Fiat Palio pode Voltar ao Mercado



Presidente do Grupo na América Latina afirma que o Palio pode voltar no futuro.

O Palio é um dos modelos de maior sucesso da Fiat, pois conquistou o Brasil inteiro, por isso o consumidor ficou tão surpreso com a notícia de que o hatch saiu de linha, já que a montadora preferiu investir pesado no Argo. Porém, o fim do Palio ainda não é definitivo e ele pode voltar. Quando a FCA (Fiat-Chrysler) apresentou seus planos para o Brasil para os próximos 5 anos, o presidente do grupo para mercados na América Latina, Antônio Filosa, informou que 'Palio' é um nome que se tornou praticamente um ícone para a empresa, por isso ele até pode retornar no futuro.

A declaração deixou os amantes do Palio empolgados, mas vale ressaltar que Filosa em momento algum deu previsão de quando poderia retornar com o modelo que foi um dos campeões de vendas no Brasil. A primeira geração chegou ao mercado nacional no ano de 1996, com o objetivo de ser o concorrente direto do Gol, que estava rendendo bons lucros à Volkswagen.

Veja também:  Renault Arkana - Novidades sobre o Novo SUV Cupê


Para aquele ano, o Palio tinha um visual moderno, ousado e conseguiu conviver muito bem com o Uno, um ponto importante que muito beneficiou a Fiat. Com o sucesso do modelo, a montadora continuou investindo e a cada ano trazia pequenas mudanças, para não correr o risco de atrapalhar as vendas. Até que em 2001 houve a primeira grande mudança no hatch, principalmente no visual. Giorgetto Giugiaro, designer italiano, trouxe linhas mais modernas ao carro, que contava com motorização Fire 1.0 8V e também o 1.0 16V. Não demorou muito para chegar a opção flex e depois o modelo com motor Fire 1.4. E assim, o Palio foi acompanhando a evolução do mercado, tentando se manter entre os primeiros.

Em 2004, a Fiat resolveu fazer uma outra grande mudança no Palio, pois a concorrência estava disponibilizando modelos com design avançado, mas foi em 2008 que chegou o Novo Palio, mais uma tentativa da empresa de manter o modelo vivo, mesmo depois de tantos anos. Em 2011 é que chegou a segunda geração e em 2014 foi a vez do Palio Fire se tornar o modelo de entrada, até que este ano foi aposentado, para tristeza de muitos, que o consideravam com fôlego para mais algum tempo.

Veja também:  Ford Ka SE 1.0 2019 - Análise e Preço

O Palio fez tanto sucesso que em 2006 a Fiat lançou um projeto ousado, o Palio Elétrico, em parceria com a KWO, uma empresa suíça e outros parceiros. A hidrelétrica Itaipu Binacional solicitou o modelo, que contava com um motor de 15 Kw, cerca de 20cv e tinha autonomia de 120 km. As baterias ficavam logo abaixo do assoalho do porta-malas, assim não roubou espaço. Só que logo surgiram os primeiros problemas, por exemplo, a recarga era muito lenta, o veículo ficava conectado a uma tomada trifásica de 220 volts por 8 horas para ser completamente carregada. O console central tinha um display onde eram exibidos todos os dados sobre a bateria, informando a carga, temperatura, entre outros.



No ano de 2001, o Palio ganhou uma carroceria nova para celebrar a chegada do século XXI, com rodas 14", saias laterais, faróis de neblina e pára-brisa degradê.

Depois de tantos anos no mercado, o Palio tornou-se um nome forte, sinônimo de beleza, qualidade e economia, só que o mercado de automóveis evoluiu muito, hoje são várias opções no mercado oferecendo tecnologia de ponta e muitas novidades para conquistar o consumidor. O Palio acabou ficando obsoleto e por isso foi aposentado. Como disse Antônio Filosa, pode ser que futuramente o nome volte a constar no catálogo de lançamentos da Fiat, mas por enquanto, fica apenas na lembrança de todos, podendo retornar futuramente, mas aí, teria que passar por uma reformulação completa.

Veja também:  Land Rover Discovery 2019 - Novo Motor 3.0 Turbodiesel

Por Russel



2 comentários em “Fiat Palio pode Voltar ao Mercado

  1. Se a Fiat tivesse colocado a frente do Mobi no Uno e mantido o Palio no mercado, acredito que o resultado seria bem diferente…Hoje o Uno desapareceu e o Argo é muito caro, o Palio seria o carro ideal para estar no meio. É claro que ele precisaria de uma melhora no visual.

  2. Desculpe caro editor por minhas sinceras palavras. Mas o resurgimento deste carro dar se por causa do retrocesso da economia nacional.

Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.