Renault Arkana 2019 – Lançamento, Novidades



Novo modelo da Renault será um crossover compacto com o nome de Arkana. Ele será apresentado no Salão de Moscou em agosto deste ano e será lançado no Brasil em 2020.

Após muito suspense por parte da Renault em relação ao seu mais novo crossover compacto, o momento tão aguardado chegou. Isso porque a montadora revelou o nome de seu modelo inédito na categoria, que se chamará “Arkana”.

A apresentação oficial acontecerá na abertura do conceituado Salão de Moscou, na Rússia. O evento será no dia 29 de agosto e apresentará o carro como um conceito no setor.



Derivado da palavra em latim “arcanum”, que possui o significado de “segredo”, o Arkana já foi revelado pela marca francesa como um veículo que irá ser distribuído globalmente. Essa informação ressalta ainda mais as especulações já feitas anteriormente, que dava conta de que a Renault teria planos de lançar um novo crossover cupê no mercado brasileiro.

Chegada oficial

Na Rússia, o Arkana já deverá chegar no próximo ano. Porém, no Brasil, essa espera será um pouco mais esticada, sendo esperado para 2020. Isso acontece, pois a marca já possui uma agenda cheia para 2019, uma vez que serão lançados oficialmente os modelos Logan e Sandero na versão reestilizada. Além disso, chegará também a aguardada nova geração de seu campeão de vendas, o SUV Duster.

Veja também:  Toyota Corolla 2019 - Reajuste nos Preços

Vale ressaltar que todos os carros mencionados possuem a conhecida plataforma B0. Essa deixará de ser usada em próximos modelos compactos da marca francesa, podendo-se incluir as novas gerações dos veículos sedan e hatch que estão previstos para o ano de 2020.



Teaser: um pouco mais do Arkana

Em relação ao Arkana, a montadora já tinha revelado alguns detalhes do carro em um teaser que foi divulgado no mês de junho, antecipando assim alguns detalhes e linhas do veículo. Conforme as imagens exclusivas, o primeiro crossover cupê por aqui terá a sua dianteira produzida no estilo atual distribuído na Europa pela marca.

Sendo assim, os faróis terão contornos em LED que contornam e descem o para-choque. Com um capô alongado, combinando com uma silhueta característica de um cupê, a traseira é empinada e curta. Na parte traseira, as lanternas de LED serão na horizontal, trazendo um efeito tridimensional.

Veja também:  Recall Ford Ranger 2005 e 2006 - Problemas nos Airbags

É importante lembrar que tais projeções do que será possivelmente apresentado na Rússia, somente foram possíveis tomando por base o modelo flagrado na Europa em circulação. Sobre maiores detalhes do projeto, ainda há diversas dúvidas sem nenhuma explicação.

Porém, ao que tudo indica e o que é esperado por especialistas, é que o Arkana traga integrado a si a plataforma modular CMF-B, que é maior do que aquela aplicada no subcompacto Kwid, a CMF-A. Essa nova arquitetura é aguardada, inclusive, no mercado brasileiro da Renault.

Para a motorização, ainda, essa tende a seguir os passos da próxima geração apresentada para o Clio, já que ambos nascerão da mesma base. Na comercialização no exterior, são oferecidos os motores a gasolina TCe, que possuem três cilindros, injeção direta e turbo.

Para o Brasil, as chances são de que o modelo tenha estreia oficial com um motor 1.3 turbo e já convertido para flex. Essa motorização é tida como a sucessora do motor 2.0 aspirado, que é encontrado nos modelos Oroch, Duster e Captur.

Concorrência forte

A Renault não busca com o lançamento do Arkana concorrer com alguns dos SUVs mais tradicionais. Seu objetivo é, portanto, conquistar e abrir um novo segmento no mercado.

Veja também:  Fiat Argo 2019 - Características, Especificações

Porém, apesar das metas serem grandiosas, o modelo não irá escapar de enfrentar os atuais “mais vendidos” na faixa de R$ 100 mil. Estamos falando dos renomados Jeep Renegade, Jeep Compasse e Honda HR-V.

Não bastasse isso, ainda há a chegada do Volkswagen T-Cross, esse com estreia prevista para o primeiro semestre de 2019.

Sendo assim, para saber mais, resta aguardar todas as novidades que serão lançadas muito em breve para o Arkana. Com certeza o modelo irá dar o que falar.

Por Kellen Kunz

Renault Arkana 2019

Renault Arkana 2019



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.