Seguro de Carro Antigo – Como Fazer




Confira aqui algumas dicas de como fazer seguro de carro antigo.

Se você possui um veículo que tenha 10 ou mais anos de uso, já sabe a dificuldade que é fazer o seguro do mesmo. Isso porque muitas seguradoras acabam recusando carros que se enquadram nesse tipo ou ainda, acabam cobrando um preço elevado para a sua cobertura, deixado inviável a sua realização.

E é exatamente de olho nessa fatia de mercado que algumas empresas começaram a se especializar em uma nova modalidade de seguro de automóveis mais antigos, chamada de flexível ou “flex”. Trata-se de um mecanismo muito simples que busca baratear o serviço, oferecendo uma cobertura segmentada ou simplificada. Ficou curioso e quer saber mais sobre essa modalidade? Então fique ligado que nós te contamos tudo.


Seguro de carros no Brasil

É notável que no Brasil o seguro de automóveis está fortemente centrado nos veículos que tenham até cinco anos de uso. Essa fatia representa aproximadamente 80% de todo o mercado brasileiro, formado por cerca de 17 milhões de carros segurados. Esse fato pode ser explicado levando em conta o requisito econômico, uma vez que os automóveis ficam cada vez mais velhos e depreciados e, em contrapartida, o valor de todas as peças segue muito parecido em carros seminovos ou novos. E é exatamente por esse motivo que o valor das cotações normais fica inviável, uma vez que as seguradoras são, por lei, obrigadas a colocar os componentes originais no momento do reparo. Por isso que o valor do seguro em veículos mais antigos atinge facilmente os 10% ou mais de todo o preço do bem.

Veja também:  Toyota Yaris 2019 - Resultado do Teste de Segurança da Global NCAP

Com isso, muitos proprietários abrem mão da proteção, deixando o carro sem seguro algum.

Atualmente, aproximadamente 70% de toda a frota que circula no país, formada por cerca de 35 milhões de carros de passeio, não possui uma cobertura para rodar pelas estradas brasileiras. E é exatamente para esse mercado que as empresas têm se voltado mais e se movimentado, propondo alternativas úteis para não perder o cliente.


Duas opções de Coberturas para carros de 10 anos ou mais

A HDI Seguros, uma empresa que atua no ramo, oferece um pacote chamado “HDI Fit”, que disponibiliza uma cobertura simplificada com custo do seguro entre 30% e 60% mais barato. Na comparação, o seguro completo e tradicional é chamado de cobertura compreensiva, enquadrando perda total, danos a terceiros, colisão parcial, incêndio e furto e roubo. Não havendo franquia, o seguro simplificado oferece diversos tipos de proteção, podendo eles serem contratados de forma combinada ou individual. Então, quanto maior a cobertura, maior o valor do seguro. Vale lembrar que para essa modalidade são aceitos carros com modelos de, no máximo, 20 anos de uso. Além disso, não há disponibilidade de cobertura para a perda parcial (colisão), de forma a conter os custos.

Veja também:  Audi Q8 2019 - Lançamento, Características

Conforme pesquisas da seguradora, um dos maiores medos apontados pelos usuários de carros mais antigos é relacionado ao furto e roubo, uma vez que esses veículos são mais visados para o abastecimento de desmanches e no mercado ilegal voltado para autopeças.

Os planos da companhia para muito em breve são de oferecer opções de cobertura também para a perda parcial, desde que seja feito o pagamento de uma franquia com valores bem mais acessíveis se comparados com os demais seguros disponibilizados pela empresa.

Outra organização que oferece o seguro simplificado é a Azul Seguros. Há duas opções oferecidas para coberturas diferenciadas. O primeiro, a “Azul Auto Leve”, reduz em até 25% o valor de uma apólice e que cobre incêndio, colisão, furto, roubo e, também, responsabilidade civil facultativa. Na mesma modalidade é possível a contratação de coberturas para faróis, vidros, lanternas, retrovisores, carro extra e danos morais. Ainda, há opção de guincho em até 200 km e assistência 24 horas. O pacote está disponível para carros de até 25 anos e com valor segurado em R$ 80 mil.

Veja também:  Volkswagen Virtus e Polo - Versões Especiais para PcD

Além desse, o “Azul Seguro Auto” faz cobertura de furto, roubo, incêndio, colisão e adicionais que podem ser contratados pelo cliente conforme as suas necessidades. Essa opção está disponível para os automóveis com até 25 anos de fabricação e na importância de R$ 150 mil.

Em ambos os produtos, os carros com 11 anos ou mais ganham 5% de desconto em pagamento parcelado em 10 vezes fixas ou à vista. Apesar de serem apenas duas opções de seguradoras, vale à pena pesquisar juntamente com aquela mais próxima de você se não há opções viáveis para esse tipo de veículo. Assim, o motorista possui garantias de cobertura nas mais diferentes situações que possa encontrar.

Kellen Kunz

Relacionados



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.