Picap – Novo App de Moto Taxi chega ao Brasil





Aplicativo promete corridas 30% mais baratas que Uber.

A Picap, startup colombiana, que tem aplicativo que permite solicitar corridas de moto, tipo moto taxi, chegou recentemente no Brasil. A empresa, que concorre com a Uber e 99, anunciou corridas de moto até 30% mais baratas, que as oferecidas pelos carros desses aplicativos. Em menos de um mês no Brasil, o aplicativo está em funcionamento em fase de teste nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).

Pontos positivos e negativos

A empresa destaca entre as vantagens a agilidade nas corridas, como driblar o trânsito em cidades grandes cidades e promete reduzir o tempo de deslocamento em até 50%. Existem ainda relatos que as corridas podem chegar até 50% mais baratas das realizadas por Uber.




Um ponto negativo, é que em corrida de motos existe maior risco de acidentes, a possibilidade de pegar chuva e a com o veículo é possível carregar apenas uma mochila. Existem comparações já feitas por usuários, na qual com as corridas de motos não tem a possibilidade de compartilhar a corrida com outros usuários e no entanto o tempo de deslocamento de carro pode ser ainda mais demorado do que o de um trajeto individual.

Veja também:  RAM 1500 EcoDiesel 2020 - Lançamento no Brasil

Pelo motivo de o aplicativo ainda não ser conhecido, motoqueiros brasileiros que já utilizam estão reclamando que ficam horas sem receber chamadas para as corridas. Outro entrave apontado por eles é que quando são chamados para realizar as corridas, a distância para pegar o passageiro é longe demais.


Como funciona o app para motos

O funcionamento do aplicativo com motos é bem parecido com os já utilizados por carros, como o Uber e 99. Para realizar o cadastro e solicitar as corridas deve primeiramente baixar o aplicativo, que está disponível nos sistemas IOS e Android . Após esse processo deve inserir os seus dados pessoais, que podem ser o login do e-mail ou até do Facebook.

Veja também:  Fiat Argo Sting 2020 - Novidades

Para solicitar a corrida, o usuário deve descrever o endereço de partida, onde se encontra, e logo após deve adicionar o endereço do seu destino. Após esse processo deve clicar em Solicitar serviço. Após digitar o endereço de partida e o endereço de destino saberá o valor aproximado da corrida ou serviço.

Pagamento das corridas somente em dinheiro

O pagamento das corridas pelo aplicativo do Picap no momento somente é aceito em dinheiro, no entanto a empresa pretende oferecer a opção de débito e crédito futuramente.

Motoristas não pagam comissão para o App

Uma vantagem para quem está na procura de ganhar uma renda extra fazendo corridas de motos, a Picap inicialmente não vai cobrar comissão de motoqueiros brasileiros. Em outros países, onde já funciona o aplicativo há algum tempo, como na Colômbia, é cobrada uma taxa de 15% pela intermediação do serviço. Usuários relatam na página na internet do aplicativo que a não cobrança de comissão irá incentivar o uso do aplicativo, já que existe uma demanda pequena ainda. Na Colômbia, a Picap estima que os motoqueiros recebem realizando corridas pelo aplicativo o valor de até 4 mil reais por mês.

Veja também:  Fim do Chery QQ - Fim da Produção no Brasil

Como se tornar motorista do app

Os interessados em se tornar um motorista cadastrado do Picap devem baixar o app e realizar o cadastro pelo e-mail ou Facebook e deverá clicar em tornar-se um motorista. Após esse processo deverá enviar documentos e esperar o prazo de até 48h.

Os documentos necessários que devem ser apresentados para ter o cadastro validado na plataforma da Picap são: CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria A, os documentos atualizados do veículo (inclui o pagamento do seguro DPVAT). O motorista deve ter uma moto de no mínimo 100 cilindradas, com até 10 anos de fabricação.

Adoniran Peres



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.