Novas Funções da CNH Digital e CRLV





Aplicativos da CNH Digital e CRLV ganham novas funções no celular.

A partir desse ano o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito passou a disponibilizar novas funcionalidades muito importantes para o condutor. Pensando nisso, é importante alertar sobre as três mudanças que chegaram à plataforma, desenvolvida essa pelo Serviço Federal de Processamento de Dados, o Serpro, para o Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran.

Uma das grandes novidades é a possibilidade de dois acessos diferenciados à Carteira Nacional de Habilitação Digital. Até então, a visualização somente podia ser feita através da digitação de uma chave de acesso que possuía quatro dígitos. Porém, com as mudanças, agora o usuário poderá fazer o mesmo por meio de sua impressão digital, garantindo maior segurança e conforto ao motorista.




Além dessa inovação, outra se refere ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, conhecido como CRLV. Na modalidade eletrônica, esse passa a trazer ainda mais informações referentes ao último ano do licenciamento, de forma a facilitar a identificação do momento em que foram quitadas as taxas que se referem à liberação do automóvel para a sua circulação.

Veja também:  Hyundai HB20 R Spec - Novidades, Características

Ainda, desde fevereiro outra função que teve a sua estreia foi a do compartilhamento do CRLV. De uma maneira resumida, isso quer dizer que é permitida a utilização de um mesmo documento veicular por mais pessoas. Assim, a regra permite que até cinco outros condutores (incluindo o proprietário do veículo) utilizem, simultaneamente, o certificado.


Sobre a atualização do app

Se você já possui o aplicativo instalado em seu aparelho, precisa saber que as atualizações serão realizadas automaticamente, não necessitando que você baixe o programa novamente. Vale ressaltar que a Carteira Digital de Trânsito utilizando a biometria somente é possível em tablets ou em smartphones que disponibilizem leitores de impressão digital.

As mudanças e novas funcionalidades que chegam à CNH Digital fazem parte de um pacote que busca constantes melhorias nesse sentido, utilizando principalmente o feedback dado pelos usuários nas próprias lojas oficiais do app. Assim, o que se busca com todas as novidades é o aumento na quantidade de adesões que utilizem a esses documentos em sua forma eletrônica.

Veja também:  Novo Chevrolet Blazer XL 2019 com 7 Lugares

Desde o mês de dezembro de 2018, a CNH Digital conta com a opção de ser gerada por meio do aplicativo, sem necessidade de comparecimento a um posto de atendimento do Detran. Com isso, o aumento no número de usuários foi de 85% em um período de apenas 30 dias.

No Brasil, cerca de 1,5 milhão de pessoas já utilizam a plataforma que permite a carteira nacional de habilitação em sua versão digital. Ainda, a versão digitalizada do CRLV também possui um número expressivo de usuários, contabilizando 85 mil pessoas que abrangem dez Estados com a opção do documento veicular. São eles: Distrito Federal, Amazonas, Amapá, Maranhão, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pernambuco, Goiás e Ceará.

Como fazer o download da CNH Digital?

Pra baixar a sua CNH Digital, basta fazer a busca pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito na loja do Google Play ou App Store. Feito isso, é necessário fazer o cadastramento no app, ativando o cadastro e clicando no link “Ativar”, que é enviado para o seu e-mail. Após, faça o login na própria plataforma e clique na opção “Adicionar Documento”, que irá gerar a CNH Digital. É possível escolher entre as seguintes opções: “sem certificado” (comparecimento ao Detran) e “com certificado digital” ou “pelo celular”. Se você optar pela última, utilize o seu aparelho para realizar a leitura do QR Code e faça a sua prova de vida. Essa se refere a um movimento físico que é lido pela câmera do seu celular. Após, basta confirmar a validação e informar o seu número de seu telefone. Vale lembrar que o app irá pedir para que o usuário crie uma senha com quatro dígitos, que nada mais é que uma chave de acesso que precisa ser digitada sempre que o documento em modalidade digital for utilizado. A sua CNH Digital não precisa de acesso à internet para a leitura, podendo ser visualizada no dispositivo móvel mesmo sem conexão com a internet. Caso a bateria do celular descarregue e o motorista somente conte com a CNH Digital, haverá a aplicação de uma multa. Essa é no valor de R$ 88,38 e mais três pontos na carteira.

Veja também:  Comprar Pneu do Carro - Cuidados e Dicas de Como Escolher

Kellen Kunz



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.