Consórcio de Carro – Dicas e Cuidados





Confira aqui algumas dicas e cuidados que você deve tomar ao contratar um Consórcio de Carro.

Ter um carro novo ou semi-novo é o sonho de muitos brasileiros. O problema é que nem sempre se consegue fazer uma economia e assim poder pagar o valor total de um automóvel. Mas existem outros meios de se comprar um carro, como os financiamentos e os consórcios. Muitas pessoas não gostam dos financiamentos, pois apesar de serem muito atrativos, geralmente são carregados de juros que se colocados na ponta da caneta, a soma final é suficiente para comprar outro carro. Por isso, as pessoas preferem optar pelos consórcios, que são utilizados desde os tempos mais remotos para aquisição de produtos de várias categorias.

Pois bem, como em todas a negociações, é preciso tomar algumas precauções para não sair prejudicado. Nesse sentido, se você pretende fazer um consórcio de automóvel, veja no artigo a seguir algumas dicas para não correr nenhum risco de sofrer algum prejuízo.

Veja também:  Valores Multas de Trânsito 2019 - Quanto Custa, Pontos e Suspensão da CNH



Como já dissemos, uma das formas de fugir dos juros dos populares financiamentos é optar pelos consórcios, que também estão muito populares e é um sistema de compra de bens típico do nosso páis. Geralmente os grupos de consórcio são compostos por 50, 60 ou 100 participantes. Dessa forma, em todo mês os particpantes ou consorciados precisam pagar uma mensalidade de valor fixado. Assim, com a soma de todos os pagamentos dos consorciados é possível comprar dois carros. Destes dois carros adquiridos com a soma levantada pelo consorcio, um deles será sorteado entre os participantes e o outro sai para o consorciado que der o maior lance em uma assembleia realizada mensalmente. Até agora, tudo está muto certo com o consórcio. Você paga todo mês e quando menos se espear é contemplado com o carro dos seus sonhos e continua pagando mensalmente da mesma forma, até o final do consórcio. E para aqueles que esperam ser sorteados todo mês e nunca acontece, ainda existe a opção de dar um lance, o que é muito bom também.

Veja também:  Fim da Produção do VW Golf 1.0 e 1.4 no Brasil

O melhor do consórcio é que ele não tem juros, apenas uma taxa para admnistração, afinal, é preciso muita responsabilidade e compromisso para fazer este tipo de gerenciamento.


Porém, nem tudo são flores! Há consórcios que são a pura picaretagem. É isso mesmo. Existem empresas que realizam falsos consórcios, arrecadando o dinheiro dos participantes, sem contemplá-los em momento algum. É minha gente, isso acontece e muito.

Por isso, para não cair neste tipo de golpe, antes de assinar contrato de consórcio verifique na Assocação Brasileira das Administradoras de Consórcios, a ABAC, se a empresa admnistradora do consórcio é de compromisso, se tem a ficha limpa. Inclusive é possível verificar a sua procedência no Banco Central.

De acordo com a maioria dos vendedores de consórcio, trabalham de forma correta e com honestidade, mas infelizmente existem uns que oferecem consórcios com vantagens assim mirabolantes. Se for assim desconfie. Geralmente eles oferecem e garantem que a contemplação será em menos de três meses, por exemplo. Também pode acontecer de o vendendor oferecer a venda de uma cota premiada, alegando que o contemplado do mês não quer ficar com o carro passando a sua cota para outro. Desconfie desse tipo de coisa "fácil".

Veja também:  Hyundai apresenta Novo Volante com Tela Touchscreen e Painel 3D

Para se precaver é melhor procurara a admnistradora e conheça todo o passivo da cota em questão. Porque pode acontecer de o cotista consorciado anterioriormente ter ficado devendo um tanto de prestações e foi sorteado, então para retirar o carro ele terá que quitar o seu débito. E se você aceitar a cota dele essa conta passa para você e se você não pagar ficará sem o carro e perderá o valor que você já pagou na sua cota.

Nesse sentido, se você deseja adquirir um carro por meio de consórcio, vale à pena consultar a adminstadora e assim garantir que mais cedo ou mais tarde você será de fato contemplado.

Sirlene Montes



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.