IPVA SC 2019 – Como Pagar, Calendário de Pagamento e Descontos



Veja aqui mais detalhes sobre o pagamento do IPVA 2019 no Estado de Santa Catarina.

O ano novo começou e quem é proprietário de um ou mais veículos já começa a se preocupar com o IPVA, que deve ser pago dentro do prazo estipulado para evitar multas. Quem conseguiu manter o controle financeiro no ano passado e reservou um dinheiro para este início de ano pode optar pelo pagamento à vista e assim já ir ficando livre das contas que se acumulam em janeiro e nos meses seguintes.

Em Santa Catarina, por exemplo, o IPVA 2019 teve uma redução média de 3,2% e isto se deve à desvalorização dos veículos. A Secretaria da Fazenda de Santa Catarina já confirmou o desconto para o imposto no estado, sendo que este índice representa que o proprietário de veículo irá economizar ao pagar o IPVA, mas por outro lado, sabe que seu veículo está valendo menos em relação a 2018, segundo a tabela da Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que é usada em todo país para fazer os cálculos.

Veja também:  IPVA PB 2019 - Calendário de Pagamento e Descontos

Para ter acesso ao valor que deverá ser pago, o contribuinte deve acessar o site do Detran – Departamento Estadual do Trânsito e assim conferir o valor do IPVA 2019. Acesse aqui para conferir e nesta mesma página é possível ter acesso ao boleto para ser pago nas agências bancárias, casas lotéricas e também pela web para quem utiliza internet banking. No site também é possível esclarecer as dúvidas relacionadas ao IPVA 2019 de Santa Catarina. A dica para os proprietários de veículos é não deixar para efetuar o pagamento na última hora.

Saiba quais são as alíquotas para Santa Catarina:

  • 2%: referente a veículos de passeio, além de utilitários e também motor-casa, sejam nacionais ou estrangeiros.
  • 1%: alíquota para os veículos de 2 ou 3 rodas e também para aqueles de transporte de passageiros ou carga, nacionais ou estrangeiros.
  • 1%: alíquota os veículos usados para locação, pertencentes a locadoras ou que são arrendados por estas empresas com contrato de arrendamento mercantil.
Veja também:  Quando Trocar os Amortecedores do Carro

Pagamento IPVA 2019 SC

Os proprietários de veículos deverão optar pelo pagamento do IPVA em cota única ou então em 3 parcelas.

Importante ressaltar que o cidadão não terá desconto em nenhuma das duas modalidades de pagamento, mas a vantagem de pagar à vista é que já vai se livrando das contas do início de ano. Quem prefere deixar o dinheiro aplicado no banco, ou não conseguiu fazer uma reserva para quitar o IPVA, poderá optar pelo parcelamento.


A data de vencimento varia de acordo com o último número da placa. Uma curiosidade que o IPVA mais caro em Santa Catarina é de um Lamborghini Avent S 2018 e o proprietário terá que pagar este ano o valor de R$ 77.440,68.

Confira o calendário de pagamento para Cota Única, de acordo com o número da placa:

  • 1 – último dia de janeiro.
  • 2 – último dia de fevereiro.
  • 3 – último dia de março.
  • 4 – último dia de abril.
  • 5 – último dia de maio.
  • 6 – último dia de junho.
  • 7 – último dia de julho.
  • 8 – último dia de agosto.
  • 9 – último dia de setembro.
  • 0 – último dia de outubro.
Veja também:  Comparativo Toyota Yaris x Honda Fit - Qual é Melhor?

Hoje em Santa Catarina há cerca de 5 milhões de veículos em circulação, de acordo com a secretaria e mais de 3 milhões deverão efetuar o pagamento do IPVA, enquanto os outros possuem isenção ou então imunidade, por exemplo, aqueles carros mais antigos, os táxis e também os veículos adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais.

As motocicletas de 200 CC que não sofreram nenhuma penalização por infração de trânsito no ano passado também estão isentas do IPVA 2019.

A estimativa é que Santa Catarina arrecade este ano cerca de R$ 1,8 bilhão só com o pagamento do IPVA. Desse total, 50% é repassado para o recolhimento dos municípios onde o veículo foi implacado.

Por Russel

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.