IPVA 2019 SE – Descontos e Calendário de Pagamento



Confira aqui mais detalhes sobre o pagamento do IPVA 2019 no Estado de Sergipe.

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Sergipe divulgou no último dia 6 o calendário de pagamento do IPVA 2019 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), ação controlada pela Secretaria de Estado da Fazenda, que ocorre anualmente. Esse ano os proprietários terão a oportunidade de adquirir um desconto de 10% sobre o valor a ser pago até o último dia de fevereiro (dia 28). Do dinheiro total arrecadado deste imposto, metade é repassada para os municípios no qual os veículos estão matriculados, inscritos ou licenciados e a outra metade é destinada ao Tesouro do Estado. Mesmo que não seja próprio do Detran, é de sua responsabilidade zelar pela cobrança desse imposto anual.

Haverá algumas pequenas e simples mudanças com relação ao calendário anterior, deixando de existir a possibilidade de parcelamento antecipado, porém, a quitação por cartão de crédito será permitida. Essa medida passou a valer desde o dia primeiro de janeiro de 2019.

Veja também:  Novo Suzuki Jimny 2020 - Nova Geração chega ao Brasil

O desconto de 10% no valor do IPVA é válido para qualquer veículo automotivo, independente da terminação da placa. Para consegui o desconto, é necessário que o contribuinte não possua débitos dos impostos relativos a exercícios anteriores e realize o pagamento até o dia 28 de fevereiro de 2019.

Caso deseje optar pela cota única sem desconto no IPVA, o proprietário deve ficar atento à tabela divulgada pelo site do Detran de Sergipe, na qual está explícito a data limite para a realização do pagamento. Aqueles que não pagarem o documento até a data definida ficarão sujeitos a multas ou juros, vale adicionar a observação de que todos os prazos vão até o último dia de um determinado mês, a partir da placa com final 2, os meses vão saltando de um em um, junto com as finalizações das placas. Por exemplo: os automóveis de placa finalizada em 1 e 2 terão até do dia 29 de março de 2019 para efetuar o pagamento; os terminados em 3, terão até 30 de abril; aqueles com final 4 poderão pagar até dia 31 de maio; enquanto os que terminam com 5 até o dia 28 de junho. E assim sucessivamente até chegar as placas com final zero, seguindo uma sequência que começa de um e vai até nove, depois vem o zero.

Veja também:  BMW X5 2019 - Pré-Venda no Brasil

Para consultar o IPVA, o proprietário poderá acessar os totens de autoatendimento do Detran, o aplicativo, o site e os caixas eletrônicos do Banese. Para emitir boleto, será preciso entrar no site do Detran ou da Receita Federal, preencher seus dados, nos quais estão incluídos: o número do CPF ou do CNPJ, da placa e Renavam do veículo. Ao terminar o preenchimento de dados, basta clicar em “Avançar” e o boleto ficará disponível para visualizar e imprimir. O pagamento deverá ser realizado nas agências do banco Bradesco, seja no serviço de autoatendimento ou no Mobile Banking, uma ferramenta desenvolvida pelo Bradesco em forma de aplicativo para smartphones, como forma de facilitar os serviços bancários, dando ao contribuinte a possibilidade de efetuar o pagamento em qualquer lugar que esteja, contanto que tenha acesso à internet em seu aparelho móvel.

Veja também:  Novas Funções da CNH Digital e CRLV

Em caso de veículos sujeitos a deferimento, como taxis e afins, e qualquer veículo com no mínimo 15 anos completos do ano de fabricação, estão assegurados pela legislação em vigor, que garante que os proprietários destes automóveis não paguem o IPVA. Porém, ainda terão de arcar com as demais taxas, como o Dpvat (seguro obrigatório), licenciamento do Detran-SE, emplacamento e Taxa de Bombeiro. Os portadores de deficiência (seja ela física, mental, visual ou autismo) têm direito a isenção, basta cadastrar o veículo no Ministério do Turismo como transporte turístico. Motoboys e moto-frentistas com veículos de até 150 cilindradas devem se apresentar em qualquer repartição fiscal do Estado para ter direito à isenção do IPVA 2019.

Fabio Santos

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.