Recall Volkswagen Gol e Voyage – Problema no Cinto de Segurança





Problema atinge 136 unidades fabricadas em 2018.

A fabricante Volkswagen anunciou no último dia 11 o recall dos automóveis Gol e Voyage, devido à possibilidade de falha no fecho duplo do cinto de segurança traseiro. Os veículos que estão sob esse risco são aqueles de ano-modelo 2018 e 2019 e totalizam 136 unidades. Os carros afetados tem data de fabricação entre 16/05/2018 e 14/06/2018 e a identificação dos chassis dos automóveis vão de JT156496 até KT010470.

Segundo a montadora, o serviço de reparo é gratuito e demora cerca de 50 minutos para ser realizado. O início do atendimento para a solução desse problema será no dia 17 de dezembro. O problema específico identificado se dá no cinto de segurança traseiro, na porca de fixação do fecho duplo.




Esse defeito pode colocar em risco a segurança dos passageiros, já que se ocorrer uma colisão os cintos localizados do lado esquerdo e central poderão se soltar e falhar em evitar lesões físicas nos ocupantes do veículo.

Veja também:  Citroen C3-XR 2020 - Registro e Lançamento no Brasil

Para saber como proceder e ter mais informações se o seu Volkswagen se enquadra naqueles onde ocorre esse defeito, a fabricante oferece o site www.vw.com.br e a linha de atendimento 0800 019 8866.


Sobre a Volkswagen

A Volkswagen é uma empresa do Grupo Volkswagen, um conglomerado alemão de fabricação de veículos. Foi fundada em 1937 e conta com um mercado global para os seus produtos. Seu nome significa “carro do povo” e o primeiro carro produzido foi o famoso Fusca.

O que é um recall?

Um termo que pode ser traduzido como “chamada de volta”, o recall é a operação onde uma empresa recolhe um produto que fabricou por conta de um erro que compromete a segurança dos consumidores, para que sejam feitos os reparos necessários.

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor estabelece regras a respeito de como as empresas devem agir. Ele define, por exemplo, que a empresa responsável pelo produto defeituoso deve anunciar o recall para todos os consumidores diretamente ou também através da imprensa, informando o erro cometido e dando informações que orientem o cliente na troca ou reparo do produto.

Veja também:  Mercedes-Benz EQC 2020 - Lançamento do Novo Carro Elétrico no Brasil

É importante destacar que quando se trata de um recall de veículos, ele também se estende aos seminovos. Assim, aqueles que compraram carros usados também têm o direito pelo serviço, da mesma forma que os que compraram direto da empresa.

Uma dica fundamental é a de nunca se esquecer de guardar o comprovante que demonstre que o recall foi feito, para que futuramente, caso se note que o reparo não foi suficiente, seja possível pedir outro.

Importância do cinto de segurança

O cinto de segurança de três pontos, o mais utilizado atualmente, foi criado em 1959 pelo engenheiro sueco Nils Bohlin. Posteriormente, o Departamento de Patentes da Alemanha considerou a invenção tão fundamental que classificou-a como uma das oito invenções mais importantes até aquele momento.

Veja também:  Análise do Novo Peugeot 2008 2020 - Test Drive

Os cintos de segurança em geral são um dos equipamentos mais importantes dentro de um carro para proteger contra danos físicos causados por impactos que podem ser fatais. Ele é especialmente importante para grávidas, idosos, crianças e pessoas mais propensas a se ferirem em um automóvel.

Sua ação é muito simples, já que ele impede o choque do corpo do passageiro contra o volante, para-brisas, painel e evita que o ocupante seja arremessado para fora do veículo.

Ao contrário do que geralmente se pensa, os cintos de segurança não servem só para proteger aqueles que o usam, como também os outros ocupantes do veículo. Em um choque frente a frente, aqueles que estão sentados nos bancos traseiros sem cinto de segurança não só podem sofrer o impacto do choque contra a parte de trás dos bancos dianteiros, como também podem impactar e ferir aqueles que estão sentados na frente.

Bruno Esteves Campoi



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.