Dia do Cliente – Histórico, Quando é Comemorado




Com a estratégia de lembrar e estreitar as relações do comércio e de seus consumidores, colaborando no desenvolvimento de uma relação regada à fidelidade, o Dia do Cliente é uma forma de agradecer.

Talvez você ainda não saiba, mas no Brasil existe um dia totalmente dedicado ao cliente. Apesar de ser uma data recente, o Dia do Cliente é comemorado a cada ano em 15 de setembro.

E em 2018 não poderia ser diferente. Com origem no Estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2003, o dia comemorativo foi criado pelo gaúcho e empresário João Carlos Rego. Especialista em Recursos Humanos e em Marketing, a sua ideia foi a de criar uma data que fosse diferenciada para que os clientes pudessem ser homenageados da forma que merecem.


Com essa estratégia de lembrar e estreitar as relações do comércio e de seus consumidores, colaborando no desenvolvimento de uma relação regada à fidelidade, o Dia do Cliente é uma forma de agradecer. Por esse motivo, nessa data são feitas promoções e descontos especiais em produtos nas mais diversas empresas, bem como a distribuição de brindes e a realização de sorteios.

Veja também:  Jeep Renegade 2019 - Preço, Novidades e Versões

Dia do Consumidor e Dia do Cliente: entenda mais

É muito comum que duas datas sejam confundidas. Porém, é válido ressaltar que elas são datas diferentes, já que o Dia do Consumidor ocorre em 15 de Março, caracterizando-se por ser uma data destinada para a defesa de todos os direitos do consumidor.

Já o Dia do Cliente, por outro lado, nasceu da proposta de ser uma data com caráter promocional, buscando a movimentação no comércio durante todo o mês de setembro. Por ser um período com poucas vendas em todo o varejo, marcado por feriados nacionais e estaduais.


Uma ideia que se espalhou

Apesar de ser oficializado somente no Rio Grande do Sul, de início, atualmente sabe-se que a ideia tomou grandes proporções, já sendo aprovado em 14 Estados e em um total de 167 cidades. Com um grande potencial de movimentar ainda mais as vendas em diversos setores, essa data é um grande momento para a criação de estratégias que busquem a valorização e o engajamento do cliente para que o mercado seja estimulado.

Por isso, a importância de que as empresas pensem cada vez mais nessa data na realização de seu planejamento. Conforme uma pesquisa divulgada pelo Google Insights, no ano de 2016 as buscas pelo Dia do Cliente tiveram um crescimento de 64% comparado a 2015.

Veja também:  BMW X5 Quarta Geração - Lançamento, Novidades

Com isso, pode-se observar que há o interesse por parte do público no assunto, mesmo que ainda há certos receios por parte de alguns varejistas. Ainda de acordo com o Google, essa data vem trazendo fortes movimentações em pesquisas por algumas promoções em categorias específicas.

Isso mostra uma forte intenção de compra entre médio e alto em produtos de algumas categorias pesquisadas. São elas: smartphones, com 3%; TVs, também com 3%; móveis, com 8%; eletroportáteis, com 8%; e eletrodomésticos em geral, com 11% de procura.

Como impressionar o seu cliente?

Uma vez ressaltado sobre a importância desse dia para as organizações e os clientes, é hora de pensar em estratégias voltadas ao estímulo de vendas. Pensando nisso, uma ideia é a de criar campanhas específicas na mídia para a data.

Uma vez que é notável o aumento nas buscas por alguns produtos que estão na promoção no Dia do Cliente, faça um acompanhamento e uma análise contínua na mídia, com campanhas e anúncios focados e específicos das ofertas para os dias.

Veja também:  Novo Hyundai Elantra 2019 - Fotos e Principais Mudanças

Outra dica fundamental é utilizar conteúdo que objetive ao engajamento do cliente, de forma que esse se sinta muito querido pela marca ou empresa. Posts em redes sociais, por exemplo, são estratégias válidas, uma vez que promovem uma maior interação da companhia com o público. Use, para isso, uma comunicação informal e direta, que comunique e aproxime, ao mesmo tempo.

E, por fim, outra ideia interessante é a de lançar promoções e descontos exclusivos para aqueles clientes que são tidos como da família. Agradeça pela parceria e demonstre a sua preocupação em tê-lo sempre perto da organização.

Isso pode ser feito de diversas formas, seja pelas redes sociais ou pela base de um e-mail marketing, por exemplo, com os clientes que já adquiriram algo seu. Isso é importante, pois, por meio do marketing de relacionamento, é possível atender as necessidades do cliente e aproximá-lo ainda mais.

Então, diante de tudo que foi falado, o que a sua empresa está definindo para o Dia do Cliente? Esse é seu momento de fazer diferente e agregar valor. Conta para a gente.

Por Kellen Kunz

Dia do Cliente



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.