesso, a Volkswagen também conta com um pedacinho das fábricas no Brasil. Na cidade de São Paulo, existem duas pequenas centrais hidrelétricas (PCH) que se encontram nas margens do rio paulista Sapucaí, uma sendo chamada de Anhanguera e a outra chamada de Monjolinho.
Mas o mês de julho de 2019 não está sendo muito bom para a marca. Foi anunciado há poucos dias que três dos grandes modelos e mais vendidos atualmente pela marca apresentaram problemas nas molas traseiras e precisam de reparos urgentes. Sendo elas, o Jetta, Golf e Tiguan.
Unidades Volkswagen devem retornar as lojas para um reparo nas molas
Conhecido como Recall, foi feito através do site oficial e também através de uma nota para a imprensa, chamando três dos principais modelos da marca para ajustes.
A Volkswagen explicou na nota oficial que os modelos que devem retornar são os modelos ano 2015, 2018 e 2019 dos carros. Aparentemente foi encontrado um problema grave na suspensão traseira de cada um dos veículos citados. Na verdade, existe uma possibilidade, dependendo de cada caso, de uma real quebra das molas de suspensão traseira, o que poderia comprometer todo o veículo e ainda aumentar drasticamente o risco para acidentes que resultariam em danos físicos e materiais ao motorista, todos os possíveis passageiros e também uma terceira parte que poderia acabar se envolvendo no acidente.
A justificativa do problema nas molas e necessidade de recall é devido ao material usado para fabricar as molas de suspensão. A matéria prima utilizada não atendia aos altos padrões que são especificados na produção de cada veículo.
O calendário de reparo está marcado para começar a partir do final de outubro (dia 31), já que a fábrica ainda está em processo de estudo para um reparação oficial e solução definitiva para o problema das molas de suspensão. Quando outubro chegar, será feito um novo chamado para todos os clientes da marca e que compraram os veículos citados (Golf, Jetta e Tiguan – 2015, 2018 e 2019), fabricados entre os dias de 06 de fevereiro de 2015 e 21 de setembro de 2018.
A marca afirma que até o momento não teve conhecimento de nenhum incidente que possa ter sido causado pelas molas de suspensão traseira.
Os modelos envolvidos são:
- Jetta 2018 (JM502410 até JM506377)
- Golf 2015 (FM069607 até FM081395)
- Tiguan Allspace 2019 (KM004199 até KM005197)
- Tiguan Allspace 2018 (JM180701 até JM223151)

Stephanie Caroline Meyer de Quadros