Dicas para Lavar o Carro no Inverno




Confira dicas para higienizar o carro corretamente no inverno.

Cuidar dos automóveis também faz parte da economia e da conservação dos bens. Entretanto, dado que o inverno chegou, as temperaturas baixaram e a superfície da pintura pode sofrer alterações produzidas pelo tempo, algumas dicas são importantes em relação à limpeza dos carros nesta estação.

1 – utilizar produtos adequados requer bastante atenção. Para evitar que surjam manchas na pintura da lataria, há necessidade de se buscar pelos produtos mais adequados nesse sentido. Especialistas indicam a utilização do sabão tipo pH neutro, estando proibido o uso de gasolina, álcool e outros solventes na superfície da pintura. Nada de detergente de louças, pois este tipo de produto agride muito a pintura do carro, tendo como consequência a perda do brilho. Existem shampoos próprios para veículo, que devem ser utilizados junto do sabão neutro. Esfregar a lataria com luvas de lã natural ou microfibra, que são macias. Na secagem, o ideal é utilizar toalha de microfibra ou de algodão. Escovas são indicadas apenas para os pneus e as rodas.

Veja também:  Mercedes-Benz Classe A Sedan 2019 - Novidades, Especificações

2 – dado que as temperaturas mudam constantemente, é recomendável que o veículo comece a ser higienizado quando o mesmo estiver frio, ou seja, desligar o carro e esperar um pouco. As reações existem, manchas podem surgir. A sombra é o lugar ideal. O calor do sol ou o frio do inverno podem provocar reações na química da pintura, mudanças repentinas de temperatura devem ser tratadas com cuidado.

3 – organização. Higienizar uma parte de cada vez, respeitando a ordem da estrutura do veículo. O mais correto é iniciar a limpeza de cima para baixo. Portanto, a ordem principal é começar pelo teto, depois os vidros, o porta-malas, as laterais e, por fim, as rodas. Começar pelas rodas seria um trabalho inútil, já que, ao se enxaguar as partes superiores, elas seriam sujas novamente.

Veja também:  Honda Civic 2019 - Novidades, Preços e Nova Cor

4 – vale a pena utilizar o limpador de vidros. Os vidros devem ser higienizados por dentro e por fora. Utilizar água e sabão. Na parte exterior do para-brisa é importante acionar os limpadores de vidro, que deixam tudo muito mais claro. A secagem deve ser feita com toalhas de microfibra. É bom lembrar que toda poeira é, em última análise, uma porção de micro pedrinhas que, se arrastadas com força na superfície com tipos de panos pesados, riscam o vidro.


5 – muita atenção na limpeza da parte interna. Dado que o grau de umidade aumenta no inverno, o risco de mofo é muito grande. Tanto para a conservação dos acessórios internos quanto para a saúde dos ocupantes, é importante muito cuidado e dedicação nessa parte da limpeza. Nesse caso, a higienização deve começar pelos carpetes, retirando-os do veículo e realizando uma boa e completa aspirada. Resíduos de gordura nos bancos, entre outras impurezas, devem ser esfregadas com produtos específicos e com escovas macias, no sentido de não danificar as fibras da estrutura dos bancos. Observação importante: retirar toda a poeira possível antes de se passar produtos de limpeza no interior do carro, já que a sujeira misturada com líquidos de higienização tende a formar uma pasta. Utilizar produtos específicos para o estofamento.

Veja também:  Recall Fiat Uno, Mobi, Palio, Strada, Grand Siena, Weekend, Cronos e Argo

6 – finalizar com a fina camada de cera. Não é preciso informar que, para essa etapa final, a superfície do carro necessitar estar inteiramente seca. Nada de exageros e espalhar o produto somente nas partes metálicas do veículo. As partes de borracha e plástico podem se tornar inflamáveis, portanto, nada de cera nelas.

O inverno é uma estação com temperaturas tão intensas e rigorosas quanto o verão, e os cuidados com o carro precisam levar em conta esses fenômenos.

Por Paulo Henrique dos Santos

Lavar carro no inverno

Relacionados



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.