CRLVe – Documento do carro na versão digital




O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) também será disponibilizado de maneira digital para todos os usuários até a data limite de 31 de dezembro de 2018.

No dia 27 de Agosto de 2018 o Ministério das Cidades apresentou mais uma nova tecnologia com o intuito de integrar e agilizar a portabilidade de documentos dos automóveis, o CRLVe. Com isso, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinou para todos os Detrans em território nacional que o nosso velho conhecido CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) também seja disponibilizado de maneira digital para todos seus usuários até a data limite de 31 de Dezembro de 2018.

A novidade acompanha a já presente CNHe (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica), o primeiro Detran a disponibilizar a tecnologia é do Distrito Federal e a expectativa é que os demais passem a adotar o novo meio eletrônico nos próximos meses.


Além da facilidade e portabilidade do uso do documento, destaca-se também a segurança e a veracidade das informações contidas nele através da tecnologia do QR Code, permitindo a checagem imediata do documento por fontes fiscalizadoras.

Veja também:  Ford Escort 2019 - Novidades e Preço

O acesso pode ser feito pelo próprio aplicativo da CNHe (Carteira Digital da Habilitação), se o usuário não tiver seu app atualizado, ele pode fazer o download através das novas versões disponibilizados tanto na App Store como também no Google Play.

O cadastro para visualização do documento é simples bastando informar o número do Renavam inscrito no documento e seu código de segurança.


Para aqueles que desejam obter uma cópia de segurança, existe a possibilidade de fazer download do documento em formato PDF com sua assinatura digital (necessitando também de um certificado digital para isto). Esta cópia funciona da mesma maneira que uma cópia autenticada e tem a vantagem de não requerer uma conexão de Internet para seu uso e visualização.

Principais Vantagens da CRLVe

Interessou-se pelo novo documento? Abaixo selecionamos algumas informações adicionais que podem lhe ser úteis sobre esta nova tecnologia:

Veja também:  Chery Tiggo 7 2019 - Lançamento, Características

1. Qual é custo do novo documento?

Isso dependerá da determinação de cada Detran em seu respectivo estado, não existe uma regra ou preço mínimo, mesmo que a disponibilização da CRLVe seja gratuita, qualquer usuário irá continuar pagando todas as taxas normais para o licenciamento do veículo.

2. Adotar o CRLVe traz quais benefícios?

O principal dele é a agilidade na fiscalização de todas as autoridades no país, atestando a autenticidade do documento pelo sistema QR Code e a possibilidade de resguardar o documento físico em local seguro, protegido de furtos e perdas.

3. Alguma coisa irá mudar no licenciamento do veículo?

Nos custos e taxas nada mudam, porém para obter o documento digital é necessário quitar todos os débitos relacionados ao veículo que irá licenciar, da mesma forma que o licenciamento convencional para obter o documento físico.

4. E quem possui mais de um veículo?

O aplicativo disponibilizado para leitura e visualização do CRLVe permite a inscrição de várias CRLVe(s) relacionadas a outros veículos, para isto é sempre importante informar os códigos Renavam e os códigos de segurança de cada veículo no ato do cadastro.

Veja também:  Venda de Carros com Combustível Fóssil poderá ser Proibida no Brasil

5. O CRLVe irá mostra o histórico do veículo ou do motorista?

Nesta primeira versão não. O CRLVe digital só esta apresentando o ano em que o veículo foi licenciado, porém nada impede que versões futuras possibilitem cruzar dados e informar qualquer tipo de irregularidade com o veículo ou mesmo o proprietário.

6. O CRLVe só funciona pela Internet?

Não, o acesso é requerido em um primeiro momento para uso do aplicativo e identificação do documento, depois desta etapa ele fica armazenado no dispositivo que foi utilizado para o cadastro, possibilitando sua visualização sem uma conexão de internet.

7. Qualquer pessoa pode obter o CRLVe?

Nesta primeira versão não, o CRLVe está diretamente atrelado ao número de celular, informado pelo usuário no momento do cadastro, porém o Governo promete disponibilizar uma futura versão aonde diversos usuários podem compartilhar um mesmo documento digital.

Por Carlos B.

CRLVe

Relacionados



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.