Diversos especialistas na área automotiva são unânimes em apontar os veículos elétricos como o futuro da indústria automobilística. Não é para menos, eles não são poluentes, são extremamente econômicos e usam tecnologia de ponta em seus conjuntos motrizes garantindo o máximo de eficiência no seu rodar.
Porém, nem tudo são rosas, o principal ponto negativo continua sendo à baixa autonomia em comparação aos modelos atuais a combustão, boa parte devido suas baterias ainda estarem aquém do esperado, isto causa reflexos negativos também nos preços, bem mais altos que à maioria dos outros veículos “normais”, impossibilitando o acesso a todos seus consumidores interessados.
Por enquanto este é o retrato dos veículos elétricos no mercado nacional, pouca oferta de modelos, preços altos e baixas vendas, com isto fica difícil medir o interesse real do público e a sua aceitação em diferentes nichos de venda.
Nos mercados mais maduros (Estados Unidos e Europa) a situação é um pouco melhor porquê os governos incentivam a aquisição destes modelos dando subsídios nos valores finais de vendas para os compradores interessados.
A JAC Motors resolveu investir neste nicho e anunciou o JAC iEV40 para os seus interessados já na opção pré-venda desde o final do mês de Janeiro, a boa notícia é que o veículo será comercializado a partir de Junho de 2019 com o menor preço desta categoria: R$ 139.990, valor abaixo dos modelos da concorrência já anunciada, que podem chegar facilmente aos R$ 200.000.
O JAC iEV40 terá diferenciais bem interessantes como 5 anos de garantia, potência de 115 cv, permitindo o veículo fazer de 0 a 50 km/h em 4,5 segundos e de 0 a 100 km/h em 11 segundos, uma razoável autonomia de 300 km graças a sua bateria de 40 kWh e a opção de realizar uma recarga rápida de 80% da bateria em até 60 minutos, fora a carga completa de 8 horas que pode ser realizada através de uma tomada 220V.
O objetivo da JAC Motors é demonstrar e convencer todos seus interessados sobre o baixo custo de quilometragem se compararmos com um modelo que utiliza motorização a combustão, a JAC enumera que dependendo da tarifa da energia elétrica da cidade aonde o iEV40 é carregado o custo pode chegar a ser seis vezes menor, possibilitando uma economia real já no curto prazo pelo proprietário
Cheio de requintes tecnológicos, o iEV40 também conta um sistema de frenagem automática acionado a partir do momento que o motorista tira o pé do pedal do acelerador, o sistema também é regenerativo, isto quer dizer que os freios alimentam às baterias do veículo quando são utilizados, garantindo o máximo de eficiência do conjunto.
Dentre seus principais equipamentos, o JAC iEV40 ainda oferece central multimídia com tela de 8 polegadas, com câmera integrada de 360 graus, câmera frontal, alerta sonoro para ser ouvido por pedestres (útil uma vez que a motorização elétrica não emite nenhum ruído), painel e bancos revestidos de couro e conveniências como sensor de pressão dos pneus e assistente de partidas do veículo especificamente para rampas.
Mesmo com todas estas dificuldades iniciais e um marco regulatório ainda carente de mais detalhes, às montadoras já divulgaram seus modelos para venda a partir deste ano, são eles o Chevrolet Bolt, o Renault Zoe e o Nissan Leaf, todos já estão disponíveis na opção pré-venda para os interessados e vão se juntar a interessante opção da montadora chinesa.
Resta agora esperar e acompanhar as próximas novidades.
Autor: Carlos B.
Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais
Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais
Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais
O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais
O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais
A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais