Recall do Chevrolet Camaro – Problema na Caixa de Direção





Chamado da Chevrolet atinge modelos fabricados em 2016, linha 2017.

Por conta de um problema no circuito elétrico da caixa de direção, a Chevrolet está convocando os proprietários das unidades do Camaro 2017 que foram produzidas entre agosto e setembro do ano de 2016, para troca dessa peça no carro. Os donos desses veículos devem procurar a Rede de Concessionárias da Chevrolet ou as Oficinas Autorizadas, para a realização da manutenção.

Segundo a Chevrolet, os modelos que devem passar pela manutenção têm os números do Chassis de H0131621 a H0138874, sendo que foram fornecidos pela General Motors Mercosul e tem a exata data de fabricação de 31 de agosto de 2016 a 16 de setembro de 2016. Para mais informação sobre esse e de outros Recalls da Chevrolet, o proprietário pode encontrar no site oficial da empresa, no seguinte link: https://www.chevrolet.com.br/servicos/recalls/ultimo-recall, ou então ligar para o SAC da Chevrolet no telefone 0800-702-4200.

Veja também:  Análise Honda HR-V Touring 2020 - Test Drive



Sobre o Problema

Segundo o comunicado da Chevrolet, o problema é que em alguns desses Camaros pode ocorrer a perda do “EPS”, que é um sistema de assistência de direção elétrica, enquanto o veiculo está em movimento. Isso ocorre devido a uma falta de conformidade no circuito elétrico dentro da caixa de direção do veículo. Se isso ocorrer, dentro de alguns segundos, haverá um aviso sonoro e luminoso dentro do carro para que o motorista receba o alerta e perceba o erro.

Se isso acontecer e de fato ocorrer a perda de assistência do EPS, a direção não será travada e o seu funcionamento manual será mantido, apesar disso, o motorista será obrigado a empregar uma maior força requerendo um aumento do esforço. Isso deve se tornar mais grave em velocidades baixas, o que pode aumentar o risco de um acidente, tendo como possível desfecho lesões físicas ao motorista e demais ocupantes do veículo.


Apesar do problema ser grave, a solução é fácil e rápida, o agendamento já está sendo realizados e o serviço será feito de maneira gratuita, sendo que, segundo informado, o tempo para sua realização é estimado em apenas 3 horas. Para solucionar o problema desses Camaros, a Chevrolet vai fazer a substituição total da caixa de direção elétrica, mesmo daquelas que ainda não apresentaram falhas. No comunicado, também é informado que o reparo só começará a ser feito no dia 29 de abril de 2019, sem data de término, mas é importante que o proprietário já se prepare e faça o agendamento imediato.

Veja também:  Novo Suzuki Jimny 2020 - Novidades e Preço

Seus direitos em um recall

O recall é um pedido de devolução de um lote de produtos pelo próprio fabricante, normalmente para fazer reparos após a descoberta de problemas relativos à segurança do produto. O recall deve ser gratuito e não pode gerar qualquer tipo de prejuízo ao proprietário do produto, se ele perder um dia de trabalho ou tiver de se deslocar por distâncias maiores por causa da convocação, por exemplo, o proprietário pode entrar na Justiça requerendo uma compensação.

É importante lembrar que o recall, uma vez anunciado, não existe uma data limite para o reparo do veículo ser feito. A montadora pode determinar uma data de início para começar os serviços, mas não pode determinar uma para o fim. Se o proprietário tiver qualquer problema como a lentidão no reparo, mau atendimento ou demora no agendamento, ele pode acionar o Procon local.

Veja também:  Novo Renault Sandero 2020 - Preço e Novidades

Mesmo fazendo um recall, a montadora é responsável pelo defeito, sendo que poderá ser responsabilizada legalmente por ter disponibilizado no mercado um produto com defeito. Se acontecer um acidente por causa da falha ela poderá ser processada, mesmo tendo convocado o recall. Já se a empresa não realizar os devidos reparos, poderá receber uma multa do Governo que pode chegar em até R$ 7 milhões.

Gabriel Bem



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.