Ar Condicionado do Carro – Como Limpar e Realizar a Manutenção





Confira aqui algumas dicas para limpeza do Ar Condicionado do seu Carro.

Estamos em pleno verão e vamos combinar, as temperaturas estão realmente muito altas. Bom para quem pode curtir uma praia ou uma piscina, porém, nem todos têm essa possibilidade de passar bem o verão. A maioria das pessoas mesmo, para driblarem as altas temperaturas, precisam recorrer aos ventiladores e os famosos ar-condicionados, que podem ser instalados em carros e prédios residenciais e comerciais.

Contudo, o aparelho de ar-condicionado se não for bem monitorado pode resultar em alguns problemas de saúde que são bastante incômodos, como alergias. Dessa forma, se você possui ar-condicionado e não sabe como fazer a sua manutenção, continue a ler este artigo em que apontaremos medidas fáceis e de resultados válidos.




As altas temperaturas fazem com que a sensação térmica chegue a até 50°C em alguns lugares e o ar-condicionado para auxiliar é muito utilizado, mas o que muita gente não sabe é que ele precisa de manutenção, pois caso contrário o ar gerado pelo aparelho pode possuir mau cheiro e um ar de qualidade ruim. Esse tipo de problema acontece quando micro-organismos como bactérias e fungos se proliferam, sendo que essa proliferação se deve ao fato de ficarem resquícios de alguns materiais orgânicos nos dutos do aparelho e também no filtro do aparelho de ar-condicionado.

Veja também:  Toyota Corolla Hybrid - Lançamento, Especificações

Desse modo, quem possui doenças do trato respiratório, como sinusite e rinite, na presença destes micro-organismos rapidamente se tem a percepção pelo organismo e imediatamente as vias aéreas fecham, surgindo a dificuldade para respirar, assim como crises de espirros, coriza, enfim, diversos desconfortos.


Então, para evitar este tipo de problema, confira abaixo algumas dicas para a limpeza de seu aparelho de ar-condicionado:

Se você perceber um mau cheiro ainda leve e também esporádico, o problema está em sua forma mais branda. Por isso, com o carro em movimento ligue o sistema de ventilação colocando na temperatura mais alta possível.

Para não gerar desconforto, abra totalmente os vidros do carro e mantenha o carro em movimento pelo período mínimo de 20 minutos.

Veja também:  BMW Série 3 2019 - Lançamento e Preço no Brasil

Após este tempo, pode estacionar o carro, de modo que o ar permaneça ligado. Recolha seus pertences, deslique os faróis e suba os vidros totalmente. Por último, desligue o motor e deixe o carro totalmente fechado, sem nenhuma entrada de ar.

Esse procedimento tem por objetivo promover a secagem de toda a possível umidade que esteja acumulada no filtro e nos dutos do aparelho.

Agora, se você percebeu em seu carro um mau cheiro leve, porém constante, você precisará utilizar neste caso um spray bactericida que é fabricado para promover a higienização do ar-condicionado de carros. Este produto é facilmente encontrado em lojas de produtos para carros.

Contudo, é preciso possuir alguns cuidados com a utilização destes produtos. Dessa forma, para utilizá-lo deixe ligado o ar-condicionado, colocando-o no modo "recirculação", deixando a ventilação na frequência mais forte. É importante que os vidros estejam fechados, para que assim a pulveriação possa ser realizada até o final.

Veja também:  BMW X3 M 2019 - Novo SUV com Motor e Design Superesportivo

Por isso, é preciso deixar a embalagem apoiada em um local da cabine mais reto, como no assoalho ou no console central. É preciso sair do carro, pois no modo "recirculação", o produto vai passar automaticamente pelos dutos do sistema. Passados 30 minutos os vidros e portas poderão ser abertos.

E se o mau cheiro persistir após estes procedimentos?

Se nada disso resolver, o jeito mesmo é levar o carro para uma manutenção especializada.

Mas para ajudar a manter o seu ar-condicionado automotivo sempre em boas condições é válido manter o carro sempre higienizado. Para isso evite comer alimentos dentro do veículo, de forma que resíduos possam cair sobre os assentos e tapetes, criando um ambiente propício à proliferação de bactérias que podem ser prejudiciais à saúde.

Ana Paula



Um comentário em “Ar Condicionado do Carro – Como Limpar e Realizar a Manutenção

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.