IPVA RO 2019 – Calendário de Pagamento, Descontos e Como Pagar



Confira aqui as datas para pagamento do IPVA de Rondônia 2019.

O IPVA consiste, em primeiro lugar, na sigla que compacta o enunciado: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que se trata de um imposto estadual, cobrado todos os anos, e cujo principal objetivo está em arrecadar um determinado valor sobre os proprietários de automóveis, independentemente de qual o tipo de veículo existente, que seja automotor.

Deste modo, o departamento da Secretaria de Finanças, ou Sefin, do Estado de Rondônia, fez divulgar no mês passado, Dezembro de 2018, todos os valores deste Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou IPVA, junto das suas datas para a efetivação do pagamento. Por meio dessa cobrança de imposto, o Governo daquele Estado tem expectativa de poder arrecadar cerca de 290 milhões de reais.


De acordo com as informações angariadas da Sefin-RO, todas as normas de cobrança, de descontos e de pagamento de IPVA se mantém exatamente as mesmas. Portanto, a todo contribuinte, proprietário de veículo automotor, é sempre recomendada a constante consulta e orientação por meio da tabela de pagamento, que está disponível somente no site do portal da Sefin, em caso de o mesmo optar pelo desconto no ato do pagamento que se faz antecipadamente ou os outros benefícios que incluem o parcelamento deste mesmo débito.

Veja também:  Mercedes AMG GT 2019 - Novidades e Nova Versão R Pro

A tabela discrimina de modo claro o seguinte:

Em relação aos proprietários de automóveis que estão emplacados com códigos que finalizam em 1, 2 e 3, se os mesmos optarem por obter o desconto de 10% no pagamento, o mesmo deverá ser efetuado de forma antecipada até o fim do mês de janeiro de 2019.

Assim, ainda para este primeiro mês de 2019, está previamente organizada a alternativa de parcelamento deste débito público.


Ainda assim, uma observação muito importante deve ser registrada:

Com relação aos proprietários de automóveis que estão com seus IPVAs atrasados, o departamento da Sefin faz lembrar, por meio de seus diretores, que todos os contribuintes que estão com o pagamento do imposto em atraso já deverão ter quitado esses débitos anteriores e acumulados antes da virada do ano para 2019, dado que, a partir do mês de janeiro, a Unidade Padrão Fiscal, ou UPF, responsável pelas correções sobre as taxas cobradas em cada Estado da União, começou a passar por um intenso processo de reajuste de até 8%.

Veja também:  Honda Accord 2019 - Novidades e Preço no Brasil

Quem ainda não quitou os débitos atrasados deverá consultar o site da Sefin.

O IPVA não é apenas uma cobrança arbitrária dos Estados, ele tem uma finalidade específica. Possuir e manter um automóvel não consiste apenas em um direito privado de cada proprietário, já que a vida no trânsito, nas grandes cidades, pressupõe uma grande responsabilidade para com o próximo. Todo motorista, seja de que veículo for, tem uma responsabilidade social que o obriga não só a estar atento ao máximo no trânsito, mas, também à necessidade de se realizar a correta manutenção do automóvel, de modo que o mesmo esteja em condições mínimas de segurança para transitar nas ruas.

Veja também:  Carros Mais Vendidos no Brasil 2018 - Novembro

Portanto, todos os proprietários de veículos automotores, no Estado de Rondônia, necessitam estar atentos à tabela atualizada, que está disponível em diversos sites.

Recapitulando: o Governo do estado de Rondônia fez divulgar as datas para o pagamento do IPVA em 2019. Todos os contribuintes têm chance de conquistar até 10% em desconto para a efetivação de pagamento antecipado e em única parcela. Desta maneira, o Governo daquele Estado espera poder arrecadar uma soma em torno de 290 milhões de reais.

É importante não esquecer estas informações. Para mais detalhes acesse aqui e informe o Renavam de seu carro.

Paulo Henrique dos Santos

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.