Como Dirigir Carro com Câmbio Automático – Significado das Letras





Saiba aqui como funciona e como dirigir carros com câmbio automático.

Seguindo uma forte tendência de outros países, tem se popularizado cada vez mais no Brasil os carros com a opção de câmbio automático. Na hora da compra de um novo veículo, portanto, vale levar em conta essa transmissão.

Porém, é preciso ressaltar que, para aqueles que ainda não estão familiarizados com o seu uso, é necessário explicar algumas coisas importantes na hora de dirigir um automático. Isso porque há algumas particularidades fundamentais não encontradas em carros convencionais. Vamos a elas.


Posições do câmbio: aprenda!

Independente da marca do carro que você for comprar, sempre será possível encontrar, pelo menos, algumas posições similares no câmbio automático. Sendo assim, em primeiro lugar, a letra “P” representa a posição que deve ser utilizada sempre que o carro estiver parado, travando o câmbio e impedindo que seja feita uma movimentação no veículo.

Já a letra “N” representa o estado neutro. Ou seja, assim como ocorre em um carro manual, essa posição é aquela em que não está engatada nenhuma marcha.

A letra “R” é utilizada, ainda, para engatar a marcha ré. E a “D” vem do significado em inglês de “Drive”, que em português quer dizer “dirigir”. É nessa posição que o carro irá se movimentar, realizando todas as trocas de marchas sozinho, sem a necessidade da embreagem.

Veja também:  Jeep Renegade 2019 - Caraterísticas, Novidades

Somente acelere realmente o veículo quando a opção “D” estiver engatada. Isso porque as arrancadas em câmbio “N”, por exemplo, podem prejudicar o conversor de torque ou, até mesmo, o kit de embreagens.

Carro sem embreagem?

Sim, não há embreagem no carro com câmbio automático. Sendo assim, um dos erros mais comuns que são cometidos para quem utiliza essa modalidade é de pisar no freio com o pé esquerdo, por força do hábito.

Uma vez acostumado à embreagem, é visível a quantidade de freadas um tanto bruscas que são acionados por condutores inexperientes com veículos automáticos. Sendo assim, nesse tipo de carro, esqueça que você tem a perna esquerda e utilize somente a sua direita, tanto para acelerar como para frear.

Creeping: o que é?

O fenômeno chamado de “creeping” precisa de especial atenção. Isso acontece quando o automóvel automático está em posição “D” e logo que o motorista tira o seu pé do modo de aceleração.

Feito isso, em veículos automáticos, mesmo sem que o condutor acelere, o carro anda lentamente e sozinho para frente. Portanto, vale ficar ligado para que, com isso, não ocorram pequenos acidentes e batidas indesejadas.

Use freio de mão

Apesar de ser utilizado como uma trava para o câmbio, a posição “P” deve ser utilizada sempre aliada com o freio de mão, para que a trava mecânica não seja prejudicada. Isso porque ela não foi produzida para segurar todo o peso do veículo, precisando do freio de mão para a sustentação.

Veja também:  BMW X1 2019 - Preço e Novidades

Quando o motorista parar em uma ladeira, o ideal é que ele puxe o freio de mão e coloque o câmbio rapidamente em “N”, soltando o pedal do freio. Após, é só esperar que o automóvel pare completamente utilizando o freio de mão e, somente então, colocar em “P”.

Nunca, em hipótese alguma, é aconselhado engatar a ré ou o ponto “P” quando se estiver em movimento. Isso pode acarretar na quebra do elemento que acaba fazendo a ligação entre o câmbio e o motor.

E o modo manual?

Em alguns câmbios automáticos está disponível a seleção manual das marchas, ficando a critério do condutor a escolha e hora da troca da marcha. Essa opção é excelente em ultrapassagens, por exemplo, bastando que se acione o botão ou a borboleta para efetuar a troca instantânea.

É importante ressaltar que em diversos modelos, logo que o motorista faz a troca manual de marchas, a transmissão acaba voltando sozinha para a seleção de modo automático após alguns segundos. Em modelos que utilizam as borboletas, há a opção de segurar o botão “+”, voltando assim ao modo normal.

Outras opções dos câmbios

Além das posições já mencionadas anteriormente, alguns câmbios possuem outras posições, numeradas essas perto da alavanca. Então, se existe uma numeração que vai até o 3, por exemplo, isso significa que o câmbio permite a limitação até aquela determinada marcha. Sendo assim, 1 é a primeira marcha, 2 a segunda e 3 a terceira.

Veja também:  Fiat Strada 2019 - Preço e Novidades

Em câmbios CVT ou nas transmissões automáticas e sem a opção de modo manual, é possível visualizar as posições S ou L. A primeiro é para o modo esportivo, que dá prioridade máxima ao desempenho do carro. Já o “L” é de “low”, que prioriza sua força e que pode ser bastante utilizado em caso de sobrepeso de cargas, por exemplo.

Tanto uma como a outra podem ser utilizados para a obtenção de mais freio motor, em descidas longas, por exemplo.

Kellen Kunz



5 comentários em “Como Dirigir Carro com Câmbio Automático – Significado das Letras

  1. Meu comentário não foi publicado devido eu ter demonstrado um erro na reportagem. Este site não merece ser visto, estou removendo do meu computador. Vocês também não precisam publicar este comentário.

    1. Olá José. Publicamos sim.

      Na verdade, não convém forçar a transmissão automática em uma ladeira, sem o freio de mão para segurar o carro, especialmente em modelos mais antigos (caixas mais novas geralmente oferecem boa proteção). A dica é para que se tenha certeza de que o carro está devidamente segurado pelo freio de mão, sem ficar apoiado no engate da caixa. Além disso, ao fazer isso, há maior segurança de que, travado tanto pela transmissão quanto pelo freio de mão, o carro não vá deslizar pela ladeira.

  2. “Quando o motorista parar em uma ladeira, o ideal é que ele puxe o freio de mão e coloque o câmbio rapidamente em “N”, soltando o pedal do freio. Após, é só esperar que o automóvel pare completamente utilizando o freio de mão e, somente então, colocar em “P”.”

    Acredito que o ideal seria dizer “estacionar” e não “parar”, pois pode ser interpretado, por exemplo, como o carro em movimento para no sinal e depois segue, nesta situação de parar a manobra é desnecessária e desaconselhável.

Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.