CNH Digital – Emissão Obrigatória em todo Brasil



  

Detrans poderão decidir sobre pagamento ou não da taxa para o documento.

Desde o ano passado os brasileiros tiveram conhecimento sobre a implementação da Carteira Nacional de Habilitação Digital. Contudo, como os Detrans atuam de forma independente, muitos motoristas possuem muitas dúvidas em relação ao documento digital. Agora, a emissão do documento torna-se obrigatória para todos os estados brasileiros.

A princípio, a previsão era de que no dia 1º do mês de fevereiro os Detrans já teriam que emitir o documento digital. Porém, o tempo dado não foi suficiente para que o recurso fosse disponibilizado para todos os estados.

Assim, a partir de agora já é obrigatório a emissão da CNH digital por parte dos Detrans. É importante ressaltar que os motoristas não são obrigados a possuir o documento em sua versão digital, mas aquele motorista que optar pelo documento nesta modalidade, o Departamento de Trânsito atuante no estado em questão é obrigado a emiti-lo.

Veja também:  Kia Soul EV - Características do Carro Elétrico

Para quem ainda se encontra com dúvidas em relação ao documento, este possui a mesma validade que o documento impresso no papel.




Outra dúvida bastante comum entre os motoristas é em relação ao valor que será cobrado pelo documento eletrônico. O que se pode afirmar até o momento é que cada Detran terá a liberdade de cobrar o valor que melhor lhe aprouver.

Pode até ser que o documento não seja cobrado, mas isso será uma decisão de cada Detran.

Quem possui o documento impresso não será obrigado a requerer o documento eletrônico.

Depois de passar vários meses em processo de implementação, o Denatran, que é o Departamento Nacional de Trânsito, confirmou oficialmente que todos os Detrans se encontram aptos para realizar o cadastro para os interessados.

Essas informações foram emitidas pelo Serviço Federal de Processamento de Dados, que informou que o último Detran a aderir ao novo formato digital do documento de habilitação foi o do estado do Rio de Janeiro, que disponibilizou o serviço no dia 25 do mês de abril.

Veja também:  Kia Rio 2018 - Características, Lançamento

O documento poderá ser acessado por meio de um aplicativo especialmente desenvolvido pelo Denatran. Este aplicativo já se encontra disponível para ser baixado na Play Store e nas lojas App Store. o App será gratuito.

Muitas são as vantagens de se possuir a CNH digital, uma vez que ela promete praticidade e segurança, uma vez que a versão eletrônica armazenará os dados de QR Code que já estão presentes nas carteiras recentemente emitidas e que podem ser lidos por agentes de trânsito ou policiais que estejam utilizando um aparelho tablet ou smartphone.

Se você possui carteira de habilitação e deseja ter a versão digital, é preciso fazer um cadastro. Para isso, basta acessar o site do Denatran e clicar na guia" Cadastro", fazendo o preenchimento de todos os dados. Feito isto, o órgão enviará ao requerente um e-mail para confirmação e o cadastro será ativado.

Veja também:  Aluguel de Carros - Como funciona

Assim, para confirmar o seu cadastro é só clicar no link enviado no e-mail. Dessa forma, acesse mais uma vez o site e realize o login, informando o número de seu CPF e informando uma senha.

Na guia "Usuários" clique na opção de "Meus dados" e complete as informações para o cadastro, agora com os dados da CNH como número de segurança e o número de seu celular.

Ao clicar na guia "CNH Digital" a adesão será efetuada ao clicar no link de ativação. Por último, é só clicar no código de ativação.

Ao realizar esse processo baixe o app CNH DIGITAL e informe o número de seu CPF e a senha criada no site do Denatran. Depois digite o código para ativação. Ao informar um número de PIN, a Carteira Nacional de Habilitação poderá ser visualizada.

Sirlene Montes






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.