Quando Utilizar a Nova Placa Mercosul?



Saiba em quais situações você precisará utilizar a nova placa padrão Mercosul em seu veículo.

Aos poucos os brasileiros já estão conhecendo o novo sistema de placas de veículos. Estamos falando das placas que possuem o padrão Mercosul que já podem ser encontradas no estado do Rio de Janeiro e gradativamente devem chegar a todos os estados brasileiros.

A novidade tem despertado muitas dúvidas entre os proprietários de veículos. Por isso, se você possui alguma dúvida acerca desse novo sistema de placas, neste artigo esclareceremos as principais dúvidas.


Quais os carros que já devem ser equipados com a nova placa?

A princípio, a obrigação é para carros novos saídos de fábrica. Os veículos que tiverem que ser transferidos entre proprietários também devem adotar as novas placas, assim como aqueles veículos que forem transferidos de municípios.

Outras situações que exigem a nova placa?

Se o veículo mudar de categoria, por exemplo, de táxi para carro de passeio, a placa deve ser trocada para a nova. Caso ocorra algum problema com a placa atual, seja por reprovação na vistoria, danos ou ilegibilidade, também será adotada a nova placa.

Veja também:  Recall BMW M3 e M4 - Problema no Eixo Cardã

E se eu gostar da nova placa e quiser trocar a do meu veículo. É possível?

Sim. É possível fazer a troca voluntária da placa. Contudo, o estado onde o veículo é emplacado já deve ter adotado o novo sistema de emplacamento.


Se o meu carro não estiver em nenhuma dessas situações descritas acima, significa que não será preciso trocar a placa?

Sim. Não será necessário. Porém, é um projeto do Denatran, que daqui a alguns anos todos os veículos em circulação no país estejam com esse novo sistema padronizado de placas. Mas isso será ao longo dos anos.

Existe uma estimativa de tempo para a troca de placas em todos os veículos?

Sim, não é nada certo, mas é esperado que até o ano de 2023 toda a frota de carros do país já esteja padronizada.

Veja também:  Multas de Trânsito podem passar a ser Registradas por Qualquer Pessoa

O Novo sistema de placas padronizadas já está valendo?

Sim. Inicialmente o prazo inicial era o mês de dezembro do ano de 2018, mas ocorreram alguns contratemos que impediram a sua implantação, mas foi determinado pelo Denatran que o prazo final para o Rio de Janeiro será o dia 30 do mês de junho deste ano.

Além do Rio de Janeiro algum outro estado já aderiu ao novo emplacamento?

Sim. Já aderiram ao sistema os estados de Espírito Santo, Amazonas, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Paraná.

Quanto irá custar esse novo emplacamento?

De acordo com o informado pelo Detran, os valores podem se diferenciar entre os estados. Inicialmente foi anunciado que o valor seria o mesmo do sistema antigo, mas para facilitar para os proprietários os valores reduziram. Por isso, em relação ao valor do Rio de Janeiro temos os valores de R$64,60 para motos e R$ 193,84 para veículos.

Como será a nova placa?

Em relação ao tamanho a nova placa possui o mesmo tamanho das placas antigas. Ou seja, não será preciso nenhum reparo no veículo para a recepção da placa nova. Em termos de aparência, a nova placa conta com um fundo em branco. A inscrição é composta por três números e quatro letras, que serão distribuídos de forma aleatória. A cor da inscrição vai servir para indicar a categoria do carro. Dessa forma temos a cor vermelha para carros de aluguel e comerciais, preta para carros particulares, azul para veículos oficiais, verde para carros de testes, prata para carros de coleção e os carros diplomáticos contarão com a cor dourada. Além disso, a placa terá o emblema do Mercosul e a bandeira do Brasil. Sem falar do QR um código digital, que representa mais segurança para os veículos.

Veja também:  Land Rover Defender 2020 - Novidades e Detalhes do Interior

Como se pode ver o novo sistema de placas com padrão Mercosul não é nenhum bicho de sete cabeças e os proprietários de veículos terão muito tempo para se adaptarem e nem precisarão pagar caro por isso.

Por Ana Paula

Placa Mercosul



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.