Novo Volkswagen Tarek – Lançamento, Características




O veículo é um novo SUV desenvolvido especialmente para ser comercializado em países emergentes e terá sua fabricação realizada na Argentina e só chegará ao mercado brasileiro no ano de 2020.

Na China, no Salão do Automóvel da cidade de Guangzhou foi mostrado o mais novo lançamento da Volkswagen, um utilitário esportivo chama de Tharu. O veículo é um novo SUV desenvolvido especialmente para ser comercializado em países emergentes e terá sua fabricação realizada na Argentina e só chegará ao mercado brasileiro no ano de 2020, onde a montadora alterou seu nome para Tarek. Pablo Di Si, o CEO da marca na América do Sul, inclusive no Brasil, confirmou lançamento do modelo SUV. Quando o carro chegar em território brasileiro, irá disputar espaço com seu rival principal, o Compass da Jeep.

A planta da cidade de Pacheco na Argentina será a unidade responsável por fabricar o novo Volkswagen Tarek e tem previsão para dar o ponta pé inicial no processo fabril no ano de 2020, sendo fruto do investimento realizado pela montadora alemã no valor de 650 milhões de dólares. O SUV em questão vem para substituir o posto que atualmente é ocupado pela perua Guangzhou VW SpaceFox, o qual não será mais comercializado pela fabricante. Além disso, o carro vem para ficar situado entre o VW T-Cross, o qual desembarcará por aqui em abril e o VW Tiguan AllSpace, o qual já é comercializado e virá do México.

Veja também:  Audi Q3 2019 - Novidades, Características

Foram divulgados, pela primeira vez, mais detalhes do novo SUV médio da montadora alemã, de forma oficial, inclusive imagens do novo lançamento. Além disso, a montadora confirma que o utilitário pode vir equipado com propulsores de 1400 e 2000 cilindradas, os dois turbinados. O de 1.4 litros será um TSI que terá a capacidade de gerar 150 cavalos de potência e estará acoplado com um câmbio automático DSG com sete velocidades e dupla embreagem, entretanto no Brasil espera-se uma transmissão do tipo Tiptronic com uma marcha a menos. Enquanto isso, a versão mais cara, o 2.0, também será automatizado com o mesmo câmbio, porém o motor TSI irá gerar uma potência de 186 cavalos e com tração integral 4Motion. Por ter menos potência, o modelo não causará um canibalismo com o novo Tiguan, o qual ainda tem, como diferencial, o espaço para sete ocupantes.

Veja também:  Audi A8 2019 - Características, Novidades

Inclusive foi dito que o automóvel pode contar com tração nas quatro rodas (4×4) no pacote opcional.

Pelo menos no país asiático, o Tarek vai receber uma lista bem completa quando se trata de itens de série, onde algum deles serão controles eletrônicos de tração e estabilidade, seis airbags, controle de velocidade de cruzeiro, frenagem automática de emergência e diversos outros. A plataforma do VW Tarek é a MQB-A, mesma que está presente em vários modelos da marca Volkswagen, dentre os quais pode-se citar o Virtus e o Polo. O Volkswagen Tarek tem em seu comprimento 4,45 metros, a largura é de 1,84 m, a altura é de 1,63 metros e sua distância entre-eixos é de 2,69 m. Com essas dimensões o modelo acaba sendo ligeiramente maior ao ser comparado com seu principal concorrente, o Jeep Compass, o qual possui um comprimento de 4,42 metros e entre eixos de 2,64 metros.

Veja também:  Hyundai Palisade 2019 - Novo SUV de Luxo

Pelo o que se viu nas imagens publicadas pela VW, o Tarek contará com um interior muito próximo do que possui o sedan Jetta. O modelo poderá vir com sistema multimídia com display sensível ao toque, cluster digital configurável e também um seletor giratório em seu sistema de tração. Os valores ainda não foram informados, mas acredita-se que o SUV médio da Volkswagen será vendido de R$ 110 a R$ 140 mil tendo o foco no Jeep Compass.

A montadora alemã chegou atrasado no mercado dos utilitários esportivos, porém terá lançamentos ofensivos no segmento, visando chegar em 2022 com uma participação de mercado de 30%, conforme dados da empresa.

Por Filipe Silva

Volkswagen Tarek

Volkswagen Tarek

Relacionados



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.