Hyundai Santa Fe 2019 – Características, Novidades



O Santa Fe, de perfil, apresenta desenhos bem marcantes, fazendo uso de vinco que inicia nos faróis e é finalizado nas lanternas. O teto também tem um caimento um pouco menos acentuado, elevando assim a sua traseira.

A montadora Hyundai apresentou, na Coreia do Sul, no começo do ano a terceira geração do Santa Fe, local onde o utilitário esportivo iniciou suas vendas. Entretanto, os brasileiros que estavam ansiosos para a chegada do modelo já podem se tranquilizar, pois o veículo já está chegando por aqui.

No país asiático, o lançamento também tem um toque brasileiro em sua estratégia. Aqui no Brasil é possível encontrar o modelo, nas lojas, em três gerações diferentes do Tucson, que são: a própria Tucson, o Ix35 e a New Tucson. Já os residentes na Coreia optarão somente entre duas gerações, sendo a segunda e também a terceira do Santa Fe.


Antes que as pessoas confundam é válido lembrar que esta geração nova será conhecida simplesmente por Santa Fe. Por sua vez, a geração anterior será comercializada pelo nome de Santa Fe XL, em suas duas versões a com sete e a com cinco lugares.

Veja também:  Nissan Kicks E-Power 2020 - Nova Versão Elétrica

O utilitário esportivo médio da Hyundai não é de difícil reconhecimento em sua terceira geração. O Santa Fe é o modelo mais novo que possui faróis com divisões em duas partes, assim como o C4 Picasso da Citroën e o Fiat Toro. Seguindo à risca a nova tendência que foi iniciada pela marca através do compacto Kona.

A parte de cima dos faróis da Santa Fe se integra com a barra cromada de sua grade, já a parte de baixo é grande para chamar bem a atenção, porém não fica perdida na dianteira do modelo.


O SUV, de perfil, apresenta desenhos bem marcantes, fazendo uso de vinco que inicia nos faróis e é finalizado nas lanternas. O teto também tem um caimento um pouco menos acentuado, elevando assim a sua traseira, sendo bem interessante para a versão com sete assentos.

Veja também:  Novo Volvo S60 2019 - Novidades e Ficha Técnica

É válido lembrar também que o Santa Fe agora tem 8 cm a mais em seu comprimento, totalizando 4,77 metros de comprimento, possui mais cm de entre-eixos, chegando a 2,76 m. Em sua largura foi acrescentado 1 cm, totalizando 1,89 metros.

É nítida a evolução na parte traseira, porém lembra bastante o Infiniti fazendo uso de lanternas estreitas direcionadas aos para-lamas. O seu para-choque agora ficou mais volumoso e possui luzes de seta na parte de trás.

O seu painel também foi renovado por completo, com display destacado, o modelo recebeu, com central digital, um quadro de instrumentos, o qual permite projetar informações em seus próprios para-brisas através do display head-up.

Ainda possui frenagem de emergência autônoma, piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa de rolagem.

Até o presente momento sabe-se que no mercado inglês a versão disponível será a que possui motor de 2.2 litros a diesel. Entretanto acredita-se que motores elétricos também sejam lançados neste mercado. Em outros países haverá duas opções de propulsores, sendo um a gasolina com 2000 cilindradas e com 235 cavalos, e outros a diesel 2.4 com 186 cavalos. No nosso mercado, a versão com sete lugares é comercializada com um propulsor V6 3.3 que gera 270 cv e possui caixa automática de transmissão pelo valor de R$ 196.702.

Veja também:  Novo Mercedes-Benz Classe A250 Vision 2019 - Análise

Santa Fe no Brasil

No meio do ano passado, a importadora CAOA diminuiu sua gama de versões disponíveis. O que tornou esta geração muito diferente aqui no Brasil foi a falta de uma versão que tivesse motor V6.

Atualmente, o modelo comercializado faz uso de um motor 3.3 litros V6 Lambda II que gera 270 cv com torque de 32,4 mkgf e transmissão automática de seis velocidades.

O motor 2.0 turbo mais recente é eficiente e mais moderno, mas o que chama atenção no mercado brasileiro ainda é a potência.

Agora a marca retirou sua versão maior do catálogo, o Grand Santa Fe então passou a comercializar a versão um pouco menor somente com sete lugares.

Por Filipe Silva

Hyundai Santa Fe 2019

Hyundai Santa Fe 2019



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.