Dicas para comprar o primeiro carro



É preciso ponderar diversos pontos antes de comprar o primeiro carro.

O preço real de um carro

Antes de comprar um carro é preciso ter em mente que o seu preço vai muito além dos anunciados pelas concessionárias ou pela tabela FIPE. Do ponto de vista estritamente financeiro, um carro geralmente representa um péssimo investimento, é claro que existe a questão do conforto e da aparência, chegar em uma festa de carro ainda causa melhor impressão do que chegar de ônibus, por exemplo. Esses elementos fazem com que muitas pessoas queiram comprar o seu primeiro carro, mas para não passar aperto depois e manter a sua saúde financeira é necessário considerar os itens dessas listas.


1º carro não anda com força de vontade: Antes de tudo um carro precisa de algum combustível para andar, seja gasolina, gás ou álcool, você provavelmente sabe disso, o que talvez você não saiba é que eles estão ficando cada vez mais caros. No primeiro semestre de 2018 a gasolina aumentou quase 10% chegando em julho com o preço médio de R$ 4,498, já em novembro desse ano o preço médio estava em R$ 4,498, ou seja, o crescimento continua. Desde 2015 a política da Petrobrás é cortar subsídios e praticar o preço dado pelo mercado internacional, então todos os combustíveis têm subidos de preço, sendo que a perspectiva é de que os aumentos continuem, principalmente se o dólar continuar se valorizando. Talvez seja uma boa ideia considerar comprar um carro flex, mesmo que mais caros a economia pode vir no dia a dia.

Veja também:  Porsche 911 2020 - Nova Geração no Brasil

2º um carro não é só andar e ser feliz, é preciso manutenção: Um fato óbvio, mas que muitas pessoas desconsideram na hora da compra, é que um carro precisa de manutenção. Nos carros usados esse problema pode ser maior, já que ele já foi mais rodado e nunca se sabe o zelo que o antigo dono tinha, mas não se engane, um carro zero também precisa passar no mecânico de vez enquanto. A manutenção pode ser algo básico, como uma troca de óleo, mas também pode ser algo custoso e demorado, por isso que deve entrar no seu planejamento. A dica é compra um carro que possua peças de reposição baratas e que sejam fácil de encontrar, assim você pode economizar bastante nesse quesito.

Veja também:  Análise Volkswagen Polo 1.6 Automático 2019

3º taxas e mais taxas: Quando se compra um carro você se torna obrigado a pagar impostos sobre ele, o famoso IPVA, também existe o seguro obrigatório, chamado de DPVAT. Essas taxas não tem como evitar, mas você pode ser cauteloso e evitar multas, pode ter certeza que com isso você vai acabar economizando um bom dinheiro, além de se livrar de algumas dores de cabeça. É fundamental também se ter um seguros, já que você não vai querer deixar seu carro desprotegido, sendo que isso pode ajudar a economizar um bom dinheiro, principalmente se você não segue o conselho anterior de ser cauteloso.


4º tempo é dinheiro: Por último, o que poucas pessoas lembram, é que seu veículo está se depreciando todos os dias, ou seja, um carro, como qualquer coisa, perde valor com o uso e com o tempo. Isso deve entrar na sua conta, já que você dificilmente vai conseguir vender ele pelo mesmo preço de compra, sendo que se você está pensando em comprar um carro zero, talvez esse seja o principal custo do veículo. Essa desvalorização varia de carro para carro, mas para se ter uma ideia, um Ford Ecosport tem em média 16,4% de desvalorização em um ano, já um Citroen C3 Picasso desvaloriza 22,2% em um ano.

Veja também:  Carros Mais Vendidos no Brasil 2018 - Novembro

Depois de tudo isso, você ainda pode estar certo em comprar um carro, mas se para viabilizar isso você depende de um financiamento, tome muito cuidado e pense muito bem. A sua renda deve ser capaz de suprir todos esses gastos mencionados e mais as parcelas do financiamento e eventuais juros. Existem algumas ferramentas na internet que facilitam as coisas como esse site (autocustos.info/BR), que é uma calculadora de custos. O correto é ponderar bem se você realmente precisa de um carro ou se tem condições para tal, talvez o mais sensato seja adiar um pouco a compra, mas nunca deixe de planejar bem essa comprar, para que sonho não vire um pesadelo.

Por Gabriel Bem

Compra de carro

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.