Como calcular qual o melhor combustível para seu carro




Aprenda a decidir quando abastecer com álcool ou gasolina levando em conta as características técnicas de seu carro

Você possui um carro com motor flex? Já ficou em dúvida sobre qual combustível usar? Não se preocupe. Para que essa decisão não seja mais um problema para você, preparamos este artigo que lhe mostrará como decidir qual o melhor combustível para o seu carro.

Este ano, tivemos diversos aumentos no combustível, em especial na gasolina que atingiu a incrível média de preço de R$ 5 o litro. Diante deste cenário, muitas pessoas que possuem veículos com motor flex acabaram optando por abastecer com etanol, que mesmo também tendo sofrido aumento, ainda é mais barato.


No entanto, nem sempre esse tipo de economia é um bom negócio. Na hora de decidir sobre qual combustível utilizar em seu carro, é preciso que você se atente a outros fatores, além do preço, como desempenho, por exemplo.

Neste artigo, mostraremos como decidir qual o melhor combustível para o seu carro considerando esses outros fatores mencionados. Acompanhe.

Veja também:  Nissan March 2019 - Novidades, Características

Conhecendo os tipos de combustível

Atualmente existem no mercado, motores, mono combustível e bicombustível, ou seja, carros que rodam apenas com um tipo de combustível e outros que rodam com dois. Os modelos bicombustíveis geralmente são aqueles que rodam com gasolina ou etanol, e são os mais comuns no Brasil.


Dentro desses dois tipos de combustível, existem seis possibilidades de abastecimento diferentes, elas são:

  1. Gasolina Premium (alta octanagem): para motores de alta performance;
  2. Gasolina Premium: com uma octanagem também alta, mas menor que a anterior, para motores comuns;
  3. Gasolina Aditivada: combustível com adição de aditivos que ajudam a limpar o motor e as peças do sistema de injeção e da câmara de combustão do veículo;
  4. Gasolina comum: a mais popular, por ter o menor preço entre todas as demais;
  5. Etanol aditivado: álcool com adição de aditivos que também são responsáveis pela limpeza do motor e seus componentes;
  6. Etanol comum: o mais escolhido, por ser o mais barato entre todos os demais.
Veja também:  Novo padrão de placas começa a ser usado no Brasil

Qual é o melhor combustível?

Para poder definir qual é o melhor combustível, é necessário considerar uma série de questões além do preço. Você já sabe que a gasolina aditivada pode ser muito benéfica para o motor do veículo, quando o assunto é a manutenção e limpeza do mesmo.

Ela é responsável por eliminar resíduos de outros abastecimentos, deixados no motor e na câmara de combustão.

Apesar de sua eficiência, o que realmente precisa ser considerado em um combustível, especificamente quando falamos de gasolina, é o grau de etanol adicionado à sua mistura.

Quanto menor esse número for, melhor esse combustível será, tanto no quesito manutenção de vida útil do motor como no quesito limpeza do mesmo.

Além disso, gasolinas que contam com menores quantidades de álcool em sua formulação promovem melhores desempenhos relacionados ao consumo do veículo.

Como decidir qual o melhor tipo combustível?

O primeiro passo para decidir qualo melhor combustível para seu carro é conhecer o motor dele. Uma boa maneira de descobrir a melhor escolha é olhando o manual de instruções do veículo. Nele é possível encontrar a indicação do combustível mais adequado para o motor do veículo.

Veja também:  Carro Voador Transition - Início das Pré-Vendas

Agora, se além de eficiência você também busca economia, então vale a pena calcular o consumo do seu veículo flex com as duas possibilidades de combustível. Assim você poderá saber quantos quilômetros por litro de ambos os combustíveis seu carro roda.

Como calcular a quilômetros por litro?

Apesar de parecer um tanto complicado, esse cálculo é bem simples, demanda apenas um pouco de tempo e a necessidade de algumas anotações antes de ser realizado. Para encontrar o resultado da quilometragem por litro do seu carro com gasolina e etanol, basta seguir a imagem a seguir para fazer o cálculo:

Como escolher o melhor combustível

Foto: Youse

Como calcular a quilômetros por litro?

Certamente, depois que você descobrir qual o desempenho do seu carro com ambos os combustíveis e, qual a indicação do fabricante para o abastecimento, ao juntar essas informações com a comparação dos preços, será muito mais simples decidir qualo melhor combustível para o seu carro.

Fontes: Smartia Seguros, Revista Auto Esporte

Relacionados



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.