Aplicativos Falsos de CNH Digital e IPVA – Riscos e Como Identificar



Falsos aplicativos já enganaram mais de 17 mil usuários.

Criado e distribuído pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o aplicativo da carteira digital deverá estar disponível em breve para todos os brasileiros. A proposta é reunir a CNH digital e o CRLV em um só aplicativo.

Para utilizar o aplicativo, basta ter o modelo atual da carteira de Habilitação impressa. Na nova versão, a CNH contém o QR CODE e depois de efetuar cadastro no Denatran, os motoristas precisam baixar o app, que é totalmente grátis, nas lojas oficiais do Google e Apple. Entretanto, os usuários devem ter muito cuidado com aplicativos falsos que utilizam contas fakes.


Cerca de 17 mil pessoas foram enganadas pelo app da CNH digital e IPVA

Na busca pelo app da carteira digital e por uma consulta fácil do IPVA, aproximadamente 17 mil pessoas foram levadas ao engano. Golpistas cadastraram aplicativos de CNH e IPVA falsos, objetivando o direcionamento desses usuários a anúncios comerciais.

Veja também:  Jeep Renegade S 2019 - Novidades da Nova Versão

Mesmo sendo altamente confiável, o Google Play Store não identificou os adwares imediatamente e até serem retirados da loja, eles conseguiram ludibriar um número considerável de pessoas. Esses apps não danificam e nem causam grandes problemas no sistema dos aparelhos, porém a propaganda invasiva deixa o aparelho mais lento, consume o pacote de dados, acaba com a bateria mais rápido, entre outros problemas.

A fabricante do antivírus Kaspersky Lab foi a responsável por identificar os falsos apps de CNH digital e IPVA, que logo foram removidos pela Play Store. Apesar disso, a remoção das lojas não garante que esses apps saiam por completo de circulação. Isso porque eles ainda podem estar operando nos celulares de quem já havia baixado antes da retirada.


IPVA não possui aplicativo único

O IPVA é uma cobrança de âmbito estadual e não é unificada. Por essa razão, o imposto não pode ser consultado a partir de um aplicativo único. A definição das regras de consulta e cobrança sobre a propriedade de veículo automotivo é particular de cada estado. São Paulo, por exemplo, é um dos muitos estados que ainda não possui app de IPVA.

Veja também:  Volkswagen Amarok V6 2020 pode ter Motor Mais Potente

A forma mais eficaz de verificar o IPVA é solicitando a consulta em bancos e instituições financeiras que possuem convênio para o recebimento do imposto. Proprietários de automóveis devem procurar informações sobre a cobrança do IPVA no estado em que reside, junto aos órgãos competentes.

Como identificar aplicativos falsos

No caso dos falsos apps de CNH digital e IPVA, uma contradição no nome cadastrado denunciava o golpe. Os golpistas cadastraram a conta com o nome de Ministério da Tecnologia, quando o correto seria Ministério da Ciência e Tecnologia. Porém, conforme já informamos anteriormente, o Ministério da Ciência e Tecnologia não é o responsável pela criação e gerenciamento do app da CNH digital.

Erros como este são muito comuns em apps falsos. A melhor forma de não ser enganado é buscando informações a respeito do app que deseja baixar. Além disso, adwares possuem mais propaganda do que os programas originais.

Veja também:  Recall do Chevrolet Onix, Prisma, Cobalt e Spin - Problema na Caixa de Fusíveis

Geralmente, esses anúncios são expostos de forma abusiva e excessiva e o usuário poderá notar lentidão no dispositivo. Em alguns casos, o celular pode até travar. Mesmo quando o aplicativo não está sendo utilizado, os anúncios continuam operando em segundo plano.

A resenha feita por outros usuários é outo ponto extremamente relevante. A opinião registrada por pessoas que já utilizaram o programa poderá dar pistas acerca do bom ou mau funcionamento do app e se ele realiza os serviços a que se propõe.

É muito comum que apps e jogos tenham anúncios, principalmente quando são gratuitos. No entanto, sempre que o aplicativo apresentar propagandas de maneira inadequada, invasiva e irregular, os usuários devem fazer a desinstalação imediatamente.

Kátia Elaini Pereira da Silva



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.