O Tiggo 4 é o SUV compacto da marca chinesa e já foi lançado no Chile, porém, não tem data marcada para desembarcar no Brasil.
A Chery juntamente com a representante brasileira, a CAOA, vai lançar dois SUVs no mercado nacional. O Tiggo 4 e Tiggo 7 ainda não tem data marcada para chegar as concessionárias, mas já estão sendo produzidos na fábrica de Anápolis e em breve estarão nas ruas país.
Tiggo 4
Esse é o nome do Chery Tiggo 5x na América Latina. O Tiggo 4 é o SUV compacto da marca chinesa e já foi lançado no Chile, onde será comercializado pela importadora SK Bergè. O modelo também já foi apresentado na Argentina, mas em ambas os países ele é importado diretamente da China.
No país de origem, 10 mil unidades são vendidas mensalmente, um número considerável mesmo para o país. Para o mercado nacional, as expectativas não são tão grandes para o modelo, contudo a parceria com a CAOA promete bons resultados. Na fábrica de Anápolis já são produzidos os os veículos Hyundai ix35 e New Tucson.
O Tiggo 4 é produzido sobre a plataforma TX1, cujos módulos foram desenvolvidos juntamente com a Jaguar Land Rover, sócia da Chery na produção de modelos de luxo na China. Muitos dos componentes utilizados pela Jaguar também estão empregados no Tiggo 4 e Tiggo 7, e devem chegar ao Brasil, onde receberá ajustes para melhorar o desempenho do SUV.
Com motor 1.5 turbo de 146 cv e 21,5 kgfm de torque, o Tiggo 4 dispõe de um câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas. Possivelmente a versão com motor 2.0 e 122 cvs não será comercializada no mercado nacional. As medidas são 4,33 m de comprimento, 1,83 m de largura, 2,63 m entre-eixos e 1,64 m de altura.
O exterior apresenta uma evolução antes aos modelos um pouco mais antigos da Chery. Com detalhes mais ricos, o modelo traz uma série de itens cromados. Além deles, destaque-se também os faróis grandes, apêndices laterais no para-choque expressivas e nova grade em relação à versão chinesa. Na traseira, a nova lanterna apresentam elementos centrais com quatro retângulos.
Na parte interior, o painel é até semelhante ao do Tiggo 7, mas há algumas pequenas diferenças, apesar do mesmo quadro de instrumentos. O Tiggo 4 vem equipado com central multimidia com tela touch de 9 polegadas, ar-condicionado automático, botão de partida, direção elétrica, teto panorâmico, airbags frontais e laterais.
Outros itens de série são os controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico, modos Eco e Sport, brake hold, rodas de liga leve aro 18 polegadas, pneus 215/55 R18 e etc.
O valor do Tiggo 4 deve girar em torno dos R$ 70 mil. Ele terá como concorrentes o Ford Ecosport 1.5, o Hyundai HR-V e o Nissan Kicks. Uma tarefa difícil, mas não impossível, principalmente com a melhor receptividade do público brasileiro.
Novidades da CAOA
A CAOA já tinha prometido 3 novidades para o mercado brasileiro. Além dos Tiggo 4 e 7, a empresa vai produzir o sedan Arrizo 5 na unidade de Anápolis. Na unidade de Jacareí (SP) serão fabricados os modelos menores da Chery, o QQ e Tiggo 2.
Há previsão de que as concessionárias com a marca CAOA Chery passem de 25 unidades em 2017 para 60 até o final de 2018. A intenção é fortalecer o posicionamento frente ao mercado nacional, em especial pela boa reputação da empresa brasileira. Seu principal desafio será contornar a desconfiança dos consumidores em relação aos modelos chineses e a forte depreciação dos preços.
Ficha técnica
· Motor 1.5 turbo de 146 cv;
· Torque de 21,5 kgfm;
· Câmbio automatizado;
· Dupla embreagem de seis marchas;
· 4,33 m x, 1,83 m (comprimento e largura), 2,63 m de entre-eixos e 1,64 m de altura;
· ar-condicionado automático;
· direção elétrica;
· teto panorâmico;
· airbags frontais e laterais;
· freio de estacionamento eletrônico;
· rodas de liga leve aro 18 polegadas;
· pneus 215/55 R18.
Por Robson Quirino de Moraes