Um novo lançamento no segmento automobilístico está despertando a curiosidade dos especialistas. Em realidade, apenas um detalhe está sendo motivo de curiosidade e de apontamentos, embora o restante continue interessante.
Trata-se da nova estreia da companhia Fiat, que se tornou a pioneira a partir da elaboração, produção e lançamento de modelos aventureiros aparentes, por meio da linha Adventure. Embora pareça estranho, esse design é justificável.
A empresa realizou uma apresentação, no mês passado, de seu novo Hatch Argo, que consiste em um tipo de versão disfarçada em estilo Off-Road, batizada pelos seus produtores de Argo Trekking.
Sobre os seus atributos essenciais e decorativos mais clássicos, no que toca especificamente à estrutura mecânica, se destaca a nova calibragem da direção elétrica e a elevação da suspensão para a escala de 20 milímetros, de modo definitivo. Está equipado de um motor tipo 1.3 Firefly, que entrega desempenho de 109 cavalos de potência, além do câmbio de tipo manual. Apesar disso, a empresa, por meio de seus gestores, está prestes a fazer instalar um dispositivo CVT. No mercado o valor está fixo em 58.990 mil reais.
Este motor de 1.3 consiste em uma versão do modelo Drive, assim como o já citado câmbio manual em cinco marchas. Deste modo, este novo automóvel não se tornou uma novidade, não há nada inédito nele, a não ser uma recombinação de estruturas existentes nos modelos anteriores. Seja na dirigibilidade, seja no desempenho e design, o Fiat Argo Trekking está causando um efeito positivo. Alguns especialistas participaram dos testes, sendo, em realidade, um Test Drive muito breve, ao longo da sessão de apresentação desta novidade à imprensa geral.
Assim, esta fachada fake não está sendo nada prejudicial aos negócios, bem ao contrário. A sua suspensão de tipo elevada está bem maior, tornando-se um diferencial nesta versão Trekking. Esta recombinação mantém a estabilidade do modelo Argo.
Entre outras especificações este veículo possuir carroceria acima do solo em 21 cm, e está equipado de um sistema de inclinação mais seguro para as curvas. Quando está rodando sobre o asfalto, o motorista sequer notará as diferenças de comportamento, ou reação do veículo na pista, o que não se verifica nos modelos anteriores.
Além de possuir motorização com desempenho similar ao da anterior versão Drive 1.3 (sendo o mesmo motor em ambos automóveis), o modelo Argo Trekking tem capacidade de entregar desempenho de até 101 CV em potência, quando movido à gasolina e em 109 CV, quando movido à etanol; entrega 13,7 KGFM em torque por meio do primeiro combustível citado e resultado de 14,2 KGFM por meio do segundo tipo de combustível; está equipado de um propulsor oriundo da família FireFly, que garante muita eficiência e agilidade ao carro.
Na sessão de Test Drive, o modelo apresentou resultados bastante positivos, na ótica dos especialistas, sobretudo nas arrancadas, como também na capacidade de efetuar ultrapassagens mais seguras.
Outras características estruturais incluem o padrão utilizado nas produções anteriores, com peças e acessórios de plástico, sempre muito rígidos e resistentes, porém, bem-montados e flexíveis ao seu modo. Em suas portas dianteiras o Argo Trekking está munido de uma pequena porção de tecido de alta qualidade, próprio para automóveis. Nas portas traseiras não há forragem deste tipo. Todos esses detalhes são próprios deste tipo de carro, de um típico Hatch Compacto.
Portanto, resumindo a ópera, este novo modelo Hatch está vazado em um design alcunhado pelos especialistas de ”roupagem aventureira”, além de ser apresentado ao público como uma promessa de carro equipado com novo tipo de câmbio.
Paulo Henrique dos Santos
Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais
Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais
Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais
O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais
O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais
A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais