Renault Arkana – Novidades sobre o Novo SUV Cupê



Modelo deve ser apresentado no Salão de Moscou e já conta com algumas imagens divulgadas.

Arkana, este é o nome definido para o seu novo SUV-cupê pela Renault, a novidade vai ser mostrada no próximo Salão do Automóvel de Moscou deste ano, ela interessa e muito ao público e mercado brasileiro, afinal, a Renault não irá somente fazer uma apresentação mundial de um novo modelo prometido desde o primeiro semestre deste ano, ela irá mostrar o que (provavelmente) será comercializado no Brasil em breve.

Com o porte (e preço) do até então sucesso de vendas e líder de seu segmento: Jeep Compass, o Arkana é uma aposta da Renault para os mercados emergentes, dentre eles o nosso principalmente.



Discretamente nomeado como projeto LJC, o Arkana passou a chamar atenção do público especializado pelo fato de já estar sendo demonstrado através de inúmeras clinicas de avaliação pelo Brasil, este fato mais o anúncio da Renault de ser um projeto global voltando especificamente para mercados com o nosso perfil, nos faz supor que seu lançamento não será demorado e tão pouco menosprezado pela montadora francesa.

Veja também:  Dia do Cliente - Histórico, Quando é Comemorado

O Arkana deve ter porte maior

Esta é aposta de todos, um SUV com porte maior que seus irmãos menores (Renault Captur e o já veterano Renault Duster), isto significa um veículo com mais de 4 metros de comprimento e mais 1,80m de largura, em média, portanto com espaço e conforto de sobra para o segmento que irá concorrer.

Lançar o Arkana no Salão de Moscou é estratégico, uma vez que sua produção deve acontecer por lá mesmo junto com um outro modelo vendido em nosso mercado (Renault Captur). E se tudo ocorrer como o previsto, a partir do início do ano que vem (2019) as primeiras unidades já devem sair de suas linhas de montagem.



Alguns flagras da imprensa especializada já notaram suas linhas mais musculosas e sempre com quatro portas, a semelhança e também inspiração com modelos alemães consagrados como GLE Coupé da Mercedes-Benz ou X6 da BMW não será mera coincidência, porém, a proposta de equipamentos e principalmente preços para comercialização será bem mais modesta, até por conta do público alvo ser mais abrangente do qual os luxuosos modelos alemães são vendidos.

Veja também:  Chevrolet Blazer 2019 - Lançamento, Especificações

Especula-se muito sobre a motorização do Arkana, o mais provável será a utilização de um motor turbo de 1.3 litros, sob o signo da família TCe, com potências entre os 116 cavalos e podendo chegar até os 160 cavalos, comandados sempre ou por um câmbio manual ou um câmbio automatizado.

Para o Brasil, a realidade pode ser outra, uma vez que aguardamos uma nova geração do Renault Duster com um novo motor 2.0 só que aspirado, o Arkana pode se beneficiar deste fato e a Renault ganhar em escala repassando este ganho positivamente ao consumidor no preço do veículo.

Uma coisa de cada vez

Apesar da expectativa ser enorme, a Renault prometeu inúmeros lançamentos antes da próprio Arkana que merecem nossa atenção, dentre eles destacamos a Alaskan, uma bela picape média com plataforma e design derivados da Nissan Frontier, seu lançamento é muito importante porque vai ajudar a preencher um nicho até então pouco explorado pela Renault.

No ano que vem é a vez de seus modelos menores e com ótima presença e vendas no mercado, tanto o Sandero (hatch) como o Logan (sedan) serão apresentados com novas frentes e novas traseiras, prometendo dar fôlego e impulso as suas vendas.

Veja também:  Fiat Argo 2019 - Características, Especificações

Ainda teremos espaço para uma nova geração do Renault Duster, o SUV veterano no mercado nacional que chegou por alguns momentos tomar o trono do até um certo tempo imbatível Ford Ecosport.

Todas estas novidades podem ser acrescidas ainda do Koleos, um SUV de porte maior que o Arkana para concorrer diretamente em nichos de veículos de luxo.

Agora é torcer e aguardar para que o Arkana e os demais lançamentos prometidos cumpram estes prazos.

Autor: Carlos B.



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.