Análise do Novo Toyota Corolla 2020

Confira aqui os prós e contras do novo Toyota Corolla 2020.

O Corolla, da Toyota, é um dos veículos mais conhecidos ao se falar de automóveis. Em 1966 foi apresentada sua primeira geração e, desde a época, o automóvel evoluiu bastante. Dentre os familiares compactos, ele nunca teve a pretensão de ser o mais sofisticado, muito menos o mais arrojado, porém, apostou sempre no quesito confiabilidade.

Agora em sua 12ª geração, o veículo sedã sofreu mudanças se comparada com às versões perua Touring Sports e hatch. A montadora informou que estas foram desenvolvidas visando o cliente da Europa, o qual busca um design mais esportivo, já o sedã possui um estilo executivo, tendo, globalmente um apelo maior. Lanternas em LED e Faróis, capô e até para-choques, nos três volumes, são diferentes.

O modelo Corolla Sedan testado na Espanha, em Mallorca, é muito diferente de seu antecessor, partindo da sua altura, que foi diminuído em 2 cm e na distância de seu capô em relação ao chão, tendo diminuído em 3,5 cm. Em 0,5 cm foi encurtado o balanço dianteiro, mas o traseiro teve um aumento de 1,5 cm, resultando em proporções modernas, tendo um comprimento total aumentado em 1 cm. Foi abaixado em 1 cm também o seu centro de gravidade, isso por causa do posicionamento novo do conjunto motriz e também da sua bateria, que fica embaixo do banco traseiro.

Todos esses valores foram possíveis devido a utilização da nova plataforma GA-C, a qual derivada da modular TNGA, utilizada também no Prius e no C-HR. A estrutura é mais resistente a torções, em 60% no mesmo tempo que está mais leve e assim permitiu reduzir a espessura de seus painéis do teto e das portas, ajudando a reduzir o peso do veículo.

Sua suspensão é McPherson na parte frontal e multilink na traseira. O Toyota Corolla melhorou bastante nessa área, fazendo uso de novos amortecedores com diferentes posições em sua barra estabilizadora na parte frontal e também com uma geometria diferenciada oferecendo mais estabilidade ao trafegar em altas velocidades. Foi aperfeiçoada a sua direção também.

De série, os sistemas de segurança conta com controlador de velocidade de cruzeiro, frenagem de emergência, alerta de saída de faixa, acendimento automático de luzes e reconhecimento de placas de trânsito.

O pioneiro Corolla com motor híbrido

A grande novidade do Corolla 2020 fica por conta da versão híbrida. O seu sistema é o mesmo presente no Prius, que tem uma bateria de 1,5 kWh e um motor elétrico com 53 kW. O propulsor movido a gasolina possui 4 cilindros e 1800 cc, com um torque de 14,6 kgfm, que funciona no ciclo Atkinson. Sua potência combinada atinge 122 cv. O consumo informado pela montadora é de 29,4 km/l.

Estreia ainda na linha Corolla uma geração nova do sistema híbrido, que possui um propulsor de 2000 cc e uma potência de 180 cavalos. O Corolla nacional deve ser equipado com este conjunto. Na Europa o propulsor novo será encontrado na perua e no hatch.

A impressão logo de cara, no momento em que se adentra o carro, é de que os materiais utilizados em seu interior tiveram uma melhora na qualidade, tendo plásticos macios sobre o quadro de instrumentos, nos painéis das portas e na zona do console.

Foi aprimorada também a posição de dirigir. Os bancos novos são agradáveis, contando com regulagens corretas e bom apoio lateral. O condutor fica confortável ao colocar as mãos sobre o volante. A visibilidade frontal e lateral também foi aperfeiçoada, isso porque o painel está mais baixo, os retrovisores foram colocados nas portas e também suas colunas estreitaram.

Na parte de cima do console central passou a ter uma tela nova com 8 polegadas, de fácil utilização, porém, os gráficos não são dos melhores. O ponto positivo é deixar de fora os botões de comandos de climatização e também as demais que possuem utilização frequente.

Toyota Corolla 2020 2 3

FILIPE R SILVA

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *