Renovação de CNH – Como e Quando Fazer



Saiba aqui como e quando fazer a renovação da Carteira de Motorista.

História da CNH

A CNH, ou carteira nacional de habilitação, é documento obrigatório para todos os motoristas do Brasil. Atualmente o documento conta, inclusive, com a foto do motorista, podendo ser usada no lugar de seu registro geral (RG), em alguns casos. A CNH conta com certas categorias, que especificam o tipo de veículo que pode ser operado por cada condutor.

A primeira categoria, ACC, é referente a veículos de duas ou três rodas, com um motor de combustão interna. A carteira A é para motocicletas ou triciclos. A categoria B é para carros de passageiros. A categoria C é para veículos utilizados em transportes de carga ou transporte de até oito pessoas. Já a categoria D é para veículos com mais de oito passageiros, sem contar o motorista, ou carga acima da definida na C. A última categoria, a E, é definida por veículos com unidade acoplada, articulada, com reboque ou semi-reboque.



Possíveis mudanças

O atual presidente da república, Jair Bolsonaro, entregou à câmara um projeto de lei que muda as regras da atual CNH e sua renovação.

Veja também:  Carros Sedã Compacto Mais Econômicos do Brasil 2019

Entre as mudanças propostas, está o aumento de 40 pontos para o limite para a suspensão da habilitação, que atualmente está nos 20 pontos. Além disso, também pretende aumentar a validade da CNH de cinco para dez anos. E para idosos, que atualmente vale pode dois anos, para cinco anos. E também o fim da obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas profissionais.



Para que as mudanças entrem em vigor, é preciso que o texto seja discutido e aprovado pelas comissões e em seguida passe para o plenário da Câmara e logo em seguida para o Senado.

Como renovar a CNH

Mas enquanto as mudanças não chegam, é preciso lembrar que andar com uma carteira de habilitação vencida é uma infração gravíssima. Uma infração desta natureza pode gerar uma multa e o motorista pode perder até sete pontos na carteira.

Atualmente as regras de renovação são simples. A cada cinco anos, os motoristas com até 65 anos de idade devem renovar suas habilitações. Para os motoristas acima de 65 anos, a renovação deverá acontecer a cada dois anos.

Veja também:  Aumento nos Preços do Fiat Strada, Toro e Fiorino

O primeiro passo é entrar em contato com o seu Departamento Estadual de Trânsito. Em algumas unidades, como São Paulo e Minas Gerais, é possível fazê-lo através da internet.

Através da internet, é preciso acessar o site do Detran e procurar a aba ‘Renovação da Carteira Nacional de Habilitação’. Dentro desta aba preencher os dados do motorista, como CPF, data de nascimento, data da primeira habilitação e município residencial.

Em seguida terá que ser feito o download do Documento de Arrecadação Estadual e em seguida, agendar o horário e data para realizar o exame. Lembre de imprimir e pagar o documento de arrecadação estadual (DAE).

Se o condutor apresentar algum tipo de restrição, ou estiver fora do seu Estado de origem, será necessário comparecer pessoalmente ao órgão responsável para realizar a renovação.

Se o seu estado não permitir o acesso pela internet, também será preciso comparecer ao departamento de trânsito. Lá será necessário realizar a captura de imagem, impressão digital, assinatura e o pagamento da taxa, que será emitida na hora. Realizar o exame toxicológico nos laboratórios credenciados (nas categorias C, D e E). E ir até à clínica credenciada realizar o exame médico.

Veja também:  Carros para quem acabou de tirar a CNH - Opções e Dicas

É preciso lembrar que para realizar a renovação da carteira nacional de habilitação, o motorista não pode apresentar nenhum débito em seu pontuário de condutor. Essa obrigatoriedade se encontra no artigo 159 do Código de Trânsito Brasileiro.

Documentos necessários para renovação

  • Documento de identificação com foto (original e cópia)
  • CPF (original e cópia)
  • Comprovante de residência (cópia e original)
  • CNH (original e cópia)

Multa por CNH vencida

Ainda de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, o motorista que se encontrar com a CNH vencida há mais de 30 dias, será multado com uma infração gravíssima, com penalidade de multa, retenção do veículo até apresentação de um condutor habilitado e recolhimento da CNH.

Por isso, é importante lembrar de solicitar a renovação da CNH até trinta dias antes do seu vencimento.

Stephanie Caroline Meyer de Quadros

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.