Mudanças devem modernizar ainda mais o modelo.
Apesar de ser lançado até há bem pouco tempo no Brasil pela Renault (agosto de 2017), o Kwid já conseguiu conquistar muitos consumidores tanto pelo seu estilo quanto pela sua funcionalidade.
Com a chegada de 2019, embora a montadora não tenha anunciado nada oficialmente, algumas fontes ligadas diretamente ao mundo automobilístico já partiram na frente e divulgaram a informação de que o veículo deverá passar por um ‘recall’ de estilo.
Antes que esta informação possa dar uma ideia de substituição de defeito, já adiantamos que o modelo vai ter uma modernização em seu conceito e em toda a sua estética.
Não se trata do fato de alguma reclamação de alguns possíveis clientes insatisfeitos, mas apenas o Kwid deverá ser modernizado e deverá receber alguns opcionais que levarão o veículo a incorporar os conceitos mais atuais de tecnologia, segurança e melhor dirigibilidade.
Seria interessante esclarecer ao leitor logo de início que a estratégia adotada pela Renault não seria em função de um possível baixo volume de vendas. Pelo contrário. Segundo alguns dados de alguns sites especializados, no ano de 2018 o modelo figurou entre os dez carros mais vendidos no país.
Este resultado tem se repetido desde o seu lançamento e o acumulado desde o início mostrou que o veículo ocupa atualmente a sétima posição no ranking da categoria dos SUVs compactos. Ponto para o consumidor brasileiro que vai ganhar em termos de sofisticação e segurança.
Para quem conhece a Renault de longa data, sabe que uma das maiores preocupações da marca é a preservação da integridade física de seus consumidores. Portanto, para o novo Kwid que promete ser lançado ainda em 2019, um dos destaques é a adoção do sistema de freio ABS. No Brasil, esta novidade já está prevista para ocorrer agora em maio. Além disto, a mudança acontece para satisfazer a legislação de trânsito que passa a exigir este tipo de sistema.
Alguns sites especializados já anunciaram que tanto o motor quanto o sistema de transmissão deverá permanecer o mesmo. O que realmente deve mudar deve ser a reestilizarão visual do veículo e o seu interior.
Com relação ao lado externo, o novo Kwid deverá receber novos faróis, novas lanternas mais alongadas e um novo desenho para os para-choques. A expectativa é de que a nova versão possa receber um novo desenho para os seus aros. Talvez, um estilo bem mais esportivo, sem perder a sofisticação habitual.
Na parte interna, o novo Kwid poderá receber algumas novidades em seu painel de instrumento e algumas modificações em seus bancos (novos desenhos) e mudanças em seus materiais de revestimento. Em termos de comparação, o ambiente interno será o menos afetado pelas novidades da nova versão.
Apesar de mudar muito pouco o seu interior, os especialistas apostam em uma melhoria na sua central multimídia, tanto em formato quanto na gama de funcionalidades. Espera-se que estas alterações possam seguir os padrões do mesmo modelo que é fabricado na Índia. Lá, o Kwid recebeu uma nova versão do seu sistema de navegação, o Media Nav Evolution, o que possibilita a sua total integração com os outros aplicativos que podem ser utilizados pelo usuário como o Apple Car Play e o Android Auto.
Estas mudanças podem trazer bons resultados em termos de vendas para este tipo de veículo em nosso território, já que o volume de vendas da categoria dos SUVs mostra uma gradual elevação nos últimos cinco anos.
Os consumidores que já possuem o seu Kwid na garagem poderão ter a chance de trocar o seu atual por uma versão bem mais moderna e com mais recursos tecnológicos e de segurança. Para quem ainda não tem um, esta é a chance de mudar para o que há de mais moderno em tecnologia veicular pagando por um SUVs mais compacto e de preço mais acessível.
Como a empresa ainda não se pronunciou sobre a novidade, ainda não temos condições de saber o quanto esta novidade vai custar a mais para o bolso dos consumidores da marca.

Emmanoel Gomes