Grupo FCA irá lançar veículos elétricos e híbridos plug-in




De 2019 a 2021, a FCA irá lançar 13 novos veículos elétricos e híbridos plug-in.

O grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles – irá voltar a ter diversas novidades após um tempo bem complicado passado pela empresa, que foi a morte Sergio Marchionne, o CEO da companhia. Foi realizado um encontro com sindicatos da Itália, onde Mike Manley, o novo CEO da empresa apresentou os planos para o futuro e por fim revelou que pretendem realizar um investimento de US$ 5,6 bilhões nos três anos próximos (de 2019 até 2021) para que consigam lançar 13 novidades.

O conglomerado ítalo-americano apresentou o plano global de eletrificação que pretendem trabalhar nos próximos três anos. A ideia do grupo é lançar veículos elétricos e híbridos plug-in neste triênio. Os investimentos apresentados pela marca irão ser utilizados para trabalhar sobre novos modelos e também sobre novos propulsores. Além disso, destes fatos, a companhia informou que desejar elevar sua produção em território italiano para que assim consiga melhorar suas próprias margens de lucro.

Veja também:  Fiat Uno 2019 - Nova Versão Way e Preços

Desta forma, o plano é que se concentre a produção de modelos da Jeep, Maserati e Alfa Romeo na Itália, visto que lá seus custos para produzir são superiores e somente produtos que possuem um maior valor agregado iriam conseguir oferecer melhores margens de lucro. Sendo assim, modelos como o Panda e o Fiat 500 devem se manter na Polônia, que possui menores custos e mão de obra mais barata.

A FCA, ainda assim, pretende produzir o novo Fiat 500 com motorização elétrica na cidade de Turim, bem como o Panda, um híbrido leve, isso devido aos elevados custos. O modelo Fiat 500X irá receber uma nova versão, a híbrida plug-in e ainda continuará sendo fabricado na comuna de Melfi, de forma conjunta com o modelo Jeep Renegade, o qual também contará com uma variante equivalente.

Entretanto, a apresentação deste plano estratégico envolve também o desenvolvido de um novo lançamento, o qual está deixando a imprensa bem atenta. O produto é um novo SUV compacto para a marca Alfa Romeo, porém ao contrário de fazer uso da plataforma Giorgio mais curta, contará como base a do Jeep Renegade ou do Compass, muito provável que seja deste segundo.

Veja também:  Lamborghini Urus 2019 - Novidades, Características

A referida plataforma irá ser utilizada pela Alfa Romeo já tendo uma alternativa como híbrido plug-in. A sua fabricação será realizada na comuna de Pomigliano, porém no atual momento ainda não se tem um nome para produto. Enquanto o modelo Jeep Compass, que hoje é o campeão de vendas no segmento de SUVs no mercado brasileiro, será desenvolvido agora na Itália, porém em Melfi, além do Fiat 500X e do Renegade.

Quando se trata da marca Maserati, existirá também uma variante equivalente ao luxuoso da marca Alfa Romeo Stelvio, o qual é desenvolvido igualmente na planta de Cassino, local onde são produzidos veículos tendo Giorgio como base. Por outro lado, o esportivo, já aguardado, Alfieri, o qual contará com opções conversível e cupê, deverá ser desenvolvido na comuna de Modena, o qual sairá de fábrica eletrificado, já partindo da sua primeira versão.

Veja também:  Mercedes-Benz Classe A Sedan 2019 - Novidades, Especificações

Os modelos Maserati Quattroporte, Levante e Ghibli irão receber variantes com motores híbridos plug-in. A montadora tem a pretensão de realizar uma expansão em sua produção de veículos elétricos em um segundo momento depois deste período, o que irá envolver de maneira direta as plantas que já existem, sendo elas a da Sérvia, Turquia e Polônia. Quando se trata de mercados automobilísticos emergentes, como é o caso da Índia, da Américas e também da China, nenhum comentário sobre o assunto foi feito por parte Fiat Chrysler Automobiles, entretanto fica-se na espera, para que possa aparecer por aqui o mais rápido possível.

Por Filipe Silva

Lançamentos da FCA

Relacionados



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.