Novo HB20 e Onix 2020 – Previsões e Novidades



Saiba aqui o que deve mudar nas novas versões dos modelos.

Os brasileiros têm preferência por carros compactos. Os hatchs são queridinhos em todo o país e as vantagens desses modelos são várias: Os preços são, em geral, mais acessíveis; quando se trata de combustível, são mais econômicos; e sem contar que, em grandes centros urbanos, são opções mais versáteis.

Os compactos ainda têm um custo de manutenção abaixo da média e até mesmo a contratação de um seguro pode sair mais em conta do que outros modelos. E mesmo com as dimensões reduzidas, os hatchs podem ser uma ótima escolha para pequenas famílias ou pessoas solteiras. É geralmente a escolha para a compra do primeiro carro.



Em 2018 quase metade do total de vendas de carro no país foram de hatch compactos. Seguidos pelos sedãs e SUVs. As opções de compactos no mercado são altas, mas o público já definiu seus preferidos. Entre eles, o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20.

No ano passado, o compacto Onix foi campeão absoluto de vendas – com uma colocação muito mais alta que o segundo lugar, que foi garantido pelo HB20. Foram mais de 200 mil unidades emplacadas, segundo a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores). Em média, foi o dobro dos números emplacados do segundo colocado, garantindo a liderança do mercado pelo quarto ano consecutivo.

Veja também:  Carro Elétrico - Dúvidas, Como Carregar, Vale a Pena?


Já o Hyundai HB20, ficou com 105 mil emplacamentos no ano. Ganhando por pouco do terceiro colocado, o novo Ford Ka.

De olho em todas as novidades, é claro que o novo Onix 2020 e o novo HB20 2020 vão apresentar diferenciais, para se manter no topo das vendas de compactos.

A Chevrolet pretende apresentar o novo Onix ainda em dezembro deste ano, acompanhado de um novo modelo, o Onix Sedã, que será o nome do antigo Prisma, que vai chegar nas lojas em outubro. Já na Hyundai não se sabe sobre a estreia no novo HB20, nem sobre a versão hatch, nem sobre a versão sedã. Algumas especulações apontam que será no último trimestre do ano, provavelmente com as duas versões conjuntas.

Veja também:  Citroen C5 Aircross - Especificações, Características

Sobre os novos motores, tanto Onix, quanto HB20 vão manter o mesmo padrão. Um bloco com três cilindros, turbo e injeção direta de combustível.

O novo motor do Onix deve desenvolver 125 cv de potência, tanto na versão sedã quanto hatch. Já no HB20 o motor 1.0 turbo apresenta 120 cv de potência. Nenhuma das montadoras divulgou o consumo dos novos motores.

A Chevrolet deixa claro que ainda pretende continuar com a geração atual do Onix, campeã de vendas 2018, a diferença é que ele passa a ser o Onix na versão Joy. Essa estratégia já vem sendo utilizada pela marca e que vai ser mantida pelas próximas gerações do Onix.

Mesmo sendo conhecidos por seus tamanhos compactos, tanto Onix quanto HB20 vão aumentar no modelo 2020. Não são mudanças muito significativas, mas que em termos de consumo pode garantir um acréscimo nas vendas do próximo ano.

A Chevrolet já definiu o novo design do Onix Sedã, que foi apresentado na China, já que também será vendido no país, ainda não foi revelado como será a versão Hatch.

Veja também:  Citroen C3-XR 2020 - Registro e Lançamento no Brasil

A Hyundai apostou nas versões camufladas do hatch para apresentar o novo design da marca. Mas não deu notícias sobre a nova versão sedã do HB20. A nova identidade visual poderá ser semelhante aos últimos lançamentos da marca, como a geração do Elantra, sucesso de vendas na Coreia do Sul.

Por dentro, ambos os compactos pretendem adotar um painel central multimídia em destaque. O compacto da HB20 ainda pretende adotar um formato semelhante ao atual Onix, com um conta-giros analógico e os outros alocados de forma digital. O novo Onix pretende abandonar esse mesmo conceito.

A princípio são essas as grandes novidades para o Onix e HB20, os líderes de venda do mercado de carros compactos. A Hyundai ainda pretende lançar uma versão HB20X, que seria a opção active com diferenciais estéticos e um pouco mais alta que o compacto original. Já a Chevrolet não apresentou planos para uma versão active do Onix.

Stephanie Caroline Meyer de Quadros

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.