Ford Ka 2019 melhora Resultado em Teste de Colisão




Modelo recebeu reforços estruturais e conseguiu subir na avaliação.

Quem compra um automóvel quase sempre fica atento ao design do veículo, pois todos querem adquirir um carro que atenda aos seus gostos. Há também aqueles que se preocupam com o espaço interno, o tamanho do porta-malas e em época de crise, todo mundo fica de olho no consumo, pois ter um veículo mais econômico faz toda a diferença no fim do mês. O que muitos não sabem é que um item muito importante que não poderia ser deixado de fora na hora de avaliar seu próximo carro é em relação à segurança, pois nem todos os carros vão bem neste quesito.

O Ford Ka, por exemplo, tinha deixado muito a desejar, pois no teste de colisão ficou com nota 0, mas a empresa se empenhou em melhorá-lo e providenciou algumas mudanças em relação à proteção na hora dos impactos laterais e com isso, o modelo subiu para 3 estrelas, pois agora consegue absorver melhor a energia em suas portas, garantindo a proteção dos ocupantes.

Veja também:  Mercedes-Benz EQC 400 - Lançamento, Características

Em 2017 o Ka sofreu um duro golpe com a nota zero recebida no quesito segurança, mas após o mais recente teste realizado pelo Latin NCap, o modelo mostrou que está melhorando e apesar de ainda não chegar ao patamar ideal, está no caminho. Vale lembrar que este modelo é hoje o terceiro mais vendido no Brasil, sendo assim, precisa ter uma preocupação ainda maior.

A Latin NCap informou que a segurança passou por um aprimoramento em todas as unidades que foram produzidas após 12 de junho deste ano, ou seja, quem compra um Ford Ka anterior a esta data, está adquirindo um veículo que deixa muito a desejar ao sofrer um impacto, não conseguindo oferecer a mínima segurança para os ocupantes.

Após 12 de junho, o Ka recebeu importantes reforços estruturais garantindo muito mais proteção quando sofrer impactos laterais no pilar B. O modelo também passou a contar com alguns elementos de absorção de energia em suas portas, sendo assim, é capaz de reduzir o risco de quem encontra-se dentro do veículo. E essas 3 estrelas foi no teste realizado para proteção a adultos, porque no que é direcionado a crianças, o Ka conquistou 4 estrelas, mantendo a nota da avaliação anterior.

Veja também:  Recall Volvo V60, XC40, XC60, SC90 e S90

Mas o Ka não é o único a enfrentar esse tipo de problema, pois no início deste ano, o Onix, da Chevrolet, também enfrentou um problema bem parecido, ficando com nota 0 e após providenciar algumas melhorias, subiu para 3.

Quando o Ka foi avaliado em 2015, ele conquistou 4 estrelas, porém, não eram feitos testes de avaliação para impacto lateral. O sistema foi atualizado para se mostrar mais eficiente e foi então que o modelo da Ford foi desclassificado.

A partir de 2020, este teste de impacto lateral passa a ser obrigatório sempre que for realizada uma homologação de carros no país, para aqueles modelos inéditos, mas a partir de 2023 será para todos os modelos.

O teste do Latin NCap

Para simular uma colisão lateral, o veículo sofre um impacto de lado com uma barreira que deformável, pesando 850 kg e se movimentando a cerca de 50 km/h. Esse teste até 2015 só era realizado quando solicitado pela empresa, mas agora o sistema conta até com bonecos em forma de criança, para torná-lo o mais real possível.

Veja também:  Honda WR-V 2019 - Características, Especificações

Outro teste que virou requisito para nota máxima é o de poste, além do controle eletrônico de estabilidade. Pelas novas regras, só consegue 4 estrelas aquele veículos que de fato se sai bem no impacto frontal e no lateral.

Esse teste serve de alerta para quem comprou um Ka e para quem está pensando em comprar um veículo deste ou de qualquer outro modelo. Infelizmente, a grande maioria dos brasileiros não se preocupa com a segurança que o veículo oferece, esse quesito não tem peso nenhum na hora de escolha, mas isto precisa mudar. Carros que oferecem maior segurança aos seus passageiros deveriam ser os mais procurados, assim as montadoras se veriam obrigadas a cuidar da segurança de todos os modelos.

Por Russel

Relacionados



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.