IPVA SE 2019 – Mudanças e Novidades





As novidades para o pagamento do IPVA de Sergipe deste ano são que não existe mais a possibilidade de parcelar antecipado e será permitida a quitação por cartão de crédito.

Com o início de um novo ano sempre tem as promessas de mudanças, sem contar quando se tem um novo governo que é o caso do nosso ano atual, aí que as mudanças iniciais acontecem em alta escala e aproveitado tudo isso o DETRAN/SE aproveitou para programar suas mudanças.

O DETRAN (DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO) de Sergipe é o órgão que se responsabiliza pelo trânsito de veículos no estado de Sergipe. Ele foi criado em 27 de fevereiro de 1987.




Ele informou em dezembro de 2018 uma correção no calendário para o pagamento do IPVA de 2019, segundo o Departamento Estadual de Trânsito ocorrerá mudanças em relação ao calendário anterior.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto que é cobrado todo ano a todos os donos de automóveis que moram em Sergipe e em outros estados brasileiros, com o calendário divulgado pelo Governo, muitos motoristas de Sergipe já estão se preparando para pagar o tributo este ano.

Veja também:  Fim do Chevrolet Camaro em 2023

O novo calendário divulgado para o pagamento do Licenciamento Anual e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o Exercício de 2019, nas mudanças implementadas pelo DETRAN/SE não existe mais a possibilidade de parcelar antecipado e será permitida a quitação por cartão de crédito. A medida já está em vigor.

De acordo com as novas normas do DETRAN (DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO), haverá o desconto de 10% no valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para veículo com qualquer terminação de placas. Acontece o desconto para o pagamento efetuado de forma integral até a data de 28 de fevereiro de 2019, desde que o contribuinte não possua em seu nome débitos do imposto relativo a exercícios anteriores.

O DETRAN ainda comunica que quem optar pela cota única sem desconto no IPVA tem que se atentar ao mês de referência do final da placa de seu carro, conforme tabela que foi divulgada no site do DETRAN/SE confira no site: http://www.detran.se.gov.br/novo_inicio.asp.

Veja também:  Aditivos para Radiador e Tanque de Combustível - Benefícios e Importância

Este ano o DETRAN irá permitir o parcelamento de multas do IPVA e DPVAT em até 12 vezes no cartão de crédito. Já havia sido implementado no Rio de Janeiro o programa Parcele Tudo, o qual permite o parcelamento de débitos via cartão de crédito. Esta modalidade possibilita o pagamento de multas, IPVA e seguro obrigatório (DPVAT) para veículos licenciados no Estado do Rio.

Para fazer a solicitação do Licenciamento Anual ao DETRAN/SE, você terá que acessar o site, caixas eletrônicos do Banese, totens de auto-atendimento da entidade ou através do aplicativo DETRAN/SE Digital.

O não pagamento do tributo impedirá que o proprietário de veículos faça a realização do licenciamento anual obrigatório, o que acarretará diversos problemas com o Departamento Estadual de Trânsito.

Uma quantidade do valor arrecadado no IPVA 2019 será encaminhada para as cidades que registraram os veículos, de uma forma que a outra metade irá diretamente para a Secretaria de Fazenda do Estado de Sergipe – Sefaz-SE.

Veja também:  Kia Cadenza 2020 - Reestilização e Novidades

O tributo arrecadado é administrado pelo DETRAN/SE, e caso o responsável deixe de pagar a taxa irá ocorrer com que a situação do veículo ficará como irregular e caso o motorista seja pego nessa situação pela fiscalização, ele poderá receber uma multa ou até ter o seu veículo apreendido, além de perder pontos na sua carteira.

Para consultar o IPVA/SE você poderá fazer no próprio site http://www.detran.se.gov.br/novo_inicio.asp do Departamento Estadual de Trânsito, todo o processo é rápido e levará apenas alguns minutos, pois tudo que será necessário é um acesso à internet, uma boa conexão e um computador.

Será ainda necessário ao motorista ter em mãos os documentos com as informações de seu veículo, como o RENAVAM e o código de segurança.

Não perca tempo, coloque seus documentos em dia!

Por Karla Silva

IPVA



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.