Hyundai Santa Fe 2019 – Características, Novidades




O Santa Fe, de perfil, apresenta desenhos bem marcantes, fazendo uso de vinco que inicia nos faróis e é finalizado nas lanternas. O teto também tem um caimento um pouco menos acentuado, elevando assim a sua traseira.

A montadora Hyundai apresentou, na Coreia do Sul, no começo do ano a terceira geração do Santa Fe, local onde o utilitário esportivo iniciou suas vendas. Entretanto, os brasileiros que estavam ansiosos para a chegada do modelo já podem se tranquilizar, pois o veículo já está chegando por aqui.

No país asiático, o lançamento também tem um toque brasileiro em sua estratégia. Aqui no Brasil é possível encontrar o modelo, nas lojas, em três gerações diferentes do Tucson, que são: a própria Tucson, o Ix35 e a New Tucson. Já os residentes na Coreia optarão somente entre duas gerações, sendo a segunda e também a terceira do Santa Fe.


Antes que as pessoas confundam é válido lembrar que esta geração nova será conhecida simplesmente por Santa Fe. Por sua vez, a geração anterior será comercializada pelo nome de Santa Fe XL, em suas duas versões a com sete e a com cinco lugares.

Veja também:  Honda Accord 2019 - Novidades e Preço no Brasil

O utilitário esportivo médio da Hyundai não é de difícil reconhecimento em sua terceira geração. O Santa Fe é o modelo mais novo que possui faróis com divisões em duas partes, assim como o C4 Picasso da Citroën e o Fiat Toro. Seguindo à risca a nova tendência que foi iniciada pela marca através do compacto Kona.

A parte de cima dos faróis da Santa Fe se integra com a barra cromada de sua grade, já a parte de baixo é grande para chamar bem a atenção, porém não fica perdida na dianteira do modelo.


O SUV, de perfil, apresenta desenhos bem marcantes, fazendo uso de vinco que inicia nos faróis e é finalizado nas lanternas. O teto também tem um caimento um pouco menos acentuado, elevando assim a sua traseira, sendo bem interessante para a versão com sete assentos.

Veja também:  BMW Série 3 320i - Características, Novidades

É válido lembrar também que o Santa Fe agora tem 8 cm a mais em seu comprimento, totalizando 4,77 metros de comprimento, possui mais cm de entre-eixos, chegando a 2,76 m. Em sua largura foi acrescentado 1 cm, totalizando 1,89 metros.

É nítida a evolução na parte traseira, porém lembra bastante o Infiniti fazendo uso de lanternas estreitas direcionadas aos para-lamas. O seu para-choque agora ficou mais volumoso e possui luzes de seta na parte de trás.

O seu painel também foi renovado por completo, com display destacado, o modelo recebeu, com central digital, um quadro de instrumentos, o qual permite projetar informações em seus próprios para-brisas através do display head-up.

Ainda possui frenagem de emergência autônoma, piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa de rolagem.

Até o presente momento sabe-se que no mercado inglês a versão disponível será a que possui motor de 2.2 litros a diesel. Entretanto acredita-se que motores elétricos também sejam lançados neste mercado. Em outros países haverá duas opções de propulsores, sendo um a gasolina com 2000 cilindradas e com 235 cavalos, e outros a diesel 2.4 com 186 cavalos. No nosso mercado, a versão com sete lugares é comercializada com um propulsor V6 3.3 que gera 270 cv e possui caixa automática de transmissão pelo valor de R$ 196.702.

Veja também:  Honda Accord 2019 - Lançamento no Brasil, Especificações

Santa Fe no Brasil

No meio do ano passado, a importadora CAOA diminuiu sua gama de versões disponíveis. O que tornou esta geração muito diferente aqui no Brasil foi a falta de uma versão que tivesse motor V6.

Atualmente, o modelo comercializado faz uso de um motor 3.3 litros V6 Lambda II que gera 270 cv com torque de 32,4 mkgf e transmissão automática de seis velocidades.

O motor 2.0 turbo mais recente é eficiente e mais moderno, mas o que chama atenção no mercado brasileiro ainda é a potência.

Agora a marca retirou sua versão maior do catálogo, o Grand Santa Fe então passou a comercializar a versão um pouco menor somente com sete lugares.

Por Filipe Silva

Hyundai Santa Fe 2019

Hyundai Santa Fe 2019



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.