Qual a Tolerância do Radar de Velocidade?





Descubra aqui o limite de velocidade tolerado nos Radares.

Uma coisa que vira e mexe está sempre confundindo os motoristas de toda a parte do país e virando assunto nos bares, barbearias e até mesmo em casa, é sobre a existência de uma tolerância quando se trata da velocidade máxima de radares.

Nos últimos dias, o atual presidente da república, Jair Bolsonaro levantou o assunto dos radares utilizados para registrar a velocidade com que os veículos passam em determinados locais. Nesse sentido, percebeu-se que muitos motoristas tem dúvidas em relação aos radares, especialmente quando o assunto for a tolerância que existe relacionada a velocidade máxima.




Desse modo, se o leitor também apresenta esse tipo de dúvida, não deixe de conferir a matéria abaixo, pois explicamos de forma clara como funciona a questão da tolerância dos radares em relação ao máximo de velocidade que o veículo passa por ele.

Imaginemos então que a velocidade máxima em determinada via, sendo esta, rua ou avenida, seja de exatos 40 quilômetros por hora. Desse modo, se o motorista passou pelo trecho em até 47 qulômetros por hora, não será considerado infração. Bom demais para ser verdade? De onde vem essa informação? Pois bem, o motivo disso é que existe uma tolerância de no máximo sete quilômetros ao cruzar por um radar. Tendo isso em vista, se houver indicação que a velocidade máxima precisa ser de 90 quilômetros por hora, é possível passar pelo radar em até 97 por hora. Estando acima de 100 Km/h, ao invés da tolerância ser de 7 Km, passa a ser considerado 7% da velocidade, o que no exemplo usado acima, não muda muita coisa, mas adotando como exemplo outras velocidades, faz-se todo o sentido lógico.

Veja também:  Novo Corsa Elétrico 2020 - Lançamento e Novidades

Com isso, se a velocidade máxima do radar for de 110Km/h, é possível passar pelo radar aos 118. Ainda exemplificando, se a máxima for de 120 Km/h, acrescenta-se 7%, arredondando para cima caso seja um número quebrado, constata-se que pode-se passar em até 129 Km/h sem ser considerado infração.

O presidente Jair Bolsonaro declarou em várias situações que é contra o uso de radares, inclusive, uma de suas propostas de campanha era o cancelamento dos radares. No mês de maio, ele cancelou a instalação de cerca de 8 mil radares que seriam instalados em rodovias federais.

De acordo com Bolsonaro, em muitos casos, a única finalidade dos radares é de estipular uma determinada velocidade, que é fácil de sofrer aceleração, e desse modo, garantir com que o motorista cometa uma infração, gerando um bom retorno financeiro para o Estado.

Veja também:  Motorista Alcoolizado que Causar Acidente deverá Ressarcir SUS

Além da decisão em relação aos radares, Bolsonaro vem causando bastante polêmica com o alterações que ele vem falando em fazer. Isto é, ele tenta acabar com a obrigação de colocar cadeirinhas nos carros para as crianças. Segundo o presidente, os pais devem se manter responsáveis pela segurança de seus filhos. Uma das promessas que foi realizada há pouco tempo atrás, é sobre estender o prazo para a validade da CNH de 5 para 10 anos. Logo depois, dissse que pretendia aumentar os pontos de suspensão da CNH de 20 pontos para 40 pontos.

Essas decisões dividem os brasileiros, já que alguns concordam com a adoção de tais medidas,no entanto, outra parte da população teme que o trânsito tende a ficar ainda mais caótico do que já é atualmente.

Veja também:  Porsche Macan 2020 - Novidades e Preço

Estando por dentro de como funciona a velocidade máxima dos radares, já sabe, não é? Sempre passar por aquele caminho que você sabe que tem radar, mas não exatamente em qual local da via, em no máximo 7 Km/h acima do que é permitido. Além disso, se for uma estrada em que é permitido andar em velocidade superior a 100 Km/h, não esqueça de adicionar os 7% de tolerância. Assim, além de garantir a sua segurança, ainda evita de cometer infrações, seja acumulando pontos na carteira ou gerando boletos de multas para pagar.

Ana Paula Oliveira Coimbra



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.