Fim do Volkswagen Fusca – Modelo Sai de Linha pela Terceira Vez





Montadora anuncia fim da produção pela terceira vez. Retorno futuro do modelo não é descartado.

O Fusca está no imaginário social brasileiro há muitas décadas. Presente em novelas, fotografias, filmes e outras mídias ao longo das últimas décadas, o carro produzido pela empresa alemã Volkswagen agradou diversos países do mundo, seja pelo seu custo-benefício, seja pelo seu charme anacrônico.

Sua história começa nos anos de 1930, ao ser projetado para alcançar a maioria da população, já que a Alemanha daquela época possuía apenas empresas de carros de luxo, feitos manualmente. Então, e com pedidos do ditador Adolf Hitler, Ferdinand Porsche projetou um veículo que fosse popular, que coubesse uma família e outros atributos necessários ao contexto de vida alemã do começo do século passado.




Após vários protótipos, testes e guerras, o fusca começa a ser produzido, com sua janela traseira bipartida. No entanto, o começo não foi tão popular assim: a produção envolvia altos custos e isso dificultou a acessibilidade do preço. À medida que seu formato foi sendo agregado ao cotidiano, mais pessoas começaram a comprar – juntamente com a fama de indestrutibilidade do carro, pois lançava mão de uma mecânica simples, com poucos elementos a darem errado. Sua exportação começou no fim da década de 1940, no pós-guerra e chegou ao Brasil em meados de 1950.

Veja também:  BMW X3 M 2019 - Novo SUV com Motor e Design Superesportivo

Durante o governo de Getúlio Vargas, houve bastante incentivo para produção nacional, alcançando a popularidade e sendo agregado design. O tempo passou e o mercado não foi encarado como favorável ao produto, interrompendo assim, em 1986, sua produção. A justificativa foi a troca da linha de produção, que seria focada em um outro modelo norte-americano. Em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco, a empresa voltou a fabricar o que foi chamado de Fusca do Itamar. Junto a isso, foi promulgada uma lei que fornecia incentivos para compra de carros populares. Após alguns problemas de vendas, a produção foi interrompida novamente em 1996. Porém, sua história não acaba aqui.


A partir dos anos 2000, a Volkswagen retoma a produção do Fusca, porém, agora com mais itens e com estilo moderno. Chamado de New Beetle, foi um sucesso em diversos países como Estados Unidos da América e Itália. Em 2011, a empresa lança o Fusca 2012 – versão renovada do New Beetle, rebaixado, mais largo e com formas menos arredondadas. Seu lançamento foi simultaneamente realizado em Xangai, na China, Berlim, na Alemanha e em Nova Iorque, Estado Unidos da América. O sucesso de vendas continuou, apesar de haver mais concorrência agora do que na época de sua criação e auge.

Veja também:  Como transportar um animal em segurança no carro?

A última notícia do Fusca não é animadora: pela terceira vez, sua produção será descontinuada em todo o mundo. A atual terceira geração do Fusca (ou carocha, como é denominado em Portugal ), foi lançada como a Final Edition, nas versões conversível e cupê, podendo escolher entre azul claro ou bege.

O Fusca, ou seus diversos nomes ao redor do mundo, que geralmente são associados a animais por conta de seu formato, já chegou a mais de 21 milhões de garagens e continua pelas ruas da maioria das cidades brasileiras, encantando seus amantes e carregando em si a história da produção de carros no país. Mas, afinal, quem inventou o nome Fusca para esse carro? Segundo o linguista Alexander Gromow, tal denominação vem dos fonemas das letras V e W em alemão, que se parece com um “fauvê”, que no Brasil logo se transformou em Fuca e Fulque. Possivelmente devido aos regionalismos paulistas, o S foi inserido, formando então o fusca, fusque, sendo também chamado de fuque.

Veja também:  Renovação de CNH - Como e Quando Fazer

De todo modo e sob qualquer nome, ainda é bom ter esperanças. A empresa não descartou a possibilidade de retomar sua produção – e, como vimos pela história, é plenamente provável que de fato reabram as linhas de produção do Beetle, do Fusca ou de uma nova versão que irá agradar a todas as pessoas.

Mateus Aparecido de Faria



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.