Cambagem de Pneus – O Que é, Para Que Serve, Quando Fazer?





Saiba aqui o que é e quando fazer a Cambagem em seu veículo.

Todo proprietário de automóvel precisa saber o seguinte: O que é cambagem?

Direto ao ponto. A chamada Cambagem, ou simplesmente camber, consiste em uma medida que se refere à perpendicularidade de cada roda em relação ao chão sobre o qual transita.




Deste modo, as quatro rodas de qualquer veículo precisam estar posicionadas em ângulos de inclinação com exatos 90°, em relação ao solo, para que não seja necessária a realização desse ajuste chamado Camber.

Entretanto, existe sempre a possibilidade de se surgirem deformidades que constituem um claro sinal de que algum problema está acontecendo sobre essas peças. Esse problema se dá de duas maneiras:


A chamada cambagem positiva:

Esta ocorre quando qualquer uma das rodas começa a inclinar para dentro do para-lama correspondente.

A chamada cambagem negativa:

Neste caso, é exatamente o contrário, ou seja, qualquer uma das rodas começa a inclinar para fora do para-lama correspondente.

Veja também:  Como transportar um animal em segurança no carro?

Nos dois casos, se trata de um problema de peças que exige conserto. Portanto, será necessário levar o carro até uma oficina especializada de modo a se fazer uma boa revisão e conferir as possíveis causas desse tipo de deformação.

Todo carro é como o ser humano ou como um animal, sempre que apresenta um problema precisa de uma consulta clínica e precisa de reparos, curativos, tratamentos ou mesmo operações de correção, troca de peças, etc.

Qual o momento certo de procurar pelo ajuste da cambagem?

Qualquer especialistas em mecânica de automóveis, com muita experiência, poderá explicar passo a passo a causa do problema e indicar onde o ângulo do câmber está ou não fora da medida em que deveria permanecer.

Primeiro de tudo, será necessário que o próprio dono do veículo compreenda qual a peça está apresentando falha, ou está totalmente comprometida. Alguns modelos de veículos necessitam somente, de alguns ajustes básicos, nada complexos e dispensando a troca de peças. Os automóveis que estão munidos da chamada suspensão independente, constituem esse último caso.

Veja também:  Recall Citroen Jumpy - Problema no Cinto de Segurança

Porém, na maioria dos casos, ou dos carros, será necessária a cambagem completa, para qualquer roda que estiver fora da medida correta, apresentando, portanto, alguma peça inteiramente comprometida na sua suspensão.

Trata-se de um ajuste que será mais ou menos complexo, conforme o caso, ou seja, dentro dos limites que surgem nas tolerâncias aos furos surgidos do quadro. Também entra na conta a própria complexidade que faz parte desse tipo de serviço, dado que ele abrange uma sequência de passos bem rigorosos, a partir do desmonte da manga do eixo e também de várias peças que fazem parte da suspensão, sendo tudo isso realizado na concessionária da própria marca do automóvel.

Aqui estão algumas dicas muito úteis para a verificação prévia desse tipo de problema:

A dica mais importante está em verificar se está havendo algum desgaste sério ocorrendo na parte interna da chamada banda de rodagem de cada pneu. Se assim for, se trata de efetuar o ajuste de cambagem negativa, por exemplo.

Veja também:  Chevrolet Trailblazer 2020 - Especificações, Lançamento

Se ocorrer a situação oposta, ou seja, se o desgaste se der na parte externa da mesma banda de rodagem, então se trata de ajuste de cambagem tipo positiva. É muito importante fazer lembrar, aqui, que cada roda deverá estar em posição nula de 90 º em relação ao chão.

São todos os automóveis que necessitam realizar este procedimento?

Se o proprietário de um veículo descobrir que o mesmo não foi projetado para esse tipo de intervenção de ajuste de camber, é muitíssimo importante saber que qualquer problema desse tipo não será resolvido à base de marretadas ou do chamado “macaco hidráulico”.

Paulo Henrique dos Santos



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.