Fim do Toyota Etios – Modelo deve Sair de Linha



Montadora deve encerrar a produção do modelo.

A Toyota é uma das mais renomadas fabricantes de carros do mundo, conta com três fábricas no Brasil. Uma em São Bernardo do Campo, de 1962, outra em Indaiatuba, de 1998, e a mais nova, a fábrica de Sorocaba, que foi instalada em 2012 e já atendia os novos padrões da empresa japonesa, o conceito Eco Factory, com altos critérios de padrão e eficiência ambiental.

A fábrica de Sorocaba, no interior paulista, é responsável pela fabricação da linha Etios e conta com mais de dois mil colaboradores em todos os setores. Mas a história da fábrica pode estar prestes a mudar.



Foi anunciado, em uma nota oficial da Toyota, um Programa de Demissão Voluntária (PDV) para dispensar mais de trezentos funcionários de uma só vez na fábrica de Sorocaba. O PDV é uma forma de reduzir o quadro de funcionários, racionalizando gestão de pessoas e uma otimização dos custos.

Essa decisão talvez seja pelo baixo número de vendas do Etios ultimamente. A Toyota lançou um novo modelo, na mesma linha do Etios, chamado Yaris. Entre janeiro e abril o Yaris já vendeu cerca de vinte mil unidades, enquanto o seu parceiro vendeu apenas a metade no mesmo período.

Veja também:  Seguro de carro cobre prejuízo contra ciclones?


Alguns especialistas dizem que o Etios não emplacou as vendas no Brasil, por seu design e acabamento. Mesmo que ainda tenha o motor e bom funcionamento de qualquer outro Toyota. O modelo está no mercado desde 2012, e apesar da queda nas vendas, sempre foi sinônimo de durabilidade e qualidade – as principais características da fábrica japonesa.

Mas é difícil entender a decaída de mercado. O modelo Etios entrega tudo que promete. Seu modelo 2019 garantia controles de tração e estabilidade, um assistente de arranque em subida e até mesmo um visual diferenciado do modelo anterior.

Além do mais, o modelo também contava com itens tecnológicos. O sistema de tração conseguia reconhecer os tipos de pista. Por exemplo, em um piso com baixa aderência, as rodas poderiam patinar e nesse caso o sistema reconheceria e diminuiria o giro de motor, podendo aplicar também o freio em apenas uma das rodas, transferindo a força para a roda que apresentasse maior aderência ao piso.

Veja também:  Novo Toyota Corolla Cross 2021 - lançamento

Em 2018 o Toyota Etios apareceu em terceiro, na lista de hatches mais queridos de seus donos, ficando logo atrás do Volkswagen Up! e do Renault Kwid. Os critérios de avaliação foram a modernidade do projeto, design e velocidade de arranque. Este último foi sua melhor nota, comparada com os concorrentes.

Os últimos anos tinham sido bons para os modelos sedã e hatch. Mas entre seu lançamento, em 2012, e o ano de 2016, as coisas já não eram tão boas para o modelo Toyota.

No primeiro ano de vendas, 2013, o modelo hatch era o 28º carro mais vendido do Brasil. O sedã ficava ainda mais para trás, sendo o 34º. Apenas em 2015 conseguiram a colocação entre os vinte mais vendidos do país. Em 2017 o hatch teve seu melhor desempenho: 15º da lista.

Veja também:  Novo Fiat Strada 2021 - Diferenças e Novidades

O ponto sempre criticado foi o desenho do carro. O Etios ainda é considerado por muitos admiradores da marca, um modelo feio. Mas foi com esse mesmo modelo que subiu, e agora desceu, de posição nas vendas.

Seu concorrente direto, o Toyota Yaris, tem um desenho diferente. Mas ainda conta com as opções sedã e hatch, assim como o Etios. E opções de motor 1.3 e 1.5. Claro que o Yaris tem seus diferenciais, como sete airbags, um porta-malas de mais de quatrocentos litros e amplo espaço interno. Um sistema multimídia completo e um preço popular para um carro dessa categoria.

Logo com o lançamento do Yaris, o Etios apareceu com um novo posicionamento no site da Toyota. Os modelos só estão disponíveis nas versões X e X plus. Com um motor 1.3 no hatch e motor 1.5 no sedã.

Talvez seja a hora de dar adeus ao Etios e um olá para o seu mais novo Yaris.

Stephanie Caroline Meyer de Quadros

Outros Conteúdos Interessantes

8 Comments

  1. É um bom carro, mas os japoneses tem que parar de fazer design estravagante, aquele velocimetro no meio do painel, tenha dó…não inventa, Toyota!

  2. Oi é verdade que etios,vai sair de linha pois eu gosto muito do meu um sedan 1.05 muito bom Automático, espaço interno ótimo vou continuar com ele tem muitas qualidades.

  3. Acabei de fazer cotação do modelo 2020 e existe 99% de chance de fechar o negócio.
    Será que realmente vai ser a última versão?
    Sendo que esse modelo 2020 tá saindo com a possibilidade de estalaçao de kit GNV de fábrica em parceria com empresa estaladora do kit sem perder garantia do veículo.
    Creio que o carro agora que vai vender muito mais, então não acho que vai ser o fim.

  4. Eu não acredito! Comprei meu primeiro etios e sou xonada por ele, estava me programando para a troca, mas agora, sem chance!

  5. Sacanagem da Toyota! Depois de meu terceiro etios ele vem com mais essa!
    A opção agora é mudar de marca e manda meus familiares e amigos nunca mais entrar na Toyota!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.