Batida de Carro – O Que Fazer em um Acidente de Trânsito





Confira aqui o que você deve fazer em caso de batida de carro.

Ninguém quer imagina que vai passar por um acidente de carro no trânsito, mas infelizmente isso pode acontecer. Geralmente quando um acidente acontece, as pessoas envolvidas ficam nervosas e sem saber o que fazer. Nesse artigo vou mostrar a forma correta de agir, e dessa forma se consegue resolver a situação mais facilmente. Já posso adiantar que manter a calma é primeira medida a ser tomada em qualquer acidente. Veja abaixo o que fazer se tiver em uma batida de carro no trânsito.

Primeira medida ser tomada

A primeira medida a ser feita é verificar se tem alguém ferido e ligar para o serviço do SAMU. O ideal é que a polícia seja chamada até o local também, principalmente se o acidente tiver grandes proporções e feridos. Nesse caso a polícia fará um B.O, que é uma medida formal de informação do acidente para ambas as partes envolvidas.

Veja também:  Novo Nissan Kicks 2020 - Novidades e Acessórios



O condutor que está envolvido diretamente no acidente deve tomar alguma atitude?

Sim. A primeira medida a ser tomada pelo condutor é prestar todo auxílio a vítima. Caso ele não o faça, isso vai trazer consequências para ele e será vista como crime e está previsto no artigo 135 do código Penal Brasileiro, e mesmo que a situação da vítima seja grave ou fatal, o condutor deve prestar ajuda e ficar no local até a chegada do SAMU e da polícia.

Acidentes sem vítima como proceder

Quando o acidente não tem grandes proporções e não tem vítimas, a primeira coisa a ser feita é retirar esses carros na pista. Sem essa medida se cria um transtorno no trânsito e isso é considerado uma contraversão e pode ocasionar multa para os condutores dos carros envolvidos. Essa informação consta no artigo 178 do código do trânsito brasileiro. É importante também anotar a placa do veículo que causou o acidente e pedir o documento do motorista. Essas medidas resguardam quem teve algum prejuízo no acidente. Ter calma é necessário e ajuda a tentar resolver o problema de forma civilizada.

Veja também:  Volkswagen Amarok V6 2020 pode ter Motor Mais Potente

Como proceder em uma batida em que não se sabe quem foi o culpado?

Quando não se chega a um acordo de quem foi o responsável pelo acidente, o ideal é esperar a perícia no local. Nesse caso os envolvidos precisam contratar um serviço de perícia particular e esperar que o laudo mostre quem realmente causou o acidente. Esse laudo serve até para quem quer entrar com um processo judicial.

Sempre sinalize o local de um acidente de trânsito

Uma medida muito importante quando se acontece uma batida de carro, é usar o pisca-alerta ou o triângulo. Para posicionar o triângulo é necessário estar atento a algumas informações. É preciso lembrar que a distância mínima entre a sinalização e a batida é de 30 metros. Essa regra está na Resolução 36/98 do Contran. E para ter certeza que os veículos enxerguem de forma clara o local de acidente é sinalizar 1 metro a mais para cada km/h permitido na pista. É muito importante seguir essas normas, assim se mantém todos mais seguros e se resguarda em caso de uma outra batida na mesma pista.

Veja também:  Nova Picape Renault Alaskan no Brasil?

É realmente necessário fazer o BO

Muitas pessoas que se envolvem em algum tipo de acidente sempre escolhem as opções mais práticas para tentar resolver o problema momentaneamente. Esse é um grande erro, pois caso o responsável pelo acidente não cumpra o que prometeu, a outra parte não pode reclamar. O BO funciona para resguardar todos os envolvidos, é um documento formal. Por mais que as vezes pareça exagero, ele é uma garantia que a vítima não saia lesada da situação.

Essas são medidas que tem que ser tomadas em uma batida de trânsito!

Escrito por Cristiane Amaral



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.