Mercedes-Benz EQC 400 – Lançamento, Características




Novo modelo pode rodar até 450 km com apenas uma carga de energia elétrica. Ele será apresentado no Salão do Automóvel de Paris 2018.

O setor automotivo agora passa a ter uma nova paixão no segmento de utilitários, os veículos que não utilizam um pingo de combustível. Após o lançamento do modelo Tesla Model X e depois do mais novo Jaguar I-Pace, a montadora alemã finalmente chegou para a disputa com o modelo EQC 400.

O utilitário esportivo passou a ser o primeiro membro a fazer parte da família Electric Intelligence, tornando-se realidade após dois anos de ter o conceito Generation EQ apresentado no Salão do Automóvel de Paris, no ano de 2016. O veículo, que é movido por meio de dois motores elétricos, gera uma potência combinada de 408 cavalos e uma autonomia que permite rodar até 450 km com apenas uma carga, distância essa que se aproxima do percurso entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Veja também:  BMW Série 3 320i - Características, Novidades

A função primária fica por conta do motor dianteiro. Este propulsor é o único a funcionar quando o motorista estiver conduzindo o veículo de forma mais tranquila. Em momentos que requeiram mais potência, como em casos de realizações de ultrapassagens o segundo motor começa a agir. Neste momento a tração deixa de ser dianteira, passando a ser integral.

As responsáveis por oferecer a energia necessária para os propulsores são as conhecidas baterias de íons de lítio, as quais são compostas de 384 células localizadas no assoalho do veículo entre os dois eixos. Elas são divididas em módulos, sendo dois com 40 células e os outros quatro com 72.

As mesmas representam 650 kg de um total de 2.425 kg presentes no EQC. Embora o modelo conte com essa massa toda, o SUV robusto necessita de simples 5,1 segundos para que possa alcançar os 100 quilômetros horários, sendo que a velocidade máxima pode chegar a 180 km/h.

Veja também:  Carros de Luxo da Exeed no Brasil - 2019

O novo Mercedes EQC possibilita que as cargas sejam realizadas através de tomadas convencionais, além das estações nas ruas. Segundo informações do fabricante, um carregador que possua alta potência, permite que a bateria, estando zerada, chegue em 80% em apenas 40 minutos.

Pela própria nomenclatura sabe-se que o utilitário esportivo não faz uso de uma plataforma totalmente nova, mas sim uma derivação que advém da Modular Rear Architecture, conhecida como MRA, a mesma arquitetura presente no Classe C e também no GLC, modelo este que é a base para EQC.

Entretanto, os engenheiros da montadora realizaram algumas modificações visando a melhor acomodação do pacote de baterias e do powertrain. Desta forma, foi dado o nome de MEA, Modular Electric Architecture para esta base.

Sendo assim, foram alteradas algumas dimensões, passando agora a ter 4,76 m de comprimento, um aumento de 10,5 cm e na altura 1,62 metros, uma redução de 21 centímetros. Já o entre-eixos, se mantem o mesmo, sendo 4,87 metros.

Veja também:  Lamborghini Urus - Lançamento, Especificações

Sobre AMG

A montadora germânica também aproveitou a chance e já mostrou a versão AMG Line, porém não houve grandes alterações, sendo apenas mudanças estéticas, como desenho dos para-choques que passaram a ser mais esportivos e a exclusiva roda com 21 polegadas.

O novo EQC 400 será apresentado no Salão do Automóvel de Paris, que irá acontecer agora no mês de outubro entre os dias 4 e 14. A produção do novo SUV se dará a partir do primeiro semestre do próximo ano em dois países: China e Alemanha.

Com o objetivo de testar o modelo em diversas condições de relevo e temperatura foram produzidos cerca de 200 protótipos os quais foram enviados para vários países do globo, entre eles os das regiões polares e da África.

O EQC vem para disputar um páreo duro com Tesla Model X, que possui autonomia de 414 km e o Jaguar I-Pace com autonomia de 380 km.

Por Filipe Silva

Mercedes-Benz EQC 400

Mercedes-Benz EQC 400

Mercedes-Benz EQC 400



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.