IPVA RS 2019 – Calendário de Pagamento, Descontos, Como Pagar



Confira aqui mais detalhes sobre o IPVA RS 2019.

Quem ainda não quitou o pagamento do seu IPVA 2019 precisa saber que, para ganhar o desconto de 3% no valor total, tem até abril para realizar o pagamento e usufruir do benefício. As datas variam de acordo com a placa do veículo. Os dias são os seguintes: para final de placa 1, em 1º de abril; com final 2, em 3 de abril; final 3 em 5 de abril; final 4 em 8 de abril; final 5 em 10 de abril; final 6 em 12 de abril; final 7 em 15 de abril; final 8 em 17 de abril; final 9 em 22 de abril; e, por fim, final 0 em 24 de abril.

Onde e como pagar?

Vale lembrar que o pagamento do valor pode ser feito pelo proprietário, condutor ou pessoa responsável em qualquer uma das agências bancárias do Sicredi, Santander, Bradesco e Banrisul, bem como em lotéricas da Caixa.


No Banco do Brasil, somente são aceitos clientes da instituição.

Veja também:  BMW Z4 2019 - Lançamento no Brasil, Características

Quem for quitar o imposto, precisa apresentar o documento de Certificado de Registro e de Licenciamento do Veículo, o CRLV, que contém as informações pertinentes para a consulta do valor. Também é importante informar que, juntamente com o IPVA, há a possibilidade de ser paga também a taxa de licenciamento, multas de trânsito e o seguro obrigatório do mesmo (DPVAT).

Licenciamento de Veículo

Para licenciar o seu veículo, também é preciso estar atento ao final da placa. Sendo assim, os prazos serão: para final 1, 2 e 3 no dia 30 de abril; final 4, 5 e 6 em 31 de maio; final 7 e 8 no dia 30 de junho; e final 9 e 0 em 31 de julho.


Para realizar o licenciamento de um veículo, três itens são levados em conta: taxa da expedição do documento, seguro obrigatório DPVAT e o IPVA. Uma vez quitados esses três valores e as eventuais multas que a condução possa ter, o mesmo estará licenciado para o ano em questão, sendo emitido um documento totalmente novo de CRLV.

Veja também:  Chevrolet Onix 2020 - Lançamento, Ficha Técnica

É importante destacar, todavia, que dentro dos prazos mencionados acima, ainda é possível que o condutor circule com o veículo, mesmo com os CRLV do ano anterior.

Guias para pagamento

Os valores do seguro obrigatório e as guias do IPVA já estão liberados e disponíveis para o seu pagamento, podendo esse ser feito de forma conjunta. É importante alertar que, se você somente pagou o seu IPVA, ainda não possui o licenciamento para rodar.

Para consultar os valores do licenciamento, basta acessar o site do Detran do Estado do Rio Grande do Sul, no endereço eletrônico https://www.portaldetransito.rs.gov.br.

É necessário informar a placa do veículo e o código RENAVAM. Uma vez quitados os pagamentos pendentes, é enviado pelo Sedex o documento para o endereço presente nos registros do Detran/RS. Por isso, verifique também se o mesmo está atualizado e correto.

Sobre os descontos

Quem realizou o pagamento até o dia 28 de dezembro teve um desconto de 3% no valor do documento. Até o dia 28 de fevereiro, o abatimento dado é de 2%. Quem for deixar para quitar o seu valor até o dia 29 de março receberá somente 1% de desconto. O valor total do mesmo pode também ser parcelado em até três vezes, recebendo os descontos previstos para cada parcela. Ainda, quem não recebeu nenhuma multa durante o período de novembro de 2015 até outubro de 2018, ainda terá desconto como bom motorista. Para esses, a redução é de 15%. Quem recebeu uma multa depois do mês de novembro de 2016, receberá o desconto de 10% e, depois do mês de novembro de 2017, 5% de desconto. Quem participa também do Programa da Nota Fiscal Gaúcha, recebe desconto pelo Bom Cidadão. Esse também prevê três faixas diferenciadas de abatimento, sendo de 1% para quem possui até 40 notas fiscais registradas, 3% para quem possuir 41 a 99 notas e de 5% para aqueles que tiverem 100 ou mais documentos fiscais.

Veja também:  Chevrolet Camaro 2019 - Lançamento, Características

Kellen Kunz

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.